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Produção de texto: a organização do parágrafo

 

23/01/2010

Autor y Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entendendo o parágrafo como unidade textual mínima, pretendemos, com esta aula, levar os alunos a aprimorarem a sua habilidade de produção e interpretação de diversos textos em prosa.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomendamos que, antes desta aula, os alunos tenham a oportunidade de fazer um estudo sobre a construção de relações lógicas entre sentenças.

Estratégias e recursos da aula
  • Ao iniciar a aula, o professor deve solicitar aos alunos que redijam um parágrafo intitulado “A televisão prejudica a sua vida”, imaginando que este parágrafo seria publicado em um jornal da cidade, na seção destinada à opinião do leitor.
  • Depois que os alunos tenham produzido o seu texto, o professor deve direcioná-los a uma reflexão sobre o próprio texto a partir dos questionamentos a seguir.

a)    Qual é a idéia principal do seu parágrafo?

b)    Que outras ideias você utilizou para desenvolver a sua ideia principal?

c)    O que você concluiu em seu parágrafo.

d)    Você considera que o seu parágrafo ficou bem organizado? Por quê?

  • O objetivo deste exercício é fazer com que os alunos tenham uma produção própria para tomar de referência, a qual eles possam avaliar a partir das reflexões desenvolvidas durante a aula. Dessa forma, recomendamos que o professor recolha esta atividade e devolva-a aos alunos ao final das outras atividades.
  1. Como organizar o parágrafo?
  • O professor deve apresentar aos alunos o parágrafo informativo a seguir e solicitar que eles o leiam e façam as questões de “a” a “d”.

Bicicleta híbrida usa sistema da formula 1

20 de dezembro de 2009

Embora não tenha produzido resultados expressivos no combate ao aquecimento global, a reunião dos líderes mundiais em Copenhague, nas últimas duas semanas, serviu de cenário para o lançamento de uma simpática novidade tecnológica. Um aparelho em forma de disco desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, em parceria com o governo italiano, transforma a bicicleta comum num veículo híbrido, com um pequeno motor movido a energia elétrica. Para isso, basta encaixá-lo na roda traseira da bicicleta, ligando-o à coroa dentada menor. A adaptação resulta num veículo bem diferente das bicicletas elétricas tradicionais, com seu emaranhado de fios e baterias. O aparelho permite que a bicicleta atinja a velocidade de 25 quilômetros por hora sem o auxílio dos pedais - e ajuda bastante a enfrentar ladeiras íngremes. Os idealizadores do protótipo apresentado na Dinamarca, batizado de Roda de Copenhague, esperam que o veículo incentive o uso dos meios de transporte não poluentes no dia a dia.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/bicicleta-hibrida-usa-sistema-formula-1-521488.shtml, acessado em 20 de dezembro de 2009.

Questões:

a)    Separe este parágrafo em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

b)    Qual é o tema abordado por esse parágrafo? Comprove a sua resposta assinalando uma expres são que faça referência a esse tema em cada uma das partes do texto.

c)    Faça uma análise: o que é apresentado em cada uma das partes do texto.

Chaves de resposta:

a)      Introdução = Do início até “...uma simpática novidade tecnológica.”; desenvolvimento = de “Um aparelho em forma de disco...” até “...ladeiras íngremes.” e conclusão = de “Os idealizadores do protótipo...” até o final.

b)      A criação de uma bicicleta elétrica. Introdução = “simpática novidade tecnológica”; desenvolvimento = “bicicleta” e conclusão = “protótipo”.

c)       Na primeira parte (Introdução), é apresentada uma contextualização, informa-nos onde foi divulgada a invenção e se enuncia a própria invenção. Na segunda parte (Desenvolvimento), é apresentada uma breve explicação de como foi criada a bicicleta elétrica e de como ela funciona. Na terceira parte (conclusão), é apresentada a expectativa que se tem em relação ao invento, o que se pretende alcançar através da sua criação.

  • Após fazer a correção da atividade com os alunos, o professor deve apresentar-lhes a noção de tópico frasal e, em seguida, o questionamento em “d”.

A idéia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave. Geralmente a idéia central ou tópico frasal vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a idéia central.

Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/topico-frasal, acessado em 20 de dezembro de 2009.

d) Qual é o tópico frasal do parágrafo intitulado “Bicicleta híbrida usa sistema da fórmula 1”?

Chave de resposta:

d)      ... a reunião dos líderes mundiais em Copenhague, nas últimas duas semanas, serviu de cenário para o lançamento de uma simpática novidade tecnológica

Como se dá a relação entre parágrafos?

  • No segundo momento da aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos um texto e, a partir dele, trabalhe a relação entre parágrafos.

Vitamina C: Benefícios para a saúde e beleza

Quem acha que a vitamina C só é útil na hora de prevenir resfriados, está muito enganado. Ela tem muito mais benefícios para a nossa saúde e até beleza. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o antienvelhecimento precoce.

Uma alimentação rica em vitamina C ajuda na absorção do cálcio e por conseqüência, fortalecimento dos ossos, e faz com que a cicatrização seja melhor, pois favorece a síntese do colágