15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clencie Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para pesquisar palavras com RR acesse o site:
http://todasaspalavras.com/contains/rr/
Para obter imagens:
Para saber sobre o ensino de ortografia:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=14
Para desenvolver o trabalho com ortografia é necessário que o aluno já tenha construído o principio alfabético da escrita. O trabalho com a ortografia não se restringe à memorização e, em muitos casos, o aprendiz poderá construir seu conhecimento, observando e descobrindo princípios ortográficos e sendo capaz de verbalizá-los.
Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos prestem atenção ao som do R, se é fraco ou forte. Podemos ajudá-los a perceberem se o som do R é forte, quando o som é produzido na garganta e, se é fraco, quando produzido na ponta da língua.
1) O professor poderá falar algumas palavras e juntamente com os alunos analisá-las quanto à presença do som R forte ou R fraco, (ex: carro, caro, rosa, bezerro, rua, carta, andorinha). Neste momento, não estamos interessados em saber se a grafia das palavras é com R ou RR, queremos apenas chamar atenção para o som.
2) Em seguida à análise coletiva, distribuir para as duplas o conjunto de imagens abaixo e uma folha azul e outra amarela. Solicitar que eles separem as imagens em dois grupos e colem sobre o papel azul aquelas palavras que, quando falamos, tem o som do R forte e sobre o papel amarelo, as que tem o som do R fraco. Fazer uma leitura coletiva das imagens previamente pode evitar que surjam dúvidas na nomeação das mesmas.
Depois de desenvolverem a consciência do som do R forte e do R fraco, o professor poderá apresentar um conjunto de palavras com o R intervocálico (CARO/ CARRO; CARETA/CARRETA; MURO/MURRO; CORA/ CORRA, EROS/ERROS; AREIA/ARREIA ). Apresentar as palavrase formular perguntas para que observem a relação entre o som forte e fraco e o contexto em que aparecem, que é entre vogais.
É importante que o professor possibilite uma discussão em sala a respeito das hipóteses e observações dos alunos para que eles elaborem e/ou reelaborem seus conhecimentos. A regra que se espera que eles formulem é a de que quando pronunciamos o R com som forte entre vogais ele será grafado com RR. Após a construção da regra, deve-se escrevê-la e afixá-la no mural para servir de fonte de consulta sempre que necessário. Pode-se fazer também uma lista de exemplos e acrescentar palavras à medida que surgirem.
Muitos aprendizes, depois de observarem o uso do RR nas palavras que tem som do R forte, começam a usar indiscriminadamente o RR em outros contextos. Pode -se pedir a observação e a reflexão de outras situações onde apareça o som do R forte e o som do R fraco.
São diversos os contextos em que o R forte e fraco aparecem. O professor deve estar atento, pois a pronúncia do R poderá variar dependendo da região em que será desenvolvida a atividade apresentada. As possibilidades que apresentamos aqui podem ser exploradas e adaptadas de acordo com os modos de falar de cada região.
1) O professor deverá ler, uma a uma, as palavras de uma lista e solicitar aos alunos que batam palmas quando o som for forte.
(careta, caro, merenda, prato, fruta, rato, roupa, carteira, formiga, brincar, carreta, carro, cigarra).
Fraco:
Forte
Em seguida, poderá escrever no quadro e pedir para as crianças observarem se a palavra é escrita com R ou RR. Esta ação tem como objetivo fazer com que as crianças percebam que o som do R forte pode aparecer na escrita grafado com um R ou com RR, dependendo do contexto ( ex.: corda, correto). Após a escrita da lista de todas as palavras no quadro, ele poderá fazer as seguintes perguntas: Em que palavras apareceu o R forte? E o R fraco?
2) Neste momento, vamos oferecer aos alunos a oportunidade de análise do som do R fraco e forte e suas representações gráficas. Formar duplas e distribuir a lista de palavras relacionadas no tópico 1 desta atividade. Pedir que as agrupem ao som forte ou fraco. O professor poderá deixar que os alunos classifiquem as palavras a partir de suas observações, ou poderá avaliar a necessidade de dar alguns critérios ou pistas para eles.
Caso opte por dar os critérios, ele poderá elaborar um quadro e solicitar que os alunos pensem que palavras poderiam ser colocadas juntas da palavra indicada. Isso favorecerá o debate, a argumentação pelas crianças e a descoberta de princípios gerativos de uso do R ou RR nos contextos em que aparecem.
