Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Vegetação e a Paisagem Local

 

19/02/2009

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer a vegetação da paisagem local como uma das diferentes manifestações da natureza, e que esta é a apropriação e transformação da mesma como consequência da ação de seu grupo social; Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de paisagem, lugar e vizinhança
Estratégias e recursos da aula

 A Geografia busca construir o conceito de espaço geográfico, cuja unidade fundamental é o lugar, onde se contitui o cotidiano da criança, onde a mesma começa a se integrar ao espaço em sua volta e onde ela trava as primeiras relações sociais. 

Essa construção espacial deve ser paulatina, respeitando as etapas do processo de evolução dos educandos, onde pouco a pouco ela percebe e se apropria do espaço. Essa atividade, pois, deve ser feita de maneira continuada, na sala de aula, no recreio. Deve-se constantemente estimular a criança a observar e interpretar o espaço à sua volta. 

Uma maneira de se perceber a natureza é mediante a análise de paisagem local, entendo esta como uma porção do espaço caracterizada por um tipo de combinação dinâmica de elementos geográficos diferenciados, como os físicos, biológicos e antrópicos, que formam um ‘conjunto geográfico’ indissociável que evolui em conjunto, tanto sob o efeito de interações entre os elementos que  o constituem como da dinâmica própria de cada um dos elementos individuais”.

E dentro dessa análise da paisagem deve-se dar uma grande ênfase à vegetação, considerada como representativa das inter-relações entre o clima, solos e a influência humana. Portanto a vegetação é um fator que tipifica uma localidade e do qual as pessoas se apropriam diferenciadamente.

Caro professor (a), para saber mais visite:

www.uff.br/geographia/rev_04/claudio%20belmonte%20de%20athayde%20bohrer.pdf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1615/imagens/vegetacao_e_paisagem1.jpg

Aula 01 

Como sugestão de atividade, o professor fará uma breve explicação sobre conceitos naturais, árvores e plantas, ressaltando a importância e preservação da natureza local. Esse é o momento de identificar os elementos constituinte da paisagem local.

Quais as árvores, animais, tipos de rios ou montanhas presentes em sua localidade?

Trabalhe na linha do reconhecimento e identificação da vegetação típica de sua região, vendo esta de maneira integrada com tudo sua à volta. É o momento de se fazer perguntas aos alunos como:

  • Para vocês o que é natureza?
  • As árvores, os animais fazem parte dessa natureza?
  • O que mais faz parte?
  • Como é a natureza de nossa escola?
  • Temos árvores? Elas são iguais?
  • Onde a natureza está presente em nossas vidas?
  • Como são as árvores em nossa cidade, e em nosso Estado?
  • Elas são iguais em todo o país?

O professor dividirá a sala em grupos, distribuirá revistas, jornais, papel cartolina e giz de cera para que seus alunos montem um painel relativo à paisagem, descrevendo a vegetação de sua localidade por meio de desenhos, relacionando a importância de se preservar a natureza. 

Ressalte a importância da vegetação em seus diversos aspectos, como:

  • conservação do solo,
  • evitar assoreamento dos rios;
  • ajudar na penetração das águas no subsolo;
  • ciclagem do carbono

Com os desenhos produzidos, monte painéis, onde cada grupo falara brevemente sobre o que relatou em seu trabalho para seus colegas de classe.

Uma outra sugestão é que sejam feitas fotos da vegetação de sua localidade, podem inclusive se pensar em uma exposição de fotos feitas pelos alunos ou de um fórum virtual para tanto.

Uma sugestão interessante seria a tarefa de pesquisar a vegetação presente na sua rua e bairro relatando o nome das principais árvores, produzindo uma pequena ficha técnica da mesma.

Aula 02

Inicie sua aula recordando a atividade anterior, sobre a importância da vegetação. Feita essa atividade de reflexão sobre a vegetação em sua localidade, ressalte a grande diversidade de paisagens e fisionomias vegetais brasileiras, comparando a vegetação de sua localidade com as de outras regiões do país.

Para saber mais, acesse:

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/classificacao.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1615/imagens/vegetacao_teoria1.jpg

 

Na sequência, desenvolva um trabalho, comparando os seis biomas continentais brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, mediante sua vegetação. Procure identificar no mapa, em que bioma sua localidade se encontra? Esse é o momento dos alunos perceberem que o mapa expressa a vegetação da cidade ou Estado que residem. Eis um exemplo de mapa de biomas e vegetação brasileira:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1615/imagens/biomas_brasil.gif

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1615/imagens/vegetacao_brasil.jpg

Ressalte as razões do Brasil possuir tão vastas formas de vegetação, explique que fatores como clima, solo e até mesmo ações humanas estão envolvidas. Compare os modos de vida de sua região com os de outras regiões brasileiras, e a maneira como a população vivencia e se apropria de sua vegetação, saindo a mera descrição de paisagens, para uma inter-relação com o modo de vida das pessoas. Para isso, sugere-se realizar uma pesquisa sobre os hábitos de consumo, locais, os produtos que participam da vida cotidiana, como são feitos e qual a origem dos recursos naturais que estão envolvidos em sua produção.

Como sugestão de atividade, os alunos podem montar blogs, onde cada grupo desenvolve um trabalho caracterizando os distintos biomas brasileiros, o modo de vida de seus habitantes e sua relação com a vegetação.

