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Orações coordenadas: as relações semânticas em foco

 

01/03/2010

Autor y Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula tem por objetivo promover uma reflexão sobre as relações semânticas construídas nos períodos compostos por coordenação, levando os alunos a aprimorar a sua compreensão dos sentidos veiculados pela relação entre as orações coordenadas.

Esta aula tem por objetivo promover uma reflexão sobre as relações semânticas construídas nos períodos compostos por coordenação, levando os alunos a aprimorar a sua compreensão dos sentidos veiculados pela relação entre as orações coordenadas.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É recomendável que os alunos tenham conhecimentos mínimos de sintaxe, saibam, por exemplo, delimitar o que uma oração.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar a aula, o professor deve apresentar aos alunos os cinco períodos compostos a seguir e solicitar que eles resolvam os questionamentos “a” e “b”.

1.     “Não pertenço a nenhuma religião específica, mas sinto que há uma força superior a mim atuando, uma força positiva.” (Michael J. Fox, VEJA, 2 de dezembro de 2009)

2.    “A doença afeta cada pessoa de forma única. Os corpos reagem de maneiras distintas e os sintomas mudam o tempo todo.” (Michael J. Fox, VEJA, 2 de dezembro de 2009)

3.    “Muitas pessoas que sofrem acidentes graves ou são acometidas por doenças como o Parkinson procuram ajuda na religião.” (VEJA, 2 de dezembro de 2009)

4.    “Os frutos mais doces da árvore do Yoga só podem ser colhido s nos ramos mais altos e mais tenros, portanto [os frutos mais doces da árvore do Yoga] verdade iramente impraticáveis àqueles cujo egoísmo pesa uma tonelada” (José Hermógenes de Andrade Filho, VEJA, 2 de dezembro de 2009)

5.    “É duro suportar as limitações físicas, porque adoro esportes.” (Michael J. Fox, VEJA, 2 de dezembro de 2009)

a)    Expliquem a relação de sentido existente entre os trechos colocados em destaque dentro do quadro.

Quadro

Oração 1 Oração 2 Explicação
1 Não pertenço a nenhuma religião específica sinto que há uma força superior a mim atuando, uma força positiva.
2 Os corpos reagem de maneiras distintas os sintomas mudam o tempo todo.
3 Muitas pessoas que sofrem acidentes graves são acometidas por doenças como o Parkinson.
4 Os frutos mais doces da árvore do Yoga só podem ser colhidos nos ramos mais altos e mais tenros [os frutos mais doces da ávore do Yoga] verdadeiramente impraticáveis àqueles cujo egoísmo pesa uma tonelada.
5 É duro suportar as limitações físicas adoro esportes.

b)    Qual termo, no período, é responsável por estabelece tal relação. Substitua-o por outro termo ou expressão mantendo o mesmo sentido

Ao realizar a correção dessa atividade com os alunos, sugerimos que o professor elabore um esquema na lousa (quadro negro), explicitando os sentidos que estão implícitos na construção dos perío dos. Vejamos:

CONSTRU ÇÃO ADVERSATIVA

1.    Não pertencer a nenhuma religião específica (expl ícito) ==> não crer em força superior (ideia suporte implícita) <== MAS, PORÉM, CONTUD O, TODAVIA, ENTRETANTO... ==> sentir que há uma força superior atuando (ideia oposta explí cita)

CONSTRUÇÃO ADITIVA

2.    A doença afeta cada pessoa de form a única (explícito) ==>

Os corpos com a doença reagirem de maneiras distintas <== E (NÃO SÓ... MAS TAMBÉM) ==> os sintomas da doença mudam o tempo todo (ideias afins explícitas)

CONSTRUÇÃO ALTERNATIVA

3.    Pessoas que sofrem acidentes graves <== OU (QUER... QUER) ==> pessoas que são acometidas com por doenças graves. (ideias afins explícitas)

CONSTRUÇÃO CONCLUSIVA< /p>

4.   Os frutos mais doces da árvore do Yoga só podem ser colhidos nos ramos mais altos e mais tenros (ideia explícita) ==> colher os frutos exige esforço (=/= má vontade, egoísmo) (ideia suporte implícita) <== PORTANTO, LOGO, POR CONSEGUINTE ==> os frutos mais doces da árvore do Yoga são impraticáveis àqueles cujo egoísmo pesa uma tonelada (ideia resultante explícita).

