Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo formas geométricas na educação infantil: o triângulo.

 

15/02/2010

Autor y Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar seu repertório musical;
• Conhecer uma forma geométrica (triângulo);
• Desenvolver a leitura e a escrita.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve ter trabalhado o alfabeto e os números.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:
Apresente a música “ O meu chapéu tem três pontas”:
O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS
TEM TRÊS PONTAS O MEU CHAPÉU
SE NÃO TIVESSE TRÊS PONTAS
NÃO SERIA O MEU CHAPÉU.

Neste link do youtube você encontra esta música com coreografia; ela é apresentada com algumas partes em silêncio, o que é interessante de ser trabalhado com crianças pois estimula a participação e a atenção durante a cantoria.
http://www.youtube.com/watch?v=4VV1jnEGP1I

Depois de cantarem, ensine as crianças a fazerem a dobradura de um chapéu com jornal ou outro tipo de papel. Enfatize o formato para eles perceberem que realmente o chapéu tem três pontas; assim inicie o trabalho sobre as formas geométricas: explique que aquilo trata-se de um triângulo exatamente por ter três pontas (ou lados). Peça para observarem a sala de aula à procura de objetos que possam ter o formato de triângulo.

Neste link há a explicação de como fazer essa dobradura, mas faça o chapéu de soldado, pois ele é bem triangular (site: www.lendoerelendogabi.com.br).
http://www.lendorelendogabi.com/fazendo_arte/dobradura_chapeu_de_jornal.htm

Segunda aula:
Apresente um cartaz com a letra da música em que estejam faltando algumas palavras, por exemplo:
O MEU ___________ TEM TRÊS PONTAS
TEM ___________ PONTAS O MEU CHAPÉU
SE NÃO TIVESSE TRÊS ___________
NÃO SERIA O MEU CHAPÉU.

Faça fichas com as palavras que faltam (nesse caso CHAPÉU, TRÊS e PONTAS). Explique para os alunos que ali está a letra da música já aprendida só que estão faltando algumas palavras. Pegue as fichas e fixe-as no quadro ao lado do cartaz. Cantem novamente, desta vez passando o dedo embaixo das palavras durante a música (assim eles poderão perceber melhor o som das palavras que faltam). Posteriormente, peça para tentarem encaixar as fichas no cartaz.
Depois de terem completado este momento, entregue folhas com a letra da música escrita da mesma maneira do cartaz e peça que agora completem suas atividades.
Por fim eles podem fazer desenhos relacionados à música.

Recursos Complementares

• Folhas de jornal ou outro tipo de papel para dobradura;
• Cartaz com a letra da música para realização de atividade;
• Fichas de papel.

Avaliação

Analisar se os alunos aprenderam a música, se reconhecem o triângulo em diferentes objetos do cotidiano e se ampliaram seus conhecimentos da leitura e da escrita através da realização das atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Danielle Correa de Moraes, EMEI Karine Alves Maforte , Mato Grosso - dijo:
    daninha_cnp@hotmail.com

    12/04/2013

    Quatro estrelas

    muiito boa essa aula, estou realizando estágio na educação infantil e vai ser de grande utilidade para mim, pois meu projeto é sobre as formas geométricas.


  • SELMA DA SILVA LIMA SOUSA, EPG - BENEDITO VICENTE DE OLIVEIRA - EPG , São Paulo - dijo:
    selmali@ig.com.br

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    Olá, eu apliquei a aula em minha turma, e foi muito produtiva e interessante. Os alunos são de educação infantil e eles aprenderam rapidamente o que é um triângulo e os numerais. A realização da dobradura e confecção do chapéu também foi muito gratificante, pois eles realizaram com bastante interesse. Parabéns pela sua aula, e por compartilhar sua idéia de aula para que possamos também trabalhá-la, eu e meus alunos aproveitamos bastante.


  • renataluy@gmail.com, UEG-Pedagogia , São Paulo - dijo:
    renataluy@gmail.com

    01/05/2012

    Cinco estrelas

    exelentes sugestoes. Quando nao se adapta totalmente ao que precisamos, fica facil adaptar.


  • FRANCISCA CAMELO ALCANFOR MAGALHÃES, MARIA DO SOCORRO VIANA FREITAS PROFª EMEIEF , Ceará - dijo:
    francisca21@bol.com.br

    26/06/2011

    Cinco estrelas

    muita boa sua aula, como sugestão assistam ao filme Baby Einstein sobre formas geométricas, é ótimo.


  • flavia azevedo prates , escola de educaçao basica de ararangua , Santa Catarina - dijo:
    flavia-azevedo11@hotmail.com

    13/04/2011

    Cinco estrelas

    muito bom parabens..


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.