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Coletando e analisando amostras de solo

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar componentes do solo;
Relacionar os componentes do solo ao tipo de solo;
Relacionar tipos de solo a sua fertilidade.

Duração das atividades
2h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno tenha o conhecimento que o solo é composto de diferentes materiais.

Ter noção do que seja um ecossistema.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os diferentes ecossistemas que compõem o nosso planeta possuem diferentes tipos de solo. Os principais elementos que compõem o solo são: argila, areia e húmus. Esses elementos são encontrados em proporções diferentes em cada variedade de solo.
Os tipos de solo são determinados pela presença maior ou menor desses componentes. Assim, temos o solo arenoso, pobre em matéria orgânica, constituído basicamente de areia; temos o solo humoso, rico em matéria orgânica em decomposição; temos o solo argiloso, pobre em matéria orgânica, composto basicamente de argila, pouco permeável a água.
Os diferentes tipos de solo são determinantes dos diferentes ecossistemas. A caatinga é constituída de solo argiloso, pobre em matéria orgânica, de difícil absorção de água. A restinga, típica das regiões costeiras do Brasil é basicamente composta de areia e pobre de matéria orgânica. Nos mangues, o solo fica sempre encharcado em função das marés, que o deixa pobre em gás oxigênio. O solo humoso é arejado, úmido, fofo e rico em material orgânico. Esse tipo de solo é muito comum na região dos campos sulinos, onde a agricultura é muito desenvolvida, pois esse tipo de solo favorece o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Estratégia

A estratégia escolhida para essa aula envolve um trabalho de campo para coleta de material e uma atividade de observação. O trabalho de campo permite conhecer um pouco mais o ambiente em que vivemos.
Programe a atividade com os alunos, orientando-os sobre as normas de segurança necessárias e os objetivos do trabalho. Nesta atividade serão observados e sentidos os diferentes tipos de solo existentes nas áreas externas da escola e/ou em seus arredores.
Oriente os alunos para a coleta de amostras de solo de jardim ou horta, de solo sem vegetação e de solo com pouca vegetação. Em um segundo momento, as amostras de solo coletadas serão observadas e analisadas pelos alunos, em uma atividade de grupo.

 

Planejando e realizando o trabalho de campo

1. Com os seus alunos, escolha as áreas que serão observadas: horta, jardim, área de vegetação nativa e área em que o solo esteja desprovido de vegetação.
2. Se as áreas escolhidas forem seguras, a caminhada até os locais escolhidos poderá ser feita descalço, para que os alunos sintam e fiquem atentos às suas sensações ao pisar em diferentes tipos de solo. Peça-lhes também que observem as marcas que os pés deixam no chão e as marcas do solo em seus pés.
3. Registre com os alunos: aonde vão, como vão e os cuidados que devem ser observados no trajeto e durante a coleta de material, o que vão fazer e o material que deverão levar para coletar as amostras de solo. Esta tarefa pode ser distribuída entre os alunos organizados em grupos. Cada grupo coleta amostra de solo em um local diferente.
4. Para a coleta das amostras é necessário um vidro de boca larga, saquinhos ou luvas de plástico para a proteção das mãos e uma pá ou colher.
5. Cada grupo vai colocar a amostra de solo coletada, dentro do vidro de boca larga. Para isso, devem proteger as mãos com luvas ou saquinho plástico, e usar a colher ou pá para a coleta. Após a coleta anote dia, hora e local da mesma.

Professor, enquanto percorre o trajeto e faz a coleta das amostras, chame a atenção dos alunos sobre o que está sendo observado e percebido através dos sentidos. Como sentem o solo sobre os seus pés, o que acontece quando pisam em pedras, quando pisa na grama e na areia, se é observada a presença de água ou não. Estimule-os a dar opiniões. Feita a coleta de material, os alunos devem retornar à sala.

