Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Análise do uso do R e RR

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
Flávia Helena Pontes Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clencie Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender progressivamente o uso de regras, uso do R e do RR entre vogais.
Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos relativos ao sistema alfabético de escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • 1 conjunto de imagens de palavras que apresentem o som do R forte e do R fraco para cada dupla de alunos e o mesmo conjunto de imagens (maiores) para o professor.
  • Folhas de papel sulfite 2 cores (azul e amarelo) para cada dupla.
  • Folha de papel Kraft para pregar as imagens.

Para pesquisar palavras com RR acesse o site:

http://todasaspalavras.com/contains/rr/

Para obter imagens:

http://office.microsoft.com/pt-br/clipart/default.aspx

Para saber sobre o ensino de ortografia:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=14

Atividade 1

Para desenvolver o trabalho com ortografia é necessário que o aluno já tenha construído o principio alfabético da escrita. O trabalho com a ortografia não se restringe à memorização e, em muitos casos, o aprendiz poderá construir seu conhecimento, observando e descobrindo princípios ortográficos e sendo capaz de verbalizá-los.

Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos prestem atenção ao som do R, se é fraco ou forte. Podemos ajudá-los a perceberem se o som do R é forte, quando o som é produzido na garganta e, se é fraco, quando produzido na ponta da língua.

1) O professor poderá falar algumas palavras e juntamente com os alunos analisá-las  quanto à presença do som R forte ou R fraco, (ex: carro, caro, rosa, bezerro, rua, carta, andorinha). Neste momento, não estamos interessados em saber se a grafia das palavras é com R ou RR, queremos apenas chamar atenção para o som.

2) Em seguida à análise coletiva,  distribuir para as duplas o conjunto de imagens abaixo e uma folha azul e outra amarela. Solicitar que eles separem as imagens em dois grupos e colem sobre o papel azul aquelas palavras que, quando falamos, tem o som do R forte e sobre o papel amarelo, as que tem o som do R fraco. Fazer uma leitura coletiva das imagens previamente pode evitar que surjam dúvidas na nomeação das mesmas.

Atividade 2

Depois de desenvolverem a consciência do som do R forte e do R fraco, o professor poderá apresentar um conjunto de palavras com o R intervocálico (CARO/ CARRO; CARETA/CARRETA; MURO/MURRO; CORA/ CORRA, EROS/ERROS; AREIA/ARREIA ). Apresentar as palavrase formular perguntas para que observem  a relação entre o som forte e fraco e o contexto em que aparecem, que é entre vogais.

É importante que o professor possibilite uma discussão em sala a respeito das hipóteses e observações dos alunos para que eles elaborem e/ou reelaborem seus conhecimentos. A regra que se espera que eles formulem é a de que quando pronunciamos o R com som forte entre vogais ele será grafado com RR. Após a construção da regra, deve-se escrevê-la e afixá-la no mural para servir de fonte de consulta sempre que necessário. Pode-se fazer também uma lista de exemplos e acrescentar  palavras à medida que surgirem.

Atividade 3

Muitos aprendizes, depois de observarem o uso do RR nas palavras que tem som do R forte, começam a usar indiscriminadamente o RR em outros contextos. Pode -se pedir a observação e a reflexão de outras situações onde apareça o som do R forte e o som do R fraco.

São diversos os contextos em que o R forte e fraco aparecem. O professor deve estar atento, pois a pronúncia do R poderá variar dependendo da região em que será desenvolvida a atividade apresentada. As possibilidades que apresentamos aqui podem ser exploradas e adaptadas de acordo com os modos de falar de cada região.

1)     O professor deverá ler, uma a uma, as palavras de uma lista e solicitar aos alunos que batam palmas quando o som for forte.

(careta, caro, merenda, prato, fruta, rato, roupa, carteira, formiga, brincar, carreta, carro, cigarra).

Fraco:

  • entre vogais (careta, caro, merenda);
  • entre consoante e vogal ( prato; fruta)

Forte

  • no inicio da palavra (rato, roupa)
  • no final da sílaba (carteira, formiga, brincar)
  • entre vogais (carreta, carro, cigarra);

Em seguida, poderá escrever no quadro e pedir para as crianças observarem se a palavra é escrita com R ou RR.  Esta ação tem como objetivo fazer com que as crianças percebam que o som do R forte pode aparecer na escrita grafado com um R ou com RR, dependendo do contexto ( ex.: corda, correto).  Após a escrita da lista de todas as palavras no quadro, ele poderá fazer as seguintes perguntas: Em que palavras apareceu o R forte? E o R fraco?

