21/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com essa aula as crianças de 5 anos da Educação Infantil poderão:
1º momento: A aula poderá ser iniciada com uma breve apresentação do artista às crianças, a fim de que conheçam alguns aspectos da vida e obra de Henri Matisse. Sugerimos que o (a) professor (a) reúna imagens do artista para que as crianças possam visualizar a pessoa (aspecto físico) do artista e, também, conhecer qual a cidade e o país em que nasceu, em que ano começou a pintar, quais suas principais obras e definir quais as obras que escolherão para apreciar. O professor poderá propor um momento de pesquisa na internet junto com as crianças, na ocasião poderão visitar sites que falem a respeito do artista, bem como, visualizar suas produções. Esse momento deverá ser orientado a partir de uma pesquisa bibliográfica prévia a respeito do artista feita pelo (a) professor (a), que numa roda de conversas expõe os aspectos da vida e obra de Henri Matisse.
Fonte: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/Henri_Matisse.jpg
2º momento: Sugerimos a leitura do livro “Matisse: o rei das cores” de Laurence Antholt numa roda de histórias para que as crianças possam familiarizar-se melhor com a vida do artista e percebê-lo como uma pessoa comum com desejos, necessidades e projetos de futuro.
3º momento: Após a leitura da história o professor poderá montar um texto coletivo, em que serão sintetizadas as informações que mais chamaram a atenção do grupo, sobretudo no que se refere a infância e as obras do artista. Além disso, o professor poderá organizar uma aula nas sala de multimídia para que em trios as crianças organizem o que aprenderam sobre o artista num blog previamente criado pelo professor. Esta ferramenta permite que os conhecimentos sejam socializados com pessoas do mundo inteiro através da rede internacional de computadores.
Uma outra atividade possível é o uso do paint-brush para criação de desenhos a partir das obras dos artistas e se organizar uma galeria virtual das produções das crianças.
Esta proposta de aula poderá ser finalizada com a socialização do que as crianças aprenderam sobre Henri Matisse e suas obras para uma outra turma da escola com uma exposição das atividades realizadas na sala de multimídia.
No momento do uso da sala de multimidia
http://www.abcgallery.com/M/matisse/matisse.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse
As crianças poderão ser avaliadas observando se as crianças conseguiram: se envolver e participar nas discussões a respeito do artista Henri Matisse; identificar alguns aspectos da vida e obra de Henri Matisse, reconhecendo algumas de suas obras. Desse modo, o professor observará e registrará o interesse, a participação, o envolvimento e desenvolvimento nas atividades propostas durante a aula.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/07/2013
Cinco estrelasParabéns pela abordagem da aula. Matisse é um dos artistas que aprecio bastante. As obras são magníficas. O registro cromático é bastante marcante.Suas obras tem muitos aspectos que poderão ser explorados culturalmente. Concerteza vou fazer uma boa relação contextualizando com meus alunos. Abraço, Fátima
15/07/2012
Cinco estrelasAchei a proposta interessante, pois mistura arte com recursos multimídias uma proposta inovadora e atual. parabéns!!!
06/05/2012
Cinco estrelasmuito interessante e rica a sugestão de aula.Amei.
19/05/2011
Cinco estrelasEstou pesquisando sobre arte na EI e acheiaaula wxcelante.