Levantando hipóteses

Após planejar o trabalho de campo, antes de sair da sala faça o levantamento de hipóteses sobre os tipos de solo que poderão ser encontrados e de que se compõem.
Será que nos diferentes locais onde serão coletadas amostras, os solos são iguais? Por quê?
Anote na lousa as idéias da turma sobre a composição dos diferentes tipos de solo.

 

Realizando a observação

Cada grupo é responsável pela observação da amostra que coletou.

Material: amostras coletadas, lupa e um pedaço de plástico ou papel para forrar a mesa.

Como fazer:

Forrar a mesa onde será colocada a amostra de solo, para protegê-la. Em seguida, derramar a amostra de solo, coletada.
Observar os componentes da amostra, inicialmente sem o auxílio da lupa, depois, repetir a observação utilizando a lupa.
Observem os componentes do solo e registrem no caderno, fazendo distinção entre as observações sem a lupa e com a lupa:
a) cor predominante;
b) tamanho e cor das partículas;
c) cheiro;
d) presença ou não de água;
e) seres vivos encontrados e aparência dos mesmos;
f) materiais transformados pelo ser humano.
Fazer desenhos que completem os registros.

Foto: Juliana Porto

A: solo arenoso; B: solo humoso; C: solo argiloso

Verificando resultados


Em roda, cada grupo apresenta a amostra analisada e o que foi observado a partir do roteiro sugerido.
Durante a apresentação dos grupos, faça perguntas como:
- Vocês conseguiram perceber diferentes texturas na amostra?
- Havia seres vivos presentes no solo?
- Como eram esses seres vivos?
- O solo estava seco ou úmido?
- Como era o local onde a amostra foi coletada?
- Dos materiais presentes nas amostras, havia materiais que não eram próprios do local? Justifique.

Retome as hipóteses levantadas inicialmente e confronte com os resultados observados, verificando a validade ou não das mesmas.
Complete as informações da turma usando as informações fornecidas na introdução da aula sobre a classificação dos solos e sua relação com diferentes ecossistemas.

Sugestão de registro

Os principais elementos que compõem o solo são: argila, areia e húmus. Esses elementos são encontrados em proporções diferentes em cada variedade de solo. Os tipos de solo são determinados pela presença maior ou menor desses componentes. Assim, temos o solo arenoso, pobre em matéria orgânica, constituído basicamente de areia; temos o solo humoso, rico em matéria orgânica em decomposição; temos o solo argiloso, pobre em matéria orgânica, composto basicamente de argila, pouco permeável a água. Os diferentes tipos de solo são determinantes dos diferentes ecossistemas.
O solo argiloso, quando seco, apresenta granulação muito fina, tem aparência de pó e quando úmido é pegajoso, de cor amarelada, cinza, marron ou avermelhada. Quando seco, esfarela facilmente e quando úmido, torna-se impermeável.
O solo arenoso apresenta granulação maior, seus grãos são duros, apresentam brilho e cor amarelada clara, deixam espaços entre si, facilitando a circulação de ar e água.
O solo humoso é escuro e macio, rico em material orgânico, permite a absorção da água e a circulação de ar, sendo rico em nutrientes para os vegetais.

Avaliação

Avalie as crianças durante as atividades realizadas. Escute suas idéias e observe como elas participam das atividades propostas e como fazem seus registros. Individualmente proponha uma questão de avaliação que exige aplicação das idéias exploradas em sala. Sugerimos que façam uma entrevista com um jardineiro ou horticultor. Perguntas que podem ser propostas:

Como você escolhe o local que vai plantar?
Como prepara o solo para o plantio?
Qual o tipo de solo melhor para plantar? Por quê?
Você gosta do seu trabalho? Por quê?
Você se sente valorizado pelo que faz?
Após a apresentação das entrevistas, verifique se os alunos relacionam as atividades de plantio com a adequação do solo e se reconhecem a importância do trabalho das pessoas que lidam com a terra.

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