2)      Neste momento, vamos oferecer aos alunos a oportunidade de análise do som do R fraco e forte e suas representações gráficas. Formar duplas e distribuir a lista de palavras relacionadas no tópico 1 desta atividade. Pedir que as agrupem ao som forte ou fraco.  O professor poderá deixar que os alunos classifiquem as palavras a partir de suas observações, ou poderá avaliar a necessidade de dar alguns critérios ou pistas para eles.

Caso opte por dar os critérios, ele poderá elaborar um quadro e solicitar que os alunos pensem que palavras poderiam ser colocadas juntas da palavra indicada. Isso favorecerá o debate, a argumentação pelas crianças e a descoberta de princípios gerativos de uso do R ou RR nos contextos em que aparecem.

        RATO           CARRO             CARO            PRATO  FORMIGA

3)     A partir da análise do quadro, das reformulações que as crianças fizeram em suas classificações iniciais, elas devem ser estimuladas a criar regras para cada caso. Algumas perguntas podem favorecer a reflexão: Toda vez que tem o som do R forte vamos usar RR? Em que palavra podemos pensar que tem o som do R forte e usa RR na escrita? Em que palavra podemos pensar que tem o som do R forte, mas usamos R? Quando o som do R é forte no começo da palavra podemos usar RR? Existe alguma palavra que começa com RR? E a palavra Henrique, outro dia uma criança escreveu assim: HENRRIQUE. Em que situação usamos o RR?Poderíamos pensar numa regra que nos auxilie reconhecer e  usar o R ou o RR na escrita de palavras?

Recursos Complementares

ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas . Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. São Paulo: Ática. 2008.

Avaliação
O professor poderá fazer ditados de palavras ou de pequenos trechos de textos conhecidos em que apareçam os contextos de uso de R e RR.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 30 calificaciones

  • Cinco estrelas 21/30 - 70%
  • Quatro estrelas 5/30 - 16,67%
  • Três estrelas 3/30 - 10%
  • Duas estrelas 1/30 - 3,33%
  • Uma estrela 0/30 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Shirley Soares, familiar , Minas Gerais - dijo:
    shirsoares@gmail.com

    27/08/2015

    Cinco estrelas

    Amei!!!!


  • gilda Bernardes, Estados Unidos - dijo:
    antoniogilda@hotmail.com

    14/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente!! Muito boa a explicação!!


  • Giulia Foganholi, Giulia , São Paulo - dijo:
    giulia.seixas@hotmail.com

    09/02/2015

    Cinco estrelas

    Muito Bom Gostei ;)


  • Elaine Sampaio, Aulas particulares , São Paulo - dijo:
    nany578@yahoo.com.br

    08/09/2014

    Quatro estrelas

    Explicação muito boa e de fácil compreensão


  • Elaine Aparecida Silva de Oliveira, E.E. Dr. Eduardo Montandon" , Minas Gerais - dijo:
    elaineapoliveira@yahoo.com.br

    03/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostei e muito me auxiliou nas atividades antes ja preparadas.


  • Viviane de Oliveira Barra Nova, Escola Municipal São João Btista , Pernambuco - dijo:
    vibarranova@hotmail.com

    26/08/2013

    Cinco estrelas

    para béns, só aqui encontrei a resposta que queria saber, BEM ELABORADO!


  • Jean, Uninove , São Paulo - dijo:
    jeanfz@hotmail.com

    27/11/2012

    Cinco estrelas

    Simples, instrutivo, prático e muito útil.


  • manuella, Outros Países - dijo:
    manuella_ponzio@hotmail.com

    19/11/2012

    Cinco estrelas

    Bom ;)


  • LEDA OLIVEIRA, castelinho do gury , Ceará - dijo:
    rleda08@hotmail.com

    20/10/2012

    Quatro estrelas

    Em minha opinião, a aula está bem planejada. Apresenta um conteúdo explicativo satisftório, o referido conteúdo oferece oportunidade do aluno descobrir e adquirir conhecimentos sobre o assunto com clareza. Parabéns, professora pelo trabalho desenvolvido. Com certeza está contribuindo bastante com muitos professores no planejamento escolar.


  • FRANCISCA FREITAS, Escola Estadual Profª Mariana Luiza Moreia , Mato Grosso - dijo:
    franciscaanasdavo@gmail.com

    30/09/2012

    Cinco estrelas

    Amei, esta aula é maravilhosa, me ajudou muito na preparação do conteúdo que estou preparando para os meus alunos.


  • adriana, ritta anna de cassia , Paraná - dijo:
    sadri@pop.com.br

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    me ajudou bastante na elaboração das aulas.


  • miguel, miguel de aquino passarelli , São Paulo - dijo:
    jsodvm@hotimail.com

    27/02/2012

    Quatro estrelas

    oi gente foi muito legal obrigado beijos para todos


  • maria regina maluf, PUCSP , São Paulo - dijo:
    marmaluf@gmail.com

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa e atual pois mostra aspecto do uso do sistema alfabético de escrita, que tem que ser ensinado juntamente com a consciência do som que é a consciência fonológica.