RATO | CARRO | CARO | PRATO | FORMIGA |
3) A partir da análise do quadro, das reformulações que as crianças fizeram em suas classificações iniciais, elas devem ser estimuladas a criar regras para cada caso. Algumas perguntas podem favorecer a reflexão: Toda vez que tem o som do R forte vamos usar RR? Em que palavra podemos pensar que tem o som do R forte e usa RR na escrita? Em que palavra podemos pensar que tem o som do R forte, mas usamos R? Quando o som do R é forte no começo da palavra podemos usar RR? Existe alguma palavra que começa com RR? E a palavra Henrique, outro dia uma criança escreveu assim: HENRRIQUE. Em que situação usamos o RR?Poderíamos pensar numa regra que nos auxilie reconhecer e usar o R ou o RR na escrita de palavras?
ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas . Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. São Paulo: Ática. 2008.
Quatro estrelas 30 calificaciones
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27/08/2015
Cinco estrelasAmei!!!!
14/03/2015
Cinco estrelasExcelente!! Muito boa a explicação!!
09/02/2015
Cinco estrelasMuito Bom Gostei ;)
08/09/2014
Quatro estrelasExplicação muito boa e de fácil compreensão
03/09/2013
Cinco estrelasGostei e muito me auxiliou nas atividades antes ja preparadas.
26/08/2013
Cinco estrelaspara béns, só aqui encontrei a resposta que queria saber, BEM ELABORADO!
27/11/2012
Cinco estrelasSimples, instrutivo, prático e muito útil.
19/11/2012
Cinco estrelasBom ;)
20/10/2012
Quatro estrelasEm minha opinião, a aula está bem planejada. Apresenta um conteúdo explicativo satisftório, o referido conteúdo oferece oportunidade do aluno descobrir e adquirir conhecimentos sobre o assunto com clareza. Parabéns, professora pelo trabalho desenvolvido. Com certeza está contribuindo bastante com muitos professores no planejamento escolar.
30/09/2012
Cinco estrelasAmei, esta aula é maravilhosa, me ajudou muito na preparação do conteúdo que estou preparando para os meus alunos.
04/03/2012
Cinco estrelasme ajudou bastante na elaboração das aulas.
27/02/2012
Quatro estrelasoi gente foi muito legal obrigado beijos para todos
29/09/2011
Cinco estrelasMuito boa e atual pois mostra aspecto do uso do sistema alfabético de escrita, que tem que ser ensinado juntamente com a consciência do som que é a consciência fonológica.
26/09/2011
Duas estrelasMas continuei na dúvida se tem alguma regra de ortografia para usar "R" ou "RR" (argh!)
26/07/2011
Quatro estrelasestava ajudando minha neta ,e naõ sabia como,ainda bem que achei este site,foi mito bom
21/07/2011
Três estrelasprecisava ajudar meu irmão em uma tarefa que tinha que escrever palavras com o som do R fraco e com som do R forte e graças a site consegui,obg!!!
20/06/2011
Cinco estrelasmuito bom material para aulas de reforço; parabéns
15/06/2011
Cinco estrelasÓtimo!!!!!!
18/05/2011
Quatro estrelastenho uma filha de 8 anos que está na 3 serie,ela trouxe uma liçao de casa para fazer,usando o r e rr,no livro da escola ler e escrever nao tem explicaçoes entao fica dificil ajudar as crianças,entao eu corro para essa alternativa.obrigada!
10/05/2011
Três estrelasmuito bom... ajudou a tirar dúvidas da minha filha
16/04/2011
Cinco estrelasVocê não sabe como me ajudou nas aulas de proutugês para estrangeiros. Gracias!
12/02/2011
Cinco estrelasGrata, Você me aprensentou o que nunca achei em gramática e livros didáticos. Que Deus te abençõe como você me abençou.
10/02/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula. Me ajudou bastante, obrigada por compartilhar.
14/09/2010
Três estrelasMuito bom esse plano, gostei bastante das atividades propostas, trabalho com o 3º ano e foi fundamental para a eficácia do meu trabalho com ortografia.
08/09/2010
Cinco estrelasAchei EXCELENTE a aula que é bem detalhada e me ajudou muito na elaboração da minha.
05/07/2010
Cinco estrelasas dicas de aula sao de suma importância,pois auxiliam no dia a dia do professor.
04/07/2010
Cinco estrelasexcelentes propostas,essas fazemcom que o aluno venha a raciocinar antes de escrever,acho fundamental esse processo porque enriquece a linguagem falada e escrita.
07/06/2010
Cinco estrelasMe ajudou muito a recordar as regras já esquecida. Precisava dar uma aula e me ajudou muito. Obrigada.
01/06/2010
Cinco estrelasGostei muito da sugestão!!!!! Vou aplicá-la para os meus alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasNossa ate eu tinha esquecido.. Mas foi muito bom para mim.. e logico para minha filha que esta na 2ª serie.. Ela esta com dificuldades.. mas creio que aparti de agora não terá mas problema. Valeu.. Um abraço