CONSTRUÇÃO EXPLICATIVA

5.    É duro suportar as limitações físicas (explícito) ==> limitações físicas dificultam as prática de esportes(ideia suporte implícita)  <== PORQUE, POIS, PORQUANTO ==> adoro esp ortes (ideia justificativa explícita)

No segundo momento da aula, o professor deve apresentar o texto “Tecnologia para ricos ou pobres” aos alunos. Nesse texto, encontramos exemplares de relação semântica composta por coordenação. As questões que seguem o texto procuram levar à localização dessas relações semânticas na constituição do texto.

TEXTO: "Tecnologia para ricos ou pobres?" (Disponível em: http://veja.abril.com.br/251109/tecnologia-para-ricos-ou-para-pobres-p-28.shtml , acessado em 12 de dezembro de 2009).

a)    O autor reconhece que a Revolução Industrial “pesou no lombo do operariado”, mas afirma que essa class e de trabalhadores também se beneficiou com a Revolução. Qual foi esse benefício? Cite alguns e xemplos para ilustrar a sua respost a. Utiliz e uma construção adversativa em sua resposta.

b)    Segundo o autor, qual é a situação de alguns municípios brasileiros no que diz respeito às livrarias? Com que objetivo ele menciona esse fato? Utilize uma construção alternativa em sua resposta.

c)&nbs p;   Explique por que o autor afirma que os 32 volumes da Britânica, hoje, seriam dignos de riso. Utilize uma construção expl icativa em sua resposta.

d)    De acordo com o texto, como um representante da classe popular poderia burlar o preço ab surdo dos CDs? Utilize uma construção aditiva em sua resposta.

e)    Considerando as ideias do texto, construa um período conclusivo articulando as seguintes noções: o sucesso dos computadores / os hippi es ficarem milionários.

f)     Ao final do ensaio, o autor faz alguns questionamentos. O que ele questiona? Utilize em sua resposta uma construção alternativa.

Após os alunos terem concluído tal atividad e, deve ser solicitado que alguns deles exponham as suas respostas e, a partir da exposi ção, as construções propostas por eles devem se discutidas e avaliadas.

Ao final desta aula, sugerimos que o professor proponha a atividade a seguir, po is acreditamos que ela pode auxiliar os alunos na fixação do conteúdo trabalhado.

Os alunos devem se reunir em grupos de três e trabalhar com a oração  Mas a Deus tudo é possível,  que foi veiculada em um para-choque de caminhão, realizando as seguintes tarefas:

a) Elaborar orações antecedentes que possam se articular a esta encontrada em caminhão.

b) Transformar a oração encontrada em caminhão em: aditiva, alternativa, conclusiva e explicativa. Para cada uma das orações criadas, o grupo deve propor uma oração antecedente.

Finalmente, os grupos devem expor as frases que produziram para o professor e para os demais colegas de classe.

Recursos Complementares

Avaliação

A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir da discussão em sala de aula de cada uma das atividades.

Sugerimos que o professor avalie a última atividade, na qual os alunos tiveram que produzir diferentes orações coordenadas a partir de uma oração encontrada em para-choque de caminhão.

Julgamos interessante que o professor proponha outras atividades que permitam os alunos criar períodos compostos por coordenação, por exemplo, produzindo slogans, títulos, etc. Além disso, acreditamos que o trabalho com interpretação de textos, cujas perguntas levem os alunos a perceber ou construir relações de coordenação, pode ser muito eficiente.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33,33%

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Opiniones

  • Valéria Pereira Matos, CIEP BRIZOLAO 320 ERCILIA ANTONIA DA SILVA , Rio de Janeiro - dijo:
    valeria94@oi.com.br

    26/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa


  • nnnn, integral , Distrito Federal - dijo:
    rodrigoavila962@gmail.com

    12/06/2013

    Uma estrela

    não tem esclarecimento das informações. afff


  • Liliane Romão, Particular , Pernambuco - dijo:
    profa_liliane@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! Aliás, tudo que vi de Priscila Lacerda foram ótimas sugestões. Sempre estou conectada com o site do portal do professora. Afinal, no que diz respeito a didática, as faculdades estão deixando muito a desejar. Obrigado!


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