15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
• Reconhecimento de rimas.
• Identificação/ leitura de palavras.
• Escrita de palavras.
Reconhecimento do alfabeto.
Recursos: Computador e a Música “Pomar” (acesse o site: http://www.krafta.info/br/search/palavra-cantada-pomar/1/mp3 )
Atividade 1
Caro professor inicie a aula com uma discussão sobre as frutas: Quais as frutas que vocês conhecem? De onde nascem as frutas?Quais frutas vocês já experimentaram? Vocês sabem o que significa a palavra pomar?
Pergunte por exemplo, qual o nome da árvore que dá a uva? Vá sugerindo as respostas para as questões que os alunos não souberem. O aluno deverá associar a fruta à árvore que a origina.
Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre:
• Significado da palavra Pomar.
• Nomes de frutas eles conhecem.
• Nome das árvores que nascem as frutas.
Atividade 2
Professor organize a sala em roda e peça aos alunos que falem um pouco sobre os nomes das frutas pesquisadas: De onde elas vêm? Qual o nome da árvore que ela nasce? O que significa a palavra pomar?
Oriente os alunos a ilustrarem as árvores com as frutas que mais lhe chamaram atenção, a que eles mais gostaram. Depois monte o mural “POMAR” com as pesquisas trazidas pelos alunos e as ilustrações.
Agora você precisará de um computador, caso você não tenha o CD com a música “Pomar” – Palavra Cantada, para que os alunos possam ouvir a música que será trabalhada.
Para acessar a música pela internet você deverá acessar o site http://www.krafta.info/br/search/palavra-cantada-pomar/1/mp3.
Apresente a música aos alunos. Depois distribua uma cópia da letra para cada aluno e ouçam novamente.
Pomar
Palavra Cantada
Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pêra, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
Açaí, açaizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambuzeiro
Jabuticaba, jabuticabeira
Letra da música retirada do site: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283411/
Converse com os alunos sobre a música: Quais são as frutas que estão presentes na música? O limão é uma fruta? O tomate é uma fruta? Vocês conhecem todas as frutas da letra da música? Quais são os nomes das árvores que dão as frutas? Como terminam os nomes das árvores?
ATIVIDADE- RIMAS
1. Escreva 5 árvores que rimam com PITANGUEIRA.
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
2. Escreva 5 árvores que rimam com COQUEIRO.
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
3. Qual fruta rima com JABUTICABA.
_______________________________________________
4. Qual fruta rima com CAJU.
_______________________________________________
Professor, separe a turma em dois grupos.
Grupo 1: Peça aos alunos que circulem o nome das frutas presentes na letra da música e façam uma lista.
Grupo 2: Peça aos alunos que circulem o nome das árvores presentes na letra da música e façam uma lista.
Finalizada esta atividade explique aos alunos que eles ouvirão novamente a música e cada grupo cantará a sua parte. O grupo 1: cantará os nomes das frutas e o grupo 2: cantará os nomes da árvore.
Atividade 3
Atividades de escrita e identificação (lei tura) de palavras:
• Cruzadinha: O aluno deverá escrever o nome das frutas nos quadrinhos.
CRUZADINHA DAS FRUTAS
• Caça palavras.
CAÇA FRUTAS
• Jogo da memória:
Imprima as ilustrações e os nomes das frutas.
Cole papel cartão na parte de trás.
Plastifique, para maior durabilidade.
Recorte as figuras e palavras.
O aluno deverá associar a fruta à palavra.
Sugestão: Peça aos alunos que tragam uma fruta como lanche na merenda.
As imagens foram retiradas dos seguintes sites:
AÇAÍ
http://www.iac.sp.gov.br/UniPesquisa/Fruta/Frutiferas/acai.jpg
AMORA
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/vogal_a/amora-preta.jpg
BANANA
http://horaderelaxar.com.br/wp-content/uploads/2008/11/banana_peeled.png
CAJU
http://visaoglobal.org/wp-content/uploads/2008/02/caju-thumb.jpg
COCO
http://bruxinhadolar.blogs.sapo.pt/arquivo/coco.jpg
FIGO
http://bellsblog.files.wordpress.com/2009/05/figo.jpg
GOIABA
http://www.verderural.com.br/site/images/stories/imagens/goiaba%5B1%5D.jpg
INGÁ
http://www.mudasnativas.com/images/inga.jpg
JABUTICABA
http://farm1.static.flickr.com/99/251693574_31a1366ed0.jpg
JAMBO
http://www.indianetzone.com/photos_gallery/18/roseappletree_15942.jpg
LARANJA
http://ritasousa.net/wp-content/uploads/2008/10/laranja1.jpg
LIMÃO
http://www.agrapapaya.com/admin/midias/data/produto_limao.jpg
MAÇÃ
http://colunas.epocanegocios.globo.com/files/993/2009/11/maca.gif
MAMÃO
http://2.bp.blogspot.com/_1i7w9uqav5g/SRRaoddWHII/AAAAAAAAAC8/whNZgP3EKpI/s320/mamao%5B1%5D.JPG
MANGA
http://1.bp.blogspot.com/_cy9ZXh-k9H8/SS4udwxBcoI/AAAAAAAAFzA/ATEgUUG9wX4/s320/manga1.jpg
MANGABA
http://media.photobucket.com/image/MANGABA/videogospel/jesusvoltara/saude2/arquivos/mangaba.jpg
MEXERICA
PÊRA
http://www.observatorioagricola.pt/AdvHTML_Upload/pera13.jpg
PITANGA
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pitanga/imagens/pitanga-5.jpg
SAPOTI
http://3.bp.blogspot.com/_Xpwm2Fz6GIQ/ScENn73g3dI/AAAAAAAAAsI/5q9iqZIAFXg/s400/sapoti01.jpg
TOMATE
http://imagenes.acambiode.com/img-bbdd/Tomate.jpg
UMBU
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/umbu/imagens/umbu-12.jpg
UVA
http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/uvarocha308.jpg
Verificar se o aluno identificou as rimas das palavras, realizando as atividades propostas.
Verificar se o aluno identificou as palavras nos jogos de cruzadinha, caça frutas e jogo da memória.
A produção escrita dos alunos auxiliará na elaboração de outras atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!