21/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Com esta aula as crianças de quatro anos a cinco anos da Educaçao Infantil poderão:
1º MOMENTO:
O (a) professor (a) poderá iniciar a aula com uma breve retomada do que vem trabalhando nas aulas de arte, recuperando o que foi discutido com as crianças anteriormente, como por exemplo: Qual o artista que estamos trabalhando? Como são as obras desse artista ? Que obras escolhemos para citar em nossas produções/criações? Procurando recuperar o estilo do artista.
Em seguida, poderá ser proposto ao grupo de crianças que apreciem a obra “A Dança” e que tentem destacar o que aparece na obra, realizando alguns questionamentos: onde acontece a cena apresentada pelo artista? O que podemos ver nesse trabalho de Matisse? Quais as cores que o artista utilizou para pintar esta tela? Como podemos fazer para representar com nosso corpo o qu
e vemos na obra?
Fonte:
http://4.bp.blogspot.com/_ypnwZJvO0Jg/TSGwQYOs8OI/AAAAAAAAAt8/RVe5MCXi9kQ/s1600/logomatisse.jpghttp://4.bp.blogspot.com/_ypnwZJvO0Jg/TSGwQYOs8OI/AAAAAAAAAt8/RVe5MCXi9kQ/s1600/logomatisse.jpg
Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3002/4080756892_557227f8bf_z.jpg
2º MOMENTO:
Em seguida, o professor poderá propor uma atividade de vivência corporal, na qual as crianças terão a possibilidade de movimentar seus corpos e perceber quais as habilidades corporais está fazendo uso ou mesmo que será preciso usar para fazer os movimentos que os elementos da obra de Henri Matisse apresentam. Para o desenvolvimento desta atividade, o professor inicia propondo uma sessão de alongamento para que as crianças percebam seu corpo e o do outro. Depois experimentarão dançar ao som de vários ritmos para que coloquem o corpo em movimento/dancem. O professor poderá propor dançar com o balão/bexiga (deslizando pelo corpo, dançando com o amigo sem deixar o balão cair, jogando balões para cima), com fitas de papel crepom ou outros materiais. Em seguida, o professor solicita que a turma se organize em pequenos grupos e que recriem a obra de Henri Matisse formando rodas, movimentando-se e projetando seu corpo com movimentos parecidos com os que foram observados nas imagens da obra.
Crianças e professora fazendo alongamento
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Crianças e professora fazendo alongamento
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Deslizando o balão pelo corpo
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Crianças dançando em duplas com balões
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Crianças e professora dançando com fitas
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
3º MOMENTO:
Após experimentar as possibilidades de movimentar o corpo, o professor poderá sugerir que as crianças iniciem a pintura do cenário da obra de Matisse, retomando com as crianças os aspectos que constituem o cenário da obra. Nesse momento, o professor entrega para cada criança uma folha de papel ofício (peso 40 ou pedaço de cartolina branca) e solicita que as crianças representem o cenário da obra "A DANÇA" no papel que receberam usando bucha com tinta guache verde e azul, como pode-se observar na imagem abaixo.
Cenário da obra "A Dança"
Sugerimos uma visita nos sites:
As crianças poderão ser avaliadas a partir da observação do seu interesse, participação, envolvimento e desenvolvimento nas atividades propostas, destacando se as crianças são capazes de:seguir as orientações dadas durante os momentos da atividade; reproduzir movimentos com o corpo na brincadeira de roda acompanhadas por música; representar elementos do cenário da obra “A Dança” em sua produção. Bem como, desenvolver o gosto e apreço pela sua produção e dos colegas.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/01/2012
Cinco estrelasAmei sua produção linda.
01/10/2011
Cinco estrelasFOI ÓTIMA SUA IDEIA OBRIGADA
03/07/2011
Quatro estrelasMuito boa sua aula.
26/02/2011
Cinco estrelasoOtima sua aula .Gostei