Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ontem, hoje e depois – Passado, presente e futuro

 

26/12/2009

Autor y Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Apreender as noções de passado, presente e futuro;
• Compreender a ordem cronológica dos fatos;
• Explorar a identidade das crianças: como elas se vêem quando bebê, como se vêem hoje enquanto crianças e como se vêem quando forem velhinhas;
• Conscientizar sobre a importância de se respeitar os mais velhos;

Duração das atividades
3 aulas de 1 hora cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Quando eu era bebê eu era assim.

1. Tocar a música: “Eu era assim” – Bia Bedran

Letra da Música:

“Eu era assim” – Bia Bedran

Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menina,
menina, menina,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mocinha,
mocinha, mocinha,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casada,
casada, casada,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mamãe,
mamãe, mamãe,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovó,
vovó, vovó,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduca,
caduca, caduca,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim...

Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menino,
menino, menino,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mocinho,
mocinho, mocinho,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casado,
casado, casado,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era papai,
papai, papai,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovô,
vovô, vovô,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduco,
caduco, caduco,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim

Link: http://vagalume.uol.com.br/bia-bedran/eu-era-assim.html

Conversar com as crianças sobre o que diz a letra da música, explorar as fases da vida abordadas na música, a seqüência cronológica e os personagens abordados na mesma.

2. Pedir para que os pais mandem fotos de quando as crianças eram bebês. Com as fotos em mãos e com as crianças dispostas em rodinha conversar sobre as características, hábitos e ações dos bebês, levantando as seguintes questões:

• Alguém se lembra de quando era bebê?
• Como os bebês se comportam?
• Eles entendem tudo o que falamos?
• Quais os cuidados devemos ter com eles?
• O que eles gostam de comer?

3. Pedir para que as crianças colem suas fotos com fita crepe em um papel e pedir para elas registrarem através de um desenho o que mais chamou a atenção na foto.

2º Momento: Quando eu crescer serei assim.

1. Pedir para as crianças procurem em revistas imagens de pessoas de como elas querem ser quando crescer, posteriormente pedir para que elas recortem e colem em uma folha a imagem encontrada.

2. Com as crianças dispostas em círculo (rodinha) conversar sobre as imagens escolhidas por cada uma, interpelando-as sobre a semelhança ou não da imagem, explorar as características físicas da imagem e das próprias crianças, explorar também o motivo que as levaram a escolher determinada imagem.


3º Momento: Quando eu for velhinho serei assim.

1. Dinâmica da barba: Conversar com as crianças sobre qual a característica mais marcante nos idosos (a barba), entregar “floquinhos” de algodão e pedir para que elas construam uma barba de algodão, auxiliar as crianças na colagem com uma fita crepe.

2. Tocar a música: “Vovô” do Grupo Palavra Cantada

Quando eu vejo o meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que um tempo atrás
Ele era o que eu sou

Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois

Amanhã, talvez, quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
será o que hoje eu sou

Link: http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/vovo.html

3. Conversar com crianças sobre a importância de se respeitar os idosos, explicar que pessoas sábias, extremamente importantes para a construção da nossa própria história.

Avaliação

As atividades propostas nesta aula, trazem elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelas crianças sobre passado, presente e futuro. Através delas, faz-se necessário que o professor estabeleça diálogo com os alunos, fazendo-os refletir sobre tais hipóteses. Assim, para esta aula propõe-se uma prática avaliativa mediadora, respeitando o saber espontâneo e aquele elaborado pela criança, partindo de ações desencadeadoras de reflexão, desafiando-os e motivando-os a experimentarem novos saberes sobre essa temática.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • percília de souza santana, Centro Municipal de Educação Infantil Parigot de Souza , Paraná - dijo:
    aperzinha@hotmail.com

    12/04/2010

    Cinco estrelas

    a aula é ótima e com estas músicas então !!! Parabéns


  • Cristina, UFPE , Pernambuco - dijo:
    mcristina_silva@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito rica a aula, parabéns! Muitas vezes não percebemos os recursos que temos ao nosso dispor e deixamos de enriquecer momentos como esses. Tenho certeza de que seus alunos aprenderam muito!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.