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Porque razão a prata escurece?

 

03/04/2009

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O conceito de reatividade química.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Propriedade dos elementos químicos.
Estratégias e recursos da aula

 

 

Algumas pessoas ao utilizarem adornos, bijuterias, pulseiras, colar, tornozeleira, etc. confeccionados com a prata, percebem que as vezes os objetos escurecem. A questão é: porque razão a prata escurece?  Pergunte aos estudantes se já observaram tais reações. Leve-os a pensar o que provoca esta reação. Pode ocorrer que respondam que é devido a problemas de pele de quem os utiliza; que a prata é de má qualidade; etc. Incentive-os a investigar o fenômeno desenvolvendo um experimento.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1605/imagens/experimento1.jpg

Materiais

Proponha aos estudantes que tragam algumas peças de metais ou mesmo pedaços de prata, para serem trabalhadas na sala de aula.

Organize a turma em dois grupos de forma que cada equipe tenham metais como o cobre, aço inoxidável, ouro, alumínio, prata, ferro, níquel, etc. disponíveis para manuseio. Será necessário também que tenham reagentes químicos ou naturais como: solução de vinagre contendo cloreto de sódio, permanganato de potássio dissolvido em água, solução de repolho roxo contendo álcool.

Procedimentos

Seria interessante que cada grupo ficasse com metais de tipos diferentes.

Grupo 1: alumínio, ouro e prata

  • Deixe o alumínio em contato com o reagente solução de vinagre contendo cloreto de sódio,
  • Coloque a prata em contato com o permanganato de potássio dissolvido em água,
  • Junte o ouro à solução de repolho roxo contendo álcool.
  • Após cerca de 20 minutos verifiquem se ocorreu alguma reação e façam anotações.
  • observem e anotem que tipo de reação ocorre.

Grupo 2: ferro, aço inoxidável e níquel.

  • Deixe o alumínio em contato com o ferro e adicione o reagente solução de vinagre contendo cloreto de sódio,
  • Junte oaço inoxidável e adicione permanganato de potássio dissolvido em água,
  • Coloque o níquel em contato com a solução de repolho roxo contendo álcool.
  • Após cerca de 20 minutos verifiquem se ocorreu alguma reação e façam anotações.
  • observem e anotem que tipo de reação ocorre.

É fundamental que os grupos tenham o mesmo tipo de contacto para que, sem maiores explicações, os estudantes reconheçam que alguns objetos em contato com determinadas substâncias mudam de cor e tornam-se, por exemplo, escuros, enquanto a outros nada acontece.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1605/imagens/Relatorio.jpg

Depois desse primeiro contato, solicite que elaborem um relatório com suas conclusões. Comunique também que será recolhido para análise e verificação da aprendizagem.

As equipes poderão utilizar o modelo disponível no link: <www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc>

Recomece a aula a partir de onde iniciou e possibilite com que façam a comparação do que foi observado no primeiro relatório e os dados da experiência após a exploração dos recursos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1605/imagens/atividadecomplementar.gif

Organize a turma em equipes e solicite previamente que tragam os materiais necessários à investigação.
Experimento

O experimento está disponível no link: <portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/11560/ReacaoQuimicaEnergia/reao-qumica-e-energia.html


Reação química e energia


Relatório

Modelo de relatório. Link: <www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc>

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1605/imagens/sugestao.jpg

A turma poderá ainda acessar a simulação “Limpando a Prata” para pesquisar o conceito de reatividade química, por meio de uma situação problema. Link:

<portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/12259/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_limpandoprata.htm>

 Limpando prata

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1605/imagens/limpando.jpg

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1605/imagens/autoavaliacao1.jpg

A auto-avaliação proporciona aos estudantes avaliarem a própria aprendizagem. Apresentamos a tabela abaixo que poderá ser utilizada para avaliar os contéudos desta aula. A escala de 1 a 5 também poderá servir de parâmetro e ou ser adaptada ao contexto de ensino.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1605/imagens/rubrica1.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1605/imagens/caracterizando.jpg
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Limpando prata Animação/simulação
Reação química e energia Experimento prático
Recursos Complementares
Livro: Fundamentos da Química, volume único / Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996; sítios que tratam do elemento químico prata. http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=7187&assunto=Dicas+da+Dra.+Shirley; http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e04700.html; http://theodoregray.com/PeriodicTable/Ref/047/index.html; http://www.fazfacil.com.br/manutencao/joias_prata_limpeza.html; http://www.tabelaperiodica.hd1.com.br/ag.htm; http://girafamania.com.br/tudo/metais-prata.html. http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_31255.shtml
Avaliação
A avaliação diagnóstica e processual será realizada no decorrer das atividades. Sugerimos que sejam observados, analisados os questionamentos e intervenções. Além disso que haja diálogo no sentido de se perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e mudança de postura frente as diferentes situações do cotidiano. O professor acompanhará a leitura das produções dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias sobretudo na perspectiva do que nos aponta a Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272. É importante que para esta aula sejam considerados todos os encaminhamentos e produções desenvolvidas pelos estudantes.
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