  • Marines, particular , São Paulo - dijo:
    marinescplanas@gmail.com

    26/09/2011

    Duas estrelas

    Mas continuei na dúvida se tem alguma regra de ortografia para usar "R" ou "RR" (argh!)


  • cleide martins ucci, minha casa , São Paulo - dijo:
    cleidemartinsucci@hotmail.com

    26/07/2011

    Quatro estrelas

    estava ajudando minha neta ,e naõ sabia como,ainda bem que achei este site,foi mito bom


  • Sr F, xxxxxxxxxxxxxx , Paraná - dijo:
    f.l@hotmail.com

    21/07/2011

    Três estrelas

    precisava ajudar meu irmão em uma tarefa que tinha que escrever palavras com o som do R fraco e com som do R forte e graças a site consegui,obg!!!


  • Celeida, E.E.Paraisense , Minas Gerais - dijo:
    celeidaap23@hotmail.com

    20/06/2011

    Cinco estrelas

    muito bom material para aulas de reforço; parabéns


  • Ana Paula Campos de Souza, Universidade Unigranrio , Rio de Janeiro - dijo:
    paulinhacs420@gmail.com

    15/06/2011

    Cinco estrelas

    Ótimo!!!!!!


  • fabiana aparecida santos silva, escola felicia rinaldis , São Paulo - dijo:
    fabianacibeda26@gmail.com

    18/05/2011

    Quatro estrelas

    tenho uma filha de 8 anos que está na 3 serie,ela trouxe uma liçao de casa para fazer,usando o r e rr,no livro da escola ler e escrever nao tem explicaçoes entao fica dificil ajudar as crianças,entao eu corro para essa alternativa.obrigada!


  • massilene trajano de oliveira silva, timbaubense , Pernambuco - dijo:
    mass.ilene@hotmail.com.br

    10/05/2011

    Três estrelas

    muito bom... ajudou a tirar dúvidas da minha filha


  • Fernanda RC, Peru - dijo:
    nandaricardocampos@hotmail.com

    16/04/2011

    Cinco estrelas

    Você não sabe como me ajudou nas aulas de proutugês para estrangeiros. Gracias!


  • Simone Rosa Sampaio, SEEDF , Distrito Federal - dijo:
    simonersampaio@gmail.com

    12/02/2011

    Cinco estrelas

    Grata, Você me aprensentou o que nunca achei em gramática e livros didáticos. Que Deus te abençõe como você me abençou.


  • Alice Suranji, C. E. Unidade Pólo , Paraná - dijo:
    alice.spr@gmail.com

    10/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula. Me ajudou bastante, obrigada por compartilhar.


  • Angela, Escola Luiza Batista de Souza , Acre - dijo:
    angelalalbuquerque@gmail.com

    14/09/2010

    Três estrelas

    Muito bom esse plano, gostei bastante das atividades propostas, trabalho com o 3º ano e foi fundamental para a eficácia do meu trabalho com ortografia.


  • Lisete Bento da Silva Freire, Centro Educacional Cozzolino , Rio de Janeiro - dijo:
    luanmatheus123@hotmail.com

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    Achei EXCELENTE a aula que é bem detalhada e me ajudou muito na elaboração da minha.


  • selma maria monte, autônoma , Ceará - dijo:
    selmamonte@bol.com.br

    05/07/2010

    Cinco estrelas

    as dicas de aula sao de suma importância,pois auxiliam no dia a dia do professor.


  • selma maria monte, colégio christus , Ceará - dijo:
    selmamonte@bol.com.br

    04/07/2010

    Cinco estrelas

    excelentes propostas,essas fazemcom que o aluno venha a raciocinar antes de escrever,acho fundamental esse processo porque enriquece a linguagem falada e escrita.


  • Rita Garrido, Jose Santilli Sobrinho , São Paulo - dijo:
    cassiagarrido@hotmail.com

    07/06/2010

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito a recordar as regras já esquecida. Precisava dar uma aula e me ajudou muito. Obrigada.


  • ARLETE ALVES DOS SANTOS PEREIRA SALGADO, Escola Classe 39 de Taguatinga , Distrito Federal - dijo:
    professora.arlete@gmail.com

    01/06/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão!!!!! Vou aplicá-la para os meus alunos.


  • ingrid, sem instituição.. pessoal , Goiás - dijo:
    ingrid.alima@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa ate eu tinha esquecido.. Mas foi muito bom para mim.. e logico para minha filha que esta na 2ª serie.. Ela esta com dificuldades.. mas creio que aparti de agora não terá mas problema. Valeu.. Um abraço


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.