Recursos Complementares
http://www.guianet.com.br/brasil/mapavegetacao.htm http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169&id_pagina=1 http://www.algosobre.com.br/geografia/tipos-de-vegetacao-do-brasil.html
Avaliação
Avaliar o envolvimento dos alunos em grupo para produzir e representar os cartazes através de desenhos e textos sobre elementos da natureza,arvores,flores e solo. Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes entre eles. Participação qualificada nos debates. Participação no blog
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 17 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/17 - 52,94%
  • Quatro estrelas 6/17 - 35,29%
  • Três estrelas 2/17 - 11,76%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Regina Pereira Da Silva Churé, EMEB "Adelina Pereira Ventura" , Mato Grosso - dijo:
    regina_chure@hotmail.com

    24/04/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom a aula, agora eu tenho uma noção sobre os elementos naturais que compõe a paisagem urbana onde está situada a minha escola. Precisei desse esclarecimento por que do curso que estou fazendo a distância COM - VIDA.


  • guilherme, a vejetaçãõ e a paisagem local , Bahia - dijo:
    guilherme.c.a@hotmail.com

    27/07/2010

    Cinco estrelas

    muito legal


  • jone charles leite de souza, ESC PROFª. SAFIRA BATISTA , Amazonas - dijo:
    js79582@gmail.com

    25/04/2010

    Cinco estrelas

    est´aula e otima vai enriquerce o meu trabalho


  • Marli Barreto de Santana, ANTONIO INACIO MACIEL , São Paulo - dijo:
    marlibarretosantana@yahoo.com

    27/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá!!! É muito bom saber... que existem profissionais com tanta dedicação... me sinto orgulhosa pela minha profissão... Parabéns... pelo seu trabalho.


  • CLOVIS GONÇALVES PESSOA, ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA , Bahia - dijo:
    clopessoa@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei sua aula muito interessante, vejo que ela possibilita aos educandos descobrir a importância da vegetação para suas vidas e das gerações futuras. Para ficar mais completa sugiro uma atividade de campo onde os alunos possam visualizar na prática as consequências da degradação da vegetação no solo e nos recursos hídricos.


  • Luiz carlos de Lemos da Silva, ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO CALDAS , Alagoas - dijo:
    lemos.luiz1981@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Este é um tema bastente discutido no meio geografico e a forma de que foi colocado para os alunos foi bem interesante. Pois devemos sempre levar o aluno ao questionamento do espaço por ele ocupado e as constantes modificações ocorridas na paisagem, e em virtude disso as alterações sofridas no bioma local e suas consequencias.


  • Denilza Ondina de Oliveira, JOAQUIM DE O.FRANCO C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    denilzaondina.oliveirageografi@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, explora bem o tema com os recursos utilizados


  • Ivete Glória Baptista, COL EST ABDIAS MENEZES , Bahia - dijo:
    ivetegloria@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante o planejamento de sua aula e os métodos utilizados. O tempo de duração achei muito curto para aluno de ensino fundamental.


  • Juraci Idelfonso Fernandes, SEDUC E SEMED , Amazonas - dijo:
    Juraciidelfonsofernandes@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá mestre. gostei bastante da forma como você sugere que temas tão importantes sejam tabalhados de forma simples e objetiva, facilitando o aprendizado dos alunos.


  • NILO MIRANDA DOS SANTOS, ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MATOS , Alagoas - dijo:
    nillomiranda@ig.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Nilon, sua aula é bastante interessante, pois,primeiro proporciona uma dinâmica diferente na aprendizagem onde você relacionou o local para identificar e caracterizar os diversos tipos de biomas. Nesse sentido o aluno pode visualizar, refletir e identificar os aspectos da paisagem do lugar onde ele se encontra inserido


  • Isis Lucia Ferreira e Silva, EEPSG PROF CEZINA ANTONIA BOTELHO , Mato Grosso - dijo:
    isisfile@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    olá nilton, achei muito interessante o método de suas aulas ,pois percebi que você faz com que o aluno conheça os biomas do Brasil e principalmente o bioma em que ele vive, proporcionando ao mesmo o entendimento sobre como habitá-lo e preservá-lo . Comentário enviado por Isis e Deborah de Acorizal.


  • Edilson Rabelo Castro, ESC.EST.PE.JOSÉ SCHNEIDER , Amazonas - dijo:
    castro.sirn@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Prof. Nilton, é muito interessante sugestão de aula. Fácil de compreensão e muitos assuntos a serem explorados e pode ser interessante para o aluno também. Edilson Rabelo Castro Santa Isabel do Rio Negro-Am


  • Elza de Sousa Nascimento Rocha, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA , Piauí - dijo:
    elzasnrocha@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito este é o tipo de aula onde o aluno aprende a aprender.


  • eliene francisca leal oliveira silva, ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO SAMPAIO SANTOS , Alagoas - dijo:
    lnrafalevy@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei ,sempre vou visita-lo


  • maria de fatima macedo da silva, EM MAURA DE MORAIS CRUZ , Rio Grande do Norte - dijo:
    fatinhafluminense@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    otimo estava precisando de um apoio para desenvolver minha aulas


  • socorro da silva onorio, ESCOLA ESTADUAL PADRE TEOFANES AUGUSTO DE ARAUJO BARROS , Alagoas - dijo:
    socorro__silva@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Olá Nilton, também achei muito interessante o seu plano de aula, porém faço algumas observações: O tempo é muito pouco para o desevolvimento das aulas; Acho que o recreio não cairia bem nesse planejamento de aula, seria bem mais interessante, observar a paisagem sobre uma outra perspectiva, ou seja levar o aluno a observar a paisagem além do aparente.


  • widrson kleber venancio, SEED-PR , Paraná - dijo:
    copiaexpresso@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo trabalho; gostei muito da lógica no discorrer das aulas, pois a sequência apropriada na apresentação do conteúdo facilita o aprendizado.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.