Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Efeito Estufa

 

24/02/2010

Autor y Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
o aluno deverá reconhecer e trabalhar as causas e consequências do efeito estufa.
Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá trabalhar anteriormente o que é o efeito estufa, quais são as causas, os principais gases responsáveis pela alteração da composição atmosférica.  Deverá ter trabalhdo também a elevação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera se deve à crescente queima de combustíveis fósseis e das florestas.

Estratégias e recursos da aula

Para realização desta atividade, é necessário que o professor cole um cartaz no quadro, ou mostre-as em um data show, como segue abaixo.

1° Passo: Pedir aos alunos que comentem sobre as imagens o que mais chama a atenção;

2° Passo: Falar sobre quais são as consequências da grande quantidade de poluentes na atmosfera, certamente pela atualidade do tema alguns alunos irão se referir ao aquecimento global;

3º Passo: A partir da constatação dos alunos, o professor deverá retomar alguns conceitos do que é o aquecimento global, pelo que é causado. Lembrando que ele é um fenômeno natural que está se intensificando nas últimas décadas a partir da revolução industrial. Voltando-se para as figuras deverá mostrar a liberação de poluentes para atmosfera e comentar quais os principais gases poluentes.

4º Passo: apresentar para os alunos qual a contribuição brasileira do fenômeno, destacando que no caso brasileiro a liberação dos poluentes se deve principalmente pela mudança no uso do solo, como desmatamento, agricultura intensiva, pecuária, etc e também pela queima da floresta Amazônica.

Neste momento o professor poderá colocar também um vídeo sobre mudanças climáticas disponível em:

El calentamiento global

5º Passo: Para exemplificar quais as consequências deste fenômeno para a flora o professor deverá mostrar uma experiência simples que deverá ser montada no início da aula, que chamará muito a atenção dos alunos, cujas as etapas de montagem serão descritas a seguir:

- levar para sala de aula folhas de alface e de uma outra espécie que tenha folhas mais resistente (coqueiro, folhas ornamentais, folhas de laranjeiras, etc.);

- colocar as folhas dentro de uma caixa de papelão que deverá ter furo com uma lâmpada ligada durante toda a aula;

- a partir do momento que o professor observar que a folha de alface murchou, o professor deverá comentar quais os efeitos do aquecimento para a flora, destacando que algumas espécies são menos resistentes ao aumento na temperatura e que poderão até mesmo ser extintas e por terem menor mobilidade do que a fauna, que poderá se descolar para áreas menos afetadas.

6º Passo: Para exemplificar as consequências no meio urbano o professor deverá destacar as mudanças ocorridas atualmente no regime das precipitações, em que se constata uma concentração das chuvas, ou seja, volumes esperados para um mês têm grande porcentagem do volume precipitado em um dia, causando diversos transtornos nas áreas urbanas do país, como alagamentos e deslizamentos de terra.

7º Passo: O professor deverá pedir aos alunos que pesquisem na sala de informática em jornais eletrônicos notícias sobre efeitos das chuvas no país. Esta atividade aproximará o aluno do conceito de mudanças climáticas, o levando a constatar que este fenômeno está ocorrendo e que as suas consequências estão bem próximas da sua realidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
El calentamiento global Vídeo
Recursos Complementares

Sobre informações sobre as mudanças climáticas e suas consequências no Brasil o professor poderá acessar o site do Agritempo onde estão disponíveis várias publicações sobre mudanças climáticas:

http://www.agritempo.gov.br

O professor poderá indicar vários nomes de jornais nacionais que apresentam versões eletrônicas como, por exemplo, o Estadão:

www.estadao.com.br/

Além de sites de jornais locais e regionais  aproximando ainda mais o tema da realidade do aluno.

Avaliação

Os alunos deverão anotar no caderno o título das manchetes de jornais, que depois serão anotadas em um cartaz e depois o fixar em um mural do colégio para chamar a atenção para o tema, pelos demais alunos, professores e funcionários da escola.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ana Carla, E.E.I.E.F. Gilberto Leite de Aquino , Ceará - dijo:
    a.carla.feitosa@bol.com.br

    27/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Gostei muito da sugestão de aula. Fácil de colocar em prática e com pouca duração...podendo ser ministrada em duas aula!Não conhecia esse portal do professor, por falta de informação.A diretora da minha escola q indicou e estou muito feliz em poder contar com esse recurso,pois está me ajudando muito! Obg


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.