15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Produzir um texto sobre o Esporte Preferido
Desenvolver a linguagem oral.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.
Recursos da aula
Cópia da história “Mônica em Esportes Olímpicos” (Site: http://www.monica.com.br/comics/esportes/welcome.htm)
Atividade 1
Inicie a aula com uma conversa sobre esportes. Vocês conhecem algum esporte? Quais são esportes que são praticados na água?
Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre os esportes praticados nos Jogos Olímpicos.
Professor organize a sala em círculo e faça uma discussão a partir das pesquisas trazidas pelos alunos.
Quais foram os esportes que vocês pesquisaram? Qual deles vocês mais gostaram? Em 2016 os Jogos Olímpicos serão onde? Vocês estarão com quantos anos?
Discuta com os alunos sobre a importância de praticar um esporte.
Junto com os alunos monte o mural dos Esportes.
Atividade 2
Professor, escreva no quadro/lousa uma lista com os nomes dos esportes praticados nos Jogos Olímpicos.
Deixe que os alunos falem o que saibam a respeito de cada esporte.
Atletismo
Basquete
Boxe
Canoagem
Ciclismo
Esgrima
Futebol
Ginástica artística
Ginástica rítmica
Andebol
Hipismo
Judô
Levantamento de peso
Lutas
Natação sincronizada
Natação
Remo
Saltos ornamentais
Taekwondo
Tênis
Tênis de mesa
Tiro com arco
Tiro esportivo
Triatlo
Vela
Vôlei
Vôlei de praia
Atividade 3
Professor, leia para a turma a história: “Mônica em - Esportes Olímpicos”. Discuta com os alunos os esportes que aparecem na história da Mônica.
Recorte algumas partes da história e discuta com os alunos. (Veja modelos abaixo)
• Qual esporte o Cebolinha estava se referindo?
• O que a Mônica entendeu?
• Como é esse esporte?
• Você já jogou este esporte?
Vocês conhecem esses esportes?
Qual o nome deles?
Vocês já jogaram estes esportes?
Atividade 4
Distribua uma folha (veja modelo abaixo) para cada aluno e peça para que eles escolham o seu esporte favorito e descreva-o. Explique pra eles que “descrever” é dizer as características daquilo que estão falando.
Professor faça as intervenções necessárias no momento da construção da escrita. Pregue as atividades no varal da sala e proponha outras atividades utilizando o mesmo grupo de palavras.
Verificar se o aluno escreveu a descrição com as características do Esporte que escolheu.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/07/2010
Cinco estrelasGostei da sugestão, o trabalho com caça palavras, quadrinhos , é muito instigante e motivador...
26/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa proposta de aula. Vou desenvolver com os alunos de 1ª a 4ª séries no laboratório de Informática.