Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aladim e a lâmpada mágica

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e apreciar diferentes versões de uma mesma história;

- Comparar diferentes versões e apontar as mudanças percebidas nos textos.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

- Folha de exercícios    
           

Livro: As mais belas histórias de boa noite
Editora: Todo livro

http://www.bondfaro.com.br/as-mais-belas-historias-de-boa-noite-todolivro-857389668x.html

Livro: Clássicos Disney - Aladim
Editora: Círculo do Livro

www.bondfaro.com.br/aladdin-classicos-disney-...

O professor iniciará conversando com os alunos se eles conhecem ou já ouviram falar na história de Aladim e a lâmpada mágica. Caso algum aluno conheça, peça para que conte a história. A proposta será ouvir diferentes versões desse conto maravilhoso. Poderia ser pedido à turma que trouxessem de casa livros sobre a história e combinarem para serem lidos entre os alunos na próxima aula.
Após a conversa, o professor pedirá aos alunos a leitura de duas versões de uma parte da história.

                          Você deve conhecer a história do Aladim.
                          Veja a seguir, duas versões de uma parte dessa história.
Texto 1:
O Mercador levou Aladim até o pé de uma montanha e mostrou-lhe uma caverna.
─ Ali existe um tesouro que será seu ─ disse o Mercador.
─ Ache uma velha lâmpada para mim e ficarei satisfeito.
Aladim desceu por uma corda. Lá dentro, viu o grande tesouro e ficou maravilhado. Encheu os bolsos com jóias e brilhantes, achou a lâmpada do Mercador e voltou. Mas o Mercador havia retirado a corda.
─ Primeiro dê-me a lâmpada ─ disse o Mercador.
─ Não! Nada feito! ─ disse Aladim.
O Mercador , raivoso, transformou-se em um bruxo e rogou uma praga, trancando Aladim na caverna.
Aladim ficou sozinho no escuro. Sem querer, esfregou a lâmpada e um Gênio apareceu.
─ Agora, você é meu amo. Peça o que quiser!
Surpreso com o Gênio, disse:
─ Quero ir para casa!
Num instante, Aladim estava em casa.
                                                            ( As mais Belas Histórias de Boa Noite)

• Espaço reservado para você ilustrar o Texto 1:

Depois, irá propor questões para interpretação da 1ª versão que podem ser realizadas em dupla.

O Mercador levou Aladim a uma montanha e mostrou-lhe uma caverna
1- O que disse o Mercador a Aladim sobre o que havia lá?
Copie do texto a fala do Mercador.
________________________________________________________
________________________________________________________

2- Qual foi o pedido que o Mercador fez a Aladim para que ele ficasse satisfeito?
________________________________________________________

3- Quando Aladim desceu, ficou encantado com o que havia lá dentro.
O que ele fez então?
________________________________________________________
________________________________________________ ________
< /p>

4- Por que Aladim acabou discutindo com o Mercador?
______ ______________________ ____________________________
________________________________________________________

5- No escuro, Aladim esfregou a lâmpada.
O que aconteceu nesta hora?
________________________________________________________
________________________________________________________

6- Qual foi o pedido que o rapaz fez ao Gênio?
________________________________________________________

7- O pedido de Aladim foi atendido.
Copie do texto a frase que confirma isto.
_______________________________________________________

Uma sugestão seria organizar a sala em roda para que todos possam ouvir a resposta dada por cada dupla. Aproveitar e discutir com a turma os pontos observados por eles, se outros colegas concordam ou não.
Concluída a discussão, apresentar a 2ª versão e auxiliar os alunos com exercícios que resgatem a sequência da história.

Texto 2
Um desconhecido fingindo ser um tio rico de Aladim, o convidou para passear por um vale bonito perto da cidade.
No vale, o homem mandou Aladim fazer fogo. Assim que o fogo foi aceso, apareceu no chão uma pedra com uma argola. Era a entrada de um subterrâneo.
O desconhecido contou que era um bruxo. Então obrigou Aladim a descer ao subterrâneo, avisando:
─ Lá embaixo há um grande jardim. Nas árvores há pedras preciosas. Colha as que quiser para você. Para mim traga apenas uma velha lâmpada que está no jardim.
Aladim estava farto de pedras, mas como aquelas eram bonitas,
resolveu apanhar muitas. Pegou, também, a lâmpada velha e voltou. Pediu ao bruxo que o ajudasse a sair. O bruxo quis a lâmpada, mas Aladim insistiu em sair primeiro. O bruxo zangou-se e fechou a entrada do subterrâneo, prendendo Aladim lá.
Aladim chorou. Limpou as lágrimas com as mãos e assim esfregou no rosto um anel que o bruxo lhe dera. Logo apareceu o gênio do anel, que disse:
─ Que deseja meu amo?
─ Quero voltar para casa ─ respondeu Aladim.
Foi pedir e acontecer.
                                               (Adaptação Clássicos Disney – Círculo do Livro)

• Espaço reservado para você ilustrar o Texto 2:


* Numere as frases de acordo com a ordem dos acont

ecimentos:
( ) O pobre rapaz chorando, esfregou o anel e apareceu um gênio.
( ) Aladim desceu no subterrâneo, apanhou pedras e a lâmpada.
( ) O falso tio convidou Aladim para passear no vale.
( ) Aladim pediu ao gênio para voltar para casa.
( ) No vale, o bruxo obrigou Aladim a entrar no subterrâneo.
( ) Aladim discutiu com o bruxo e acabou preso no subterrâneo.

 Pedir à turma para compararem as duas versões, buscando as semelhanças e diferenças. Esta comparação deverá ser oral e poderá comparar os seguintes pontos:
        - Será que acontecem as mesmas coisas nas duas histórias?
        - Uma tem mais detalhe do que a outra?
        - Uma usa palavras mais difíceis e a outra não?
Concluiremos a aula pedindo aos alunos que escrevam as semelhanças e diferenças encontradas nas duas histórias.

* Agora chegou a hora de você comparar os dois textos, percebendo as semelhanças e diferenças.
          Mostre como é esperto, escrevendo tudo o que descobriu.
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_ _______________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

Recursos Complementares
Avaliação

O professor irá avaliar:
- Se o aluno participou ativamente da atividade;
- Se o aluno interpretou a primeira história;
- Se o aluno resgatou a sequência de fatos da segunda história;
- Se o aluno comparou e escreveu as semelhanças e diferenças entre as duas versões.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.