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A química presente no shampoo

 

06/05/2009

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar um sal. Saber construir a fórmula molecular do sal. Desenvolver uma fórmula básica de shampoo. Reconhecer os componentes químicos necessário à fabricação de shampoo. Compreender as reações químicas presente na fabricação de shampoo.
Duração das atividades
De três a cinco aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Misturas e Substâncias químicas Reação Química
Estratégias e recursos da aula

 Educadores, esta aula está estruturada de forma que a partir de uma prática simples os estudantes possam avançar para os conceitos químicos.

Certo dia alguém afirmou que os sais ressecam os cabelos e a partir de então passou a consumir somente shampoo sem sal. Sabe-se que os Sais são compostos iônicos que apresentam, sabor salgado e são sólidos. Mas a questão é: Os sais ressecam de fato os cabelos? Quais os componentes químicos necessários a fabricação de shampoo? Quais suas implicações à saúde de quem os manuseia e ou fabrica?

Solicite com antecedência aos estudantes que tragam os materiais e produtos relacionados abaixo para que possam desenvolver o experimento abaixo. O objetivo desta atividade é motivá-los a vivenciar na prática os conceitos de química, a compreenderem como se constroem a fórmula de um sal, sobretudo perceberem a presença ou não de um sal nas fórmulas dos shampoos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1576/imagens/experimento.jpg

Experimento: Fabricação de shampoo 

 Material

  • 1 copo graduado de 500 ml
  • 1 copo graduado de 50 ml
  • 1 espátula plástica
  • 1 recipiente de plástico
  • 400 ml de Lauril éter sulfato de sódio
  • 50 ml de amida de ácido graxo de coco
  • 10 ml de glicerina
  • 10 ml de Nipagin M
  • 1 g de Ácido Cítrico
  • 7 g de Sal
  • 540 ml de água destila, filtrada ou fervida
  • 20 ml de essências

Procedimentos

Meça a água nos copos graduados e coloque-a no recipiente de plástico e em seguida adicione gradativamente a glicerina, a amida, o lauril e o ácido cítrico conforme solicitado na fórmula. Mexa o conteúdo com a espátula de plástico, a medida em que adiciona cada produto. Acrescente também o Nipagin M e continue mexendo por dez minutos para que este produto que é granulado se dissolva totalmente. Adicione o sal e veja o que ocorre. Na seqüência adicione a essência de acordo conforme seu gosto. Logo após deixe o shampoo em repouso por 24 horas e depois acondicione-o em frascos plásticos limpos e com tampa.

Ao desenvolver o experimento faça anotações, observe: o que ocorre com cada substância a medida que vai sendo adicionada aos produtos que estão no recipiente de plástico. Que resultados teríamos se tivéssemos utilizado um recipiente de alumínio ou ferro para misturar os ingredientes? O que ocorre se utilizarmos um recipiente de vidro ou de aço inox? O que ocorre com a mistura se esta ficar em repouso por um período de sessenta minutos? Qual a diferença entre um shampoo comum e um shampoo sem sal?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1576/imagens/Relatorio.jpg

Após desenvolver este experimento leve os estudantes a conjecturar e fazer as devidas anotações de forma a ir construindo um relatório. É necessário que aprendam a elaborar os relatórios de forma a evidenciar o caráter científico presente no desenvolvimento de experimentos. Assim, disponibilizamos um modelo que pode ser acessado no link:< www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc >.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1576/imagens/atividade.gif

Para que possam desenvolver esta atividade não esqueça de solicitar também que tragam embalagens de diferentes tipos de shampoos e relacionem em uma tabela os componentes químicos encontrados nas fórmulas de cada um dos produtos de forma que possam investigar e comparar se em todos há a presença de sal. Neste momento, você poderá informar a eles como se forma a estrutura de um sal a partir destas que elencamos: Bicarbonato de Sódio (NaHCO3), Carbonato de Cálcio (CaCO3), Sulfato de Cálcio (CaSO4), Cloreto de Sódio (NaCl), Fluoreto de Sódio (NsF), Nitrato de Sódio (NaNO 3) bem como solicitar que façam a atividade abaixo:

Nome do Shampoo Nome do Sal  Fórmula Molecular
     
     
     
     

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1576/imagens/atividadecomplementar.gif

CAÇA PALAVRAS

Solicite aos alunos que encontrem algumas das palavras que constam da lista de Material.  

P A L A S T I C O N
S O A G U A G A I P
S F U U L G L P S L
E T R E F U A G U A
O L I C E G S G L S
C M L G I O G R F T
I A E N R I I A A I
R E T A D C N D T C
T S E S S E N C O A
I L R B A R S A G S
C  O L M I  O
O  D
D  C
I  L
C  D  E  S  T  I  L  A  D  A
A  C  I  D  U  A  E  G  B  I

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1576/imagens/avaliacao.png

Sugerimos que todas as atividades desta aula sejam disponibilizadas em um blog no link: < https://www.blogger.com  >   

Recursos Complementares
http://www.artebrasil.org/artesanato/shampoo http://www.quatrocantos.com/LENDAS/38_lauril_sulfato_sodio.htm http://www.realizanews.com.br/noticias/Shampoo-ritual - Excelente texto para trabalhar os avanços tecnológicos e o cotidiano de nossas vidas. http://www.guiadesaloes.com.br/dicas.php?id=109. Sitio interessante que aponta a diferença entre shampoo com ou sem sal. http://www.brasilescola.com/quimica/sais.htm - Neste sitio será possível estudar as sobre os sais.
Avaliação
É importante que sejam considerados todos os encaminhamentos e produções desenvolvidas pelos estudantes conforme nos aponta a Professora Dra Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP em artigo disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 1/3 - 33,33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • wender, a , Mato Grosso - dijo:
    wendernl@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    seria muito bom se fisece o shapoo se sal


  • Erika Soares, Centro Educacional 04 , Distrito Federal - dijo:
    erikasodeusda_conta@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Deveria conter a reações quimica dos produtos ,e não experimentos formando reações.


  • Domingas, EEB Padre Anchieta , Santa Catarina - dijo:
    duminga@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    solicito que corrigam a fórmula do fluoreto de sódio, NaF, e não NsF como está escrito no texto. um abraço


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