19/02/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
A Geografia busca construir o conceito de espaço geográfico, cuja unidade fundamental é o lugar, onde se contitui o cotidiano da criança, onde a mesma começa a se integrar ao espaço em sua volta e onde ela trava as primeiras relações sociais.
Essa construção espacial deve ser paulatina, respeitando as etapas do processo de evolução dos educandos, onde pouco a pouco ela percebe e se apropria do espaço. Essa atividade, pois, deve ser feita de maneira continuada, na sala de aula, no recreio. Deve-se constantemente estimular a criança a observar e interpretar o espaço à sua volta.
Uma maneira de se perceber a natureza é mediante a análise de paisagem local, entendo esta como uma porção do espaço caracterizada por um tipo de combinação dinâmica de elementos geográficos diferenciados, como os físicos, biológicos e antrópicos, que formam um ‘conjunto geográfico’ indissociável que evolui em conjunto, tanto sob o efeito de interações entre os elementos que o constituem como da dinâmica própria de cada um dos elementos individuais”.
E dentro dessa análise da paisagem deve-se dar uma grande ênfase à vegetação, considerada como representativa das inter-relações entre o clima, solos e a influência humana. Portanto a vegetação é um fator que tipifica uma localidade e do qual as pessoas se apropriam diferenciadamente.
Caro professor (a), para saber mais visite:
www.uff.br/geographia/rev_04/claudio%20belmonte%20de%20athayde%20bohrer.pdf
Aula 01
Como sugestão de atividade, o professor fará uma breve explicação sobre conceitos naturais, árvores e plantas, ressaltando a importância e preservação da natureza local. Esse é o momento de identificar os elementos constituinte da paisagem local.
Quais as árvores, animais, tipos de rios ou montanhas presentes em sua localidade?
Trabalhe na linha do reconhecimento e identificação da vegetação típica de sua região, vendo esta de maneira integrada com tudo sua à volta. É o momento de se fazer perguntas aos alunos como:
O professor dividirá a sala em grupos, distribuirá revistas, jornais, papel cartolina e giz de cera para que seus alunos montem um painel relativo à paisagem, descrevendo a vegetação de sua localidade por meio de desenhos, relacionando a importância de se preservar a natureza.
Ressalte a importância da vegetação em seus diversos aspectos, como:
Com os desenhos produzidos, monte painéis, onde cada grupo falara brevemente sobre o que relatou em seu trabalho para seus colegas de classe.
Uma outra sugestão é que sejam feitas fotos da vegetação de sua localidade, podem inclusive se pensar em uma exposição de fotos feitas pelos alunos ou de um fórum virtual para tanto.
Uma sugestão interessante seria a tarefa de pesquisar a vegetação presente na sua rua e bairro relatando o nome das principais árvores, produzindo uma pequena ficha técnica da mesma.
Aula 02
Inicie sua aula recordando a atividade anterior, sobre a importância da vegetação. Feita essa atividade de reflexão sobre a vegetação em sua localidade, ressalte a grande diversidade de paisagens e fisionomias vegetais brasileiras, comparando a vegetação de sua localidade com as de outras regiões do país.
Para saber mais, acesse:
Na sequência, desenvolva um trabalho, comparando os seis biomas continentais brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, mediante sua vegetação. Procure identificar no mapa, em que bioma sua localidade se encontra? Esse é o momento dos alunos perceberem que o mapa expressa a vegetação da cidade ou Estado que residem. Eis um exemplo de mapa de biomas e vegetação brasileira:
Ressalte as razões do Brasil possuir tão vastas formas de vegetação, explique que fatores como clima, solo e até mesmo ações humanas estão envolvidas. Compare os modos de vida de sua região com os de outras regiões brasileiras, e a maneira como a população vivencia e se apropria de sua vegetação, saindo a mera descrição de paisagens, para uma inter-relação com o modo de vida das pessoas. Para isso, sugere-se realizar uma pesquisa sobre os hábitos de consumo, locais, os produtos que participam da vida cotidiana, como são feitos e qual a origem dos recursos naturais que estão envolvidos em sua produção.
Como sugestão de atividade, os alunos podem montar blogs, onde cada grupo desenvolve um trabalho caracterizando os distintos biomas brasileiros, o modo de vida de seus habitantes e sua relação com a vegetação.
Quatro estrelas 17 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/04/2011
Quatro estrelasMuito bom a aula, agora eu tenho uma noção sobre os elementos naturais que compõe a paisagem urbana onde está situada a minha escola. Precisei desse esclarecimento por que do curso que estou fazendo a distância COM - VIDA.
27/07/2010
Cinco estrelasmuito legal
25/04/2010
Cinco estrelasest´aula e otima vai enriquerce o meu trabalho
27/03/2010
Cinco estrelasOlá!!! É muito bom saber... que existem profissionais com tanta dedicação... me sinto orgulhosa pela minha profissão... Parabéns... pelo seu trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei sua aula muito interessante, vejo que ela possibilita aos educandos descobrir a importância da vegetação para suas vidas e das gerações futuras. Para ficar mais completa sugiro uma atividade de campo onde os alunos possam visualizar na prática as consequências da degradação da vegetação no solo e nos recursos hídricos.
24/03/2010
Cinco estrelasEste é um tema bastente discutido no meio geografico e a forma de que foi colocado para os alunos foi bem interesante. Pois devemos sempre levar o aluno ao questionamento do espaço por ele ocupado e as constantes modificações ocorridas na paisagem, e em virtude disso as alterações sofridas no bioma local e suas consequencias.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, explora bem o tema com os recursos utilizados
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante o planejamento de sua aula e os métodos utilizados. O tempo de duração achei muito curto para aluno de ensino fundamental.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá mestre. gostei bastante da forma como você sugere que temas tão importantes sejam tabalhados de forma simples e objetiva, facilitando o aprendizado dos alunos.
24/03/2010
Três estrelasNilon, sua aula é bastante interessante, pois,primeiro proporciona uma dinâmica diferente na aprendizagem onde você relacionou o local para identificar e caracterizar os diversos tipos de biomas. Nesse sentido o aluno pode visualizar, refletir e identificar os aspectos da paisagem do lugar onde ele se encontra inserido
24/03/2010
Cinco estrelasolá nilton, achei muito interessante o método de suas aulas ,pois percebi que você faz com que o aluno conheça os biomas do Brasil e principalmente o bioma em que ele vive, proporcionando ao mesmo o entendimento sobre como habitá-lo e preservá-lo . Comentário enviado por Isis e Deborah de Acorizal.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Prof. Nilton, é muito interessante sugestão de aula. Fácil de compreensão e muitos assuntos a serem explorados e pode ser interessante para o aluno também. Edilson Rabelo Castro Santa Isabel do Rio Negro-Am
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito este é o tipo de aula onde o aluno aprende a aprender.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei ,sempre vou visita-lo
24/03/2010
Cinco estrelasotimo estava precisando de um apoio para desenvolver minha aulas
24/03/2010
Três estrelasOlá Nilton, também achei muito interessante o seu plano de aula, porém faço algumas observações: O tempo é muito pouco para o desevolvimento das aulas; Acho que o recreio não cairia bem nesse planejamento de aula, seria bem mais interessante, observar a paisagem sobre uma outra perspectiva, ou seja levar o aluno a observar a paisagem além do aparente.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo trabalho; gostei muito da lógica no discorrer das aulas, pois a sequência apropriada na apresentação do conteúdo facilita o aprendizado.