13/08/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
O professor pode começar a aula usando o seguinte exercício:
Determine o menor número natural m tal que 315m é um quadrado perfeito.
É interessante que os alunos tenham pelo menos alguns minutos para desenvolver o exercício. Após esse momento, o professor encaminha para a escrita do 315 como um produto de primos e, ainda a definição de um número quadrado perfeito:
Observe que todo número quadrado perfeito deve ser escrito da forma n2.
Para decompor o 315, o professor pode explorar as regras de divisibilidade.
1º) 315 não é par, logo não é divisível por 2;
2º) 3 + 1 + 5 = 9, logo 315 é divisível por 3 e por 9; logo, por 3.3: 315 = 3.3.35;
3º) Termina em 5, logo é divisível por 5: 315 = 3 . 3 . 5. 7;
Portanto o número 315 pode ser decomposto em fatores primos desta única maneira. Enuncie o T.F.A. neste momento.
Continuando o exercício, temos 315 = 32. 5 . 7, o menor quadrado perfeito com estes números seria o 32. 52 . 72. Portanto m deve ser igual a 5 . 7 -> m = 35
Recurso Tecnológico:
Observe que existem alguns mecanismos computacionais que nos ajudam a deixar o contexto da aula mais significativo aos alunos. Neste caso sugiro o Applet que pode ser encontrado no site do MEC:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5011.
Observe que no fim da página existe um arquivo que pode ser facilmente baixado. É necessário instalar o programa do MathematicaPlayer, este é um software gratuito também disponível no site do MEC:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737.
Você pode mostrar vários exemplos e, até mesmo contemplar as demonstrações necessárias;
Estratégia para usar o Applet:
Para trabalhar com o Applet, você deve movimentar a barra de (+) ou (-), dependendo do número.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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24/03/2010
Quatro estrelasA professora elaborou uma aula expositiva interessante no contexto geral. A exploração do conteúdo foi feita de modo sucinto, propondo o ensino do básico do tema. Para mim, uma quantidade maior de exercícios, em níveis diferentes deveria ser proposto, mesmo se fosse preciso aumentar o tempo de aula. A idéia do uso do site para complementar o ensino foi uma ótima jogada, aumenta o interesse do aluno. A avaliação proposta pela professora é inteligente porém curta, avaliar desse modo é injusto.