06/05/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Educadores, esta aula está estruturada de forma que a partir de uma prática simples os estudantes possam avançar para os conceitos químicos.
Certo dia alguém afirmou que os sais ressecam os cabelos e a partir de então passou a consumir somente shampoo sem sal. Sabe-se que os Sais são compostos iônicos que apresentam, sabor salgado e são sólidos. Mas a questão é: Os sais ressecam de fato os cabelos? Quais os componentes químicos necessários a fabricação de shampoo? Quais suas implicações à saúde de quem os manuseia e ou fabrica?
Solicite com antecedência aos estudantes que tragam os materiais e produtos relacionados abaixo para que possam desenvolver o experimento abaixo. O objetivo desta atividade é motivá-los a vivenciar na prática os conceitos de química, a compreenderem como se constroem a fórmula de um sal, sobretudo perceberem a presença ou não de um sal nas fórmulas dos shampoos.
Experimento: Fabricação de shampoo
Material
Procedimentos
Meça a água nos copos graduados e coloque-a no recipiente de plástico e em seguida adicione gradativamente a glicerina, a amida, o lauril e o ácido cítrico conforme solicitado na fórmula. Mexa o conteúdo com a espátula de plástico, a medida em que adiciona cada produto. Acrescente também o Nipagin M e continue mexendo por dez minutos para que este produto que é granulado se dissolva totalmente. Adicione o sal e veja o que ocorre. Na seqüência adicione a essência de acordo conforme seu gosto. Logo após deixe o shampoo em repouso por 24 horas e depois acondicione-o em frascos plásticos limpos e com tampa.
Ao desenvolver o experimento faça anotações, observe: o que ocorre com cada substância a medida que vai sendo adicionada aos produtos que estão no recipiente de plástico. Que resultados teríamos se tivéssemos utilizado um recipiente de alumínio ou ferro para misturar os ingredientes? O que ocorre se utilizarmos um recipiente de vidro ou de aço inox? O que ocorre com a mistura se esta ficar em repouso por um período de sessenta minutos? Qual a diferença entre um shampoo comum e um shampoo sem sal?
Após desenvolver este experimento leve os estudantes a conjecturar e fazer as devidas anotações de forma a ir construindo um relatório. É necessário que aprendam a elaborar os relatórios de forma a evidenciar o caráter científico presente no desenvolvimento de experimentos. Assim, disponibilizamos um modelo que pode ser acessado no link:< www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc >.
Para que possam desenvolver esta atividade não esqueça de solicitar também que tragam embalagens de diferentes tipos de shampoos e relacionem em uma tabela os componentes químicos encontrados nas fórmulas de cada um dos produtos de forma que possam investigar e comparar se em todos há a presença de sal. Neste momento, você poderá informar a eles como se forma a estrutura de um sal a partir destas que elencamos: Bicarbonato de Sódio (NaHCO3), Carbonato de Cálcio (CaCO3), Sulfato de Cálcio (CaSO4), Cloreto de Sódio (NaCl), Fluoreto de Sódio (NsF), Nitrato de Sódio (NaNO 3) bem como solicitar que façam a atividade abaixo:
Nome do Shampoo | Nome do Sal | Fórmula Molecular |
CAÇA PALAVRAS
Solicite aos alunos que encontrem algumas das palavras que constam da lista de Material.
P | A | L | A | S | T | I | C | O | N |
S | O | A | G | U | A | G | A | I | P |
S | F | U | U | L | G | L | P | S | L |
E | T | R | E | F | U | A | G | U | A |
O | L | I | C | E | G | S | G | L | S |
C | M | L | G | I | O | G | R | F | T |
I | A | E | N | R | I | I | A | A | I |
R | E | T | A | D | C | N | D | T | C |
T | S | E | S | S | E | N | C | O | A |
I | L | R | B | A | R | S | A | G | S |
C | O | A | L | M | I | G | T | X | O |
O | D | T | R | I | N | A | G | I | I |
D | C | L | G | D | L | I | S | E | D |
I | L | G | R | A | D | U | A | D | O |
C | D | E | S | T | I | L | A | D | A |
A | C | I | D | U | A | E | G | B | I |
Sugerimos que todas as atividades desta aula sejam disponibilizadas em um blog no link: < https://www.blogger.com >
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasseria muito bom se fisece o shapoo se sal
24/03/2010
Duas estrelasDeveria conter a reações quimica dos produtos ,e não experimentos formando reações.
24/03/2010
Três estrelassolicito que corrigam a fórmula do fluoreto de sódio, NaF, e não NsF como está escrito no texto. um abraço