Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cuidados com os dentes

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a importância de se cuidar dos dentes;
Relacionar a presença da cárie com a alimentação indevida e não higienização bucal;
Como fazer a higiene bucal corretamente.

Duração das atividades
2h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Importância dos dentes para a mastigação dos alimentos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

É muito comum ouvirmos das crianças que não gostam de ir ao dentista. Normalmente isso acontece porque o hábito de fazer consultas regulares ao dentista ainda não é uma prática regular em nossa cultura. Muitos pais só levam seus filhos ao dentista quando apresentam dor. Nessas circunstâncias, normalmente a visita ao dentista passa a ser associada a algo desagradável e doloroso. Atualmente, a maioria das escolas públicas faz campanhas preventivas orientando os pais e as crianças sobre a importância da aplicação do flúor e higiene bucal correta, além dos hábitos alimentares saudáveis.

O que propomos para essa aula é que seja discutido, com os alunos, a importância dos dentes para a mastigação, fala e estética facial; cuidados com os dentes e uma atividade prática que os ensine a fazer a higiene bucal corretamente.

Informações que devem ser discutidas:- A existência de duas dentições e a troca dos dentes na infância;
- A variação de formato dos dentes e as funções específicas de cada tipo de dente;
- Porque ocorrem as cáries e como preveni-las;
- Como fazer a higiene bucal corretamente.

Os primeiros dentes aparecem nos primeiros meses após o nascimento. A primeira dentição, conhecida como dentes de leite, é composta de 20 dentes. Por volta dos 6 anos de idade, esses dentes começam a cair, espontaneamente, e inicia-se a segunda dentição, esta conhecida como dentição definitiva. Quando completa, é constituída de 32 dentes permanentes. A perda de um desses dentes, não se recupera naturalmente, somente através de prótese. Portanto, o cuidado com os dentes deve ser redobrado.

Os dentes variam de forma e de nome de acordo com a função que desempenham na mastigação dos alimentos: incisivos cortam os alimentos, caninos furam e rasgam, pré-molares e molares trituram.

A falta de dentes dificulta a mastigação, às vezes, ela interfere na pronúncia correta das palavras e deixa o sorriso mais feio.

fonte: www.ceramicapoubel.com.br

A cárie pode destruir o dente. Ela começa bem pequena e, se não for tratada, pode levar à perda do dentes. Em nossa boca vivem muitas bactérias que, com a saliva, transformam o açúcar dos alimentos em um tipo de ácido que retira os sais minerais dos dentes, provocando as cáries. Comer alimentos ricos em açúcar, sem a posterior higiene bucal, é um hábito que pode contribuir para o aparecimento das cáries. A escovação correta e freqüente dos dentes, ajuda na prevenção das cáries.

Veja como é possível fortalecer a estrutura dos dentes:

Uma boa higiene diária dos dentes, que devem ser escovados e limpos sempre após as refeições, e visitas regulares ao dentista e aplicação de flúor, são práticas extremamente importantes na manutenção da saúde.

Estratégia

Para essa aula você vai precisar: dentifrício, fio dental e escova. Veja se consegue escovas novas que possam ser doadas aos alunos. Peça-lhes que tragam as suas escovas. Verifique se ainda estão em boa condição de uso.
Inicie a aula conversando com os alunos. Pergunte-lhes sobre o que sabem sobre os cuidados com os dentes e se já tiveram cárie.
Por exemplo:
- Por que precisamos escovar os dentes?
- O que é a cárie
- Por que temos cárie?
- Você costuma usar o fio dental para limpar entre os dentes?
- O que podemos fazer para manter nossos dentes limpos e sem cáries?
- Você costuma comer doces, chupar balas e tomar refrigerante, sem escovar os dentes depois?

A partir dessa conversa, provavelmente, você conhecerá os hábitos dos alunos e os cuidados que habitualmente praticam para cuidar dos dentes. Reforce a importância de uma alimentação rica em sais minerais, como o cálcio, para fortalecer os dentes. Relacione o consumo exagerado do açúcar como um dos causadores das cáries . Use as informações do texto da introdução, durante a conversa com os alunos.

Apresente a seguir, o texto “Aprendendo a cuidar dos dentes”

Discuta, passo a passo as informações, antes de realizar a atividade prática.Verifique se todos os alunos entenderam como fazer a higiene bucal corretamente.
Planejando e realizando a atividade prática

Verifique se todos trouxeram as escovas de dente, e se estão em condições ideais de uso. Planeje a ida dos alunos a um local em que possam realizar a escovação. Coloque o dentifrício na escova e dê a cada aluno um pedaço de fio dental. Antes podem, verifique se todos entenderam como fazer a movimentação correta da escova e do fio dental. Se necessário, prepare um dos alunos, previamente, para fazer uma demonstração para os colegas, ou faça uma dramatização com a participação de todos.

Professor, é comum em atividades como está, que envolve o uso de água, que as crianças brinquem e até desperdicem água. Aproveite esse momento para discutir, também, como proceder com a água, enquanto fazem a escovação, mantendo a torneira fechada.
Após a escovação e uso do fio dental, retorne com os alunos à sala e avalie a atividade com a turma.

Avaliação

Como temos salientado em todas as nossas aulas, a avaliação formativa envolve todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem. É importante estar atento às suas atitudes, à clareza com que expõe suas ideias, como relaciona com os colegas, entre outras situações.
Após avaliar com a turma a atividade realizada, peça aos alunos que criem uma história em quadrinhos, mostrando passo a passo, como fazer a higiene bucal, inclusive informando quando e como ela deve ser feita.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • sabrina , , Espírito Santo - dijo:
    bininha_lindi@hotmail.com

    12/06/2011

    Quatro estrelas

    eu achei tudo muito bom. parabens pelo seu trabalho maravilhoso.


  • jorgette, para fins particular , Espírito Santo - dijo:
    jorgette_loss@hotmail.com

    11/08/2010

    Cinco estrelas

    A aula tem objetivos bem definidos, bem como conteúdo com informações importantes do dia a dia. A parte prática da aula é interessante e estimuladora, bastante significativa para o aluno.


  • lucinelma, Escola darcy ribeiro , Rondônia - dijo:
    lucinelma19@gmail.com

    11/04/2010

    Quatro estrelas

    muito boa a dica de aula para um tema tão importante para todos. Gostaria apenas de sugerir a utilização de música, uma opção para a memorização do que foi trabalhado. youtube - ratinho escovando os dentes; há também uma ótima palestra no you tube da máxima odontologia que os alunos poderão assistir e aprender mais. Belo trabalho e parabéns pela aula apresentada. visite nosso blog:http://www.lucinelma19.blogspot.com/ e conheça nosso trabalho na escola.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.