18/02/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Apreciar obras de arte.
Conhecer diferentes tipos de linhas.
Identificar linhas em obras de arte.
Prodruzir obra de arte a partir de ponto, linha e curva.
Esse estudo é importante por possibilitar a criança, o brincar através do desenho com alguns dos elementos da linguagem visual como linhas, formas, cores e traços, representando sua expressividade.
O professor deverá pesquisar com antecedência imagens de objetos, plantas, móveis, edificações, paisagens em revistas ou na internet. Em sala de aula, o professor propõe uma atividade em grupo a partir das imagens que ele pesquisou. Cada grupo receberá algumas imagens para observar, buscando identificar linhas e formas que as compõem. Logo após essa atividade de observação, cada grupo irá expor para toda a turma suas observações, mostrando como e o que conseguiram identificar (linhas, formas, figuras, cores, etc.).
Fonte:Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano. NEI-CAp/UFRN. 2007.
Em seguida, o professor propõe uma atividade de desenho. Nessa atividade os alunos deverão imaginar cenas/composições com linhas retas e curvas e depois irão desenhar a composição artística imginada. Professor pode estimular o aluno a explorar o espaço no papel, ao desenhar, cruzando as linhas, criando figuras geométricas. O professor pode incentivar os alunos a pintarem entre os espaços nos desenhos que eles conseguirem criar. Surgirá diferentes composições conforme a criatividade de cada criança.
O professor deverá conversar com os alunos sobre a arte do abstracionismo, ler informações que contextualize o surgimento desse estilo artístico. Poderá comentar com as crianças que estudiosos da arte consideram o pintor russo kandinsky como sendo o iniciador do abstracionismo. Depois de algum tempo esse estilo, apresentou duas tendências o Abstracionismo informal e o Abstracionismo geométrico que tem o pintor holandes Piet Mondrian autor das obras mais representativas dessa tendência. Após a conversa, o professor mostrará imagens de obras de arte no estilo abstracionista para os alunos apreciarem. Segue algumas sugestões de obras de arte.
Composição VIII - 1923. Kandinsky.
Fonte:www.pintoresfamosos.com.br/
Composição. Piet Mondrian.
Fonte:www.pintoresfamosos.com.br/
Age, 1985. Manabu Mabe.
Fonte:Manabu Mabe - Web Site Oficial
Formas, 1951. Ivan Serpa.
Fonte:www.pitoresco.com.br/brasil/ivan/ivan.htm
Após a apreciação das obras apresentadas, o professor deverá orientar os alunos a escolher uma obra e fazer uma releitura. Eles poderão usar lápis de cor e giz de cera ou tinta. Depois o professor combinará como os alunos como fazer a socialização dos trabalhos.
Para fazer a avaliação desta aula, o professor poderá considerar a participação, o envolvimento das crianças durante a realização das atividades; observar se em sua composição artística o aluno apresenta os elementos analisados ( linhas, formas e cores) em algumas obras de arte.
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/02/2013
Cinco estrelasMuito bom!!!
13/01/2012
Cinco estrelasexcelente, dentro de uma proposta dinâmica e participativa do aluno através da obra do artista.
22/08/2011
Cinco estrelasesse é otimo desenhos muitos lindos perfeito
01/08/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula,abrange o aspecto prático do conteúdo de modo atraente e diversificado. No momento "estou" professora de artes e também gosto de ir além da teoria.E de apreciar a arte de artistas fazendo a leitura e a releitura de imagens. Parabéns e obrigada pela solidariedade em compartilhar conosco suas realizações.
27/03/2011
Cinco estrelasSou professora há algum tempo, mas so agora estou trabalhando com Arte. Parabéns pela aula. Simples na orientação, objetiva e rica em informações. Serve também como estimulo a novas metodologias, dependendo da faixa etária dos alunos. Obrigada pela oportunidade. Maisa Azevedo.
12/03/2011
Quatro estrelasEsta atividade certamente irá enriquecer as minhas aulas, pois não sou professora de arte, mas procuro sempre, uma forma atrativa para as minhas aulas. Obrigada
09/02/2011
Quatro estrelasParabéns, uma ótima abordagem, que serve de parâmetro para os colegas que estão um pouco confusos em como ensinar arte na escola. grata
28/01/2011
Cinco estrelasAgradeço aos que nos incentivam através desta pag. Ótima explicação de atividade!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pelo empenho no planejamento da sua aula. Não trabalho com essa disciplina, mas, me senti envolvida pelo assunto pela forma que o mesmo foi apresentado. Parabéns!