Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Poluição dos rios

 

25/02/2010

Autor y Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá reconhecer e trabalhar com o conceito de bacia hidrográfica, assim como a sua proteção.
Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento prévio, sobre o que é rede hidrográfica é sua fundamental importância para o homem. Os rios, além de fonte de água para subsistência da população, podem ser aproveitados para a pesca, produção de energia, transportes, irrigação e lazer. No entanto, esses dutos naturais de água vêm sendo vitimados pela poluição. A poluição fluvial decorre do fato de os rios serem usados como depositários de resíduos da indústria, esgotos, assim como da contaminação por mercúrio em áreas de garimpo ou por agrotóxicos na drenagem de áreas agrícolas.

Estratégias e recursos da aula

Para chamar a atenção para o tema o professor deverá apresentar o video a seguir :

Bairros ecológicos

Depois de terminada a exibição do video o professor deverá seguir so seguintes passos:

1º Passo:  Para realização desta atividade, será necessário que o professor faça cópias da figura a seguir, sendo que cada aluno deverá receber uma folha com duas cópias da figura desta figura; 

undefined

2° Passo: O professor deverá pedir aos alunos que representem sobre a figura, qual o tipo de ocupação eles estão acostumados a ver na bacia hidrográfica em que habitam.

Caso a bacia hidrográfica da região em que o aluno mora não tenha esta configuração, o professor deverá lembrar de que apesar de não ter um rio próximo, todos os lugares pertecem a uma bacia hidrográfica e que todas as atividades desenvolvidas naquele local interferem diretamente na dinâmica de toda bacia.

 O professor deverá chamar a atenção para os seguintes problemas:

  - esgoto doméstico em muitas cidades é jogado nos rios sem nenhum tratamento ;

  - indústrias que jogam seus resíduos de forma clandestina nos manaciais e poderão causar problemas de saúde a população local e danos a flora e a fauna;

 - a ocupação irregular principalmente de áreas com maior declividade (área mais escura da figura), que podem causar erosão e até mesmo, morte de pessoas;

- ocupação das áreas de preservação permanente que por lei deveria ser protegida por vegetação, acarreta em riscos de inundação das casa construídas nestes locais;

- desmatamento que causa erosão e assoreamento dos cursos d'água;

- agricultura sem o manejo adequado do solo (exemplo: curvas de nível), causam perdas de solo e nutrientes.

3º Passo: Depois que os alunos reconheceram e representaram os impactos encontrados na sua bacia hidrográfica, deverão pasar para a segunda figura e representar uma proposta de ocupação da mesma bacia.

O professor deverá chamar a atenção para as seguintes soluções:

- indicar a localização de unidades de tratamento de resíduo domésticos e indústriais (pontos estratégicos de captação);

- indicar espaços adequados à ocupação humana e para atividades agrícolas;

- indicar áreas que deveriam ser destinadas ao reflorestamento, como as áreas de maior declividade e áreas próximas aos rios;

- indicar a representação dos cultivos em curvas de nível, além de outras iniciativas que garantam sua proteção.

3º Passo: O professor deverá avaliar os desenhos  dos alunos e pedir que eles elaborem um cartaz com o resumo dos problemas e soluções apontados nos desenhos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Bairros ecológicos Vídeo
O rio e a mata Vídeo
Recursos Complementares


Poderá acessar também informações sobre os comitês de bacias hidrográficas atuantes no país disponíveis em: http://www.rededasaguas.org.br/comite/

http://www.mma.gov.br/port/srh/sistema/comites.html
Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos durante a elaboração dos desenhos e do cartaz, avaliando se os principais problemas foram apontados e se as soluções foram propostas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Mari Ane Trentin de Carli, CEEBJA FRANCISCO BELTRAO E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    marianecarli@hotmail.com

    21/09/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns! Aula interessante, faz com que o aluno aprenda a importância de uma bacia hidrográfica e como proter e respeitar um rio.


  • Josielly Cristine Peters, ESCOLA MUNICIPAL BOA ESPERANCA , Mato Grosso - dijo:
    josielly_peters@hotmail.com

    20/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante essa aula.... Pois é essencial que aluno aprenda sobre a hidrografia do país e principalmente da sua Cidade e Regiões, conhecer as bacias hidrográficas o principal rio, seus afluentes e também onde desaguá. Parabéns pela criatividade, pois assim os alunos se interessam cada vez mais pelo conteúdo e levam essa aprendizagem para a vida inteira.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.