Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Diferentes formas de brincar de futebol

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender e compartilhar com os colegas formas de brincar com futebol a partir de jogos como o futebol de botão, futebol de prego/moeda e o totó humano. Ampliar suas experiências de movimentos e de conhecimento relacionado ao futebol, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos: Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Aprendendo e brincando com os jogos: futebol de botão e futebol de prego.
Recursos:
jogos de botão e futebol de prego/moeda.
Obs.: Na aula anterior, faça o seguinte combinado com a turma: metade dos alunos trazem um time de futebol de botão (pode ser comprado facilmente em lojas) e a outra metade consiga pelo menos 3 tabuleiros de futebol de prego (caso a maioria não saiba como é o tabuleiro, você poderá explicar no quadro e/ou enviar instruções aos pais para ajudarem na confecção do tabuleiro). Caso algum(a) aluno(a) tenha o tabuleiro do futebol de botão peça-o para trazê-lo.
Duração: Aproximadamente 50 minutos
Descrição: Proponha para a turma a divisão desta em dois grupos. Um irá compartilhar os jogos de futebol de prego e o outro o futebol de botão. Caso não haja tabuleiros de futebol de botão, proponha aos alunos o desenho do campo no chão, que pode ser feito com giz. Procure orientar os(as) alunos(as) realizar os desenhos em uma superfície mais lisa possível, para facilitar o deslize dos botões. Deixe os alunos elaborarem formas de ensinar uns aos outras formas de jogar e organizar os jogos.


Atividade 2: O Totó Humano
Recursos:
Bola de futebol, giz e 4 cones.
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Descrição: Nesta atividade proponha a divisão da turma em 2 grupos. Cada grupo terá que se organizar, especificando a função de cada um de acordo com os seguintes posicionamentos: defesa, meio campo e ataque. Com a ajuda do giz (pode ser utilizada uma fita crepe também) faça a marcação de 6 linhas paralelas, com distância de 1,5m entre elas. Com os cones faça a marcação das traves, com distância de 1,5 da última linha de cada lado (veja figura abaixo):

Arquivo Pessoal

Partida do Totó Humano: Organizados em seus posicionamentos inicie o jogo do totó humano, onde os alunos deverão seguir as seguintes instruções: Todos deverão dar as mãos; não é permitido sair da linha que especifica a função de cada jogador; é permitido tocar a bola por cima e entre os jogadores que ocupam a mesma posição; o deslocamento deve ser feito para o lado.

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Como se envolvem com os jogos? Fazem perguntas e colocam questões a respeito das atividades? Estão envolvidos com as propostas dos jogos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras e formas de jogar? Como se relacionam com os colegas? Eles ensinam uns para os outros? Quais são as dificuldades e/ou facilidades?
Ao final de cada atividade converse com os(as) alunos(as) a respeito dos objetivos propostos e alcançados. Ao término de todas as atividades, faça uma roda e pergunte o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. O que foi mais fácil ou mais difícil. Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.