15/02/2010
Rita Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
• Ampliar seu repertório musical;
• Conhecer uma forma geométrica (triângulo);
• Desenvolver a leitura e a escrita.
O professor deve ter trabalhado o alfabeto e os números.
Primeira aula:
Apresente a música “ O meu chapéu tem três pontas”:
O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS
TEM TRÊS PONTAS O MEU CHAPÉU
SE NÃO TIVESSE TRÊS PONTAS
NÃO SERIA O MEU CHAPÉU.
Neste link do youtube você encontra esta música com coreografia; ela é apresentada com algumas partes em silêncio, o que é interessante de ser trabalhado com crianças pois estimula a participação e a atenção durante a cantoria.
http://www.youtube.com/watch?v=4VV1jnEGP1I
Depois de cantarem, ensine as crianças a fazerem a dobradura de um chapéu com jornal ou outro tipo de papel. Enfatize o formato para eles perceberem que realmente o chapéu tem três pontas; assim inicie o trabalho sobre as formas geométricas: explique que aquilo trata-se de um triângulo exatamente por ter três pontas (ou lados). Peça para observarem a sala de aula à procura de objetos que possam ter o formato de triângulo.
Neste link há a explicação de como fazer essa dobradura, mas faça o chapéu de soldado, pois ele é bem triangular (site: www.lendoerelendogabi.com.br).
http://www.lendorelendogabi.com/fazendo_arte/dobradura_chapeu_de_jornal.htm
Segunda aula:
Apresente um cartaz com a letra da música em que estejam faltando algumas palavras, por exemplo:
O MEU ___________ TEM TRÊS PONTAS
TEM ___________ PONTAS O MEU CHAPÉU
SE NÃO TIVESSE TRÊS ___________
NÃO SERIA O MEU CHAPÉU.
Faça fichas com as palavras que faltam (nesse caso CHAPÉU, TRÊS e PONTAS). Explique para os alunos que ali está a letra da música já aprendida só que estão faltando algumas palavras. Pegue as fichas e fixe-as no quadro ao lado do cartaz. Cantem novamente, desta vez passando o dedo embaixo das palavras durante a música (assim eles poderão perceber melhor o som das palavras que faltam). Posteriormente, peça para tentarem encaixar as fichas no cartaz.
Depois de terem completado este momento, entregue folhas com a letra da música escrita da mesma maneira do cartaz e peça que agora completem suas atividades.
Por fim eles podem fazer desenhos relacionados à música.
• Folhas de jornal ou outro tipo de papel para dobradura;
• Cartaz com a letra da música para realização de atividade;
• Fichas de papel.
Analisar se os alunos aprenderam a música, se reconhecem o triângulo em diferentes objetos do cotidiano e se ampliaram seus conhecimentos da leitura e da escrita através da realização das atividades propostas.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/04/2013
Quatro estrelasmuiito boa essa aula, estou realizando estágio na educação infantil e vai ser de grande utilidade para mim, pois meu projeto é sobre as formas geométricas.
16/05/2012
Cinco estrelasOlá, eu apliquei a aula em minha turma, e foi muito produtiva e interessante. Os alunos são de educação infantil e eles aprenderam rapidamente o que é um triângulo e os numerais. A realização da dobradura e confecção do chapéu também foi muito gratificante, pois eles realizaram com bastante interesse. Parabéns pela sua aula, e por compartilhar sua idéia de aula para que possamos também trabalhá-la, eu e meus alunos aproveitamos bastante.
01/05/2012
Cinco estrelasexelentes sugestoes. Quando nao se adapta totalmente ao que precisamos, fica facil adaptar.
26/06/2011
Cinco estrelasmuita boa sua aula, como sugestão assistam ao filme Baby Einstein sobre formas geométricas, é ótimo.
13/04/2011
Cinco estrelasmuito bom parabens..