Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quadrado da diferença de dois números

 

23/01/2010

Autor y Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz A. Malagutti

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão estudar o quadrado da diferença, isto é , interpretá-lo geometricamente e aritmeticamente.

Duração das atividades
Uma aula dupla (100 min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações básicas, multiplicação de binômios e áreas de figuras planas como quadrados e retângulos.

Estratégias e recursos da aula

O recurso educacional "Difference of squares" permite que o usuário escolha o tamanho de x e y no quadrado da diferença. Além disso, possibilita outras divisões da figura que resultam no mesmo resultado, usando trapézios ao invés de retângulos.

undefined

FIGURA1

Difference of squares

 O recurso "Multiplying binomials" oferece a multiplicação de dois binômios, dos quais pode-se escolher os coeficientes. É possível também destacar dois deles e observar a sua influência no resultado final.

Sreen shot objeto 2

FIGURA 2

Multiplying binomials

Estes objetos requerem um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737

Importância & Conteúdo no dia-a-dia

Essa aula tratará de generalizações de cálculos básicos. Fazer contas faz parte da vida de qualquer pessoa, mesmo que seja apenas para compreender os valores obtidos na calculadora.

Um dos objetivos do aprendizado da matemática no ensino básico apontados no PCN é “compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral”.

A abordagem algébrica e geométrica desta aula auxiliam na compreensão mais ampla de conceitos básicos da matemática.

Motivação & Introdução

Antes de apresentar binômios e multiplicações com incógnitas os estudantes deverão realizar algumas multiplicações com valores numéricos sugeridas pelo professor, como por exemplo:

Calcule: 3 x 17 =

Calcule: 3 x 10 + 3 x 7 =

Calcule a área da figura:

Multiplicacao 1

FIGURA 3

Calcule: 14 x 16 =

Calcule: (10+4) x (10+6) =

Calcule a área da figura:

Multiplicacao 2

FIGURA 4

Observe que todos os problemas são equivalentes e terão a mesma resposta. Nosso objetivo é apenas que os estudantes se familiarizem com algumas formas de interpretação da multiplicação.

Em grupos de 3 estudantes solicite que eles bolem um problema análogo, porém com valores diferentes. Esse problemas podem ser trocados entre os grupos para serem resolvidos.

Finalmente apresente a turma o problema que será o foco dessa aula: “Qual será a área de um quadrado de lado (x-y), onde x>y ? ”

Atividades

Para resolver o problema apresentado os grupos devem recortar dois quadrados. Um de lado x e outro de lado y, lembrando que x>y. Deixe-os tentar discutir e pensar sobre o problema.

Quadrados X e Y

FIGURA 5

Esperamos que os estudantes notem que, com as figuras recortadas, podem obter o quadrado de lado (x-y) por sobreposição, veja as figuras abaixo:

Quadrados X e Y juntosQuadrado (x-y)

FIGURAS 6 e 7

Assim a área procurada é a área total X² menos as três área destacadas.

(X – Y) ² = X² – Y(X – Y) – Y(X – Y) – Y²

(X – Y) ² = X² – 2XY + Y² + Y² – Y²

(X – Y) ² = X² – 2XY + Y²

Note que os grupos podem também perceber que foram retirados dois retângulo de área XY, porém, dessa forma tiramos duas vezes a área do quadrado de lado Y e, assim, devemos acrescentar uma vez sua área. Obtemos também que (X – Y) ² = X² – 2XY + Y².


Todas as figuras dessa atividade foram feitas com o software livre GeoGebra, disponível em:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538 - GeoGebra

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Difference of squares Animação/simulação
Multiplying binomials Animação/simulação
Recursos Complementares

Avaliação

Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório de como obtiveram a área desejada, as figuras podem ser coladas em cartolinas e servirem de cartazes para enfeitar a escola.

Quando for possível usar a sala de informática o relatório pode conter as respostas as análises dos softwares utilizados.

Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório de como obteve a área deseja, as figuras podem ser coladas em cartolinas e servirem de cartazes para enfeitarem a escola.

Quando for possível usar a sala de informática o relatório pode conter as respostas as análises dos softwares utilizados.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.