16/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Construir coletivamente um conceito para cultura;
Compreender os jogos e as brincadeiras enquanto expressão cultural de diferentes regiões;
Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca dos jogos populares;
Construir coletivamente um mapa do Brasil, destacando as brincadeiras mais comuns das diferentes regiões.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos: Site mapa do brincar, cópias do mapa do Brasil.
Iniciar a aula questionando à turma o que eles entendem por cultura. Após as respostas dadas pelos alunos, destacar que a cultura é composta por um conjunto de comportamentos, manifestações e costumes construídos e transmitidos coletivamente pela (e na) sociedade. Tais costumes, tem relação direta com as características sociais,econômicas e geográficas das diferentes comunidades e, que, a escola tem também o papel de difundir, preservar e refletir sobre a cultura popular brasileira. Dando continuidade, apontar que trabalharemos com um dos elementos da cultura popular brasileira, os jogos e as brincadeiras. Para tal, convidar a turma para realizar no laboratório de informática da escola, uma pesquisa sobre os jogos e as brincadeiras mais característicos das regiões brasileiras (registrar as brincadeiras encontradas: nome, como se brinca e local de origem). Este projeto de trabalho poderá ser desenvolvido em conjunto com as disciplinas de história e geografia na tentativa de identificar os aspectos que influenciam as formas de brincar nas diferentes regiões do Brasil.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
Site mapa do brincar
Neste momento, a turma será convidada a montar um mapa com as brincadeiras pesquisadas na internet. Cada aluno de posse de uma cópia do mapa do Brasil deverá montar uma legenda colorida apontando o nome dos jogos e das brincadeiras respectivas das regiões brasileiras. Os mapas deverão ser expostos em um painel na escola.
Nesta atividade o professor precisará combinar com a turma uma forma de organizar a escolha e a distribuição das brincadeiras para serem realizadas em cada aula. O objetivo é que todas as brincadeiras pesquisadas sejam vivenciadas pela turma.
Construindo o livro “Jogos das regiões do Brasil”
Após as pesquisas e experimentação das brincadeiras, o próximo passo será sintetizar o trabalho através da compilação de todas as brincadeiras pesquisadas pelas crianças. Para isso, a proposta é construir coletivamente um livro organizado com as cinco regiões brasileiras e suas respectivas brincadeiras. As ilustrações poderão ser feita pelas próprias crianças. Não se esquecer de inserir na apresentação do livro o conceito de cultura elaborado pela turma.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/06/2014
Cinco estrelasBem legal
10/03/2011
Três estrelasBem legal! é bom saber sobre as bricadeiras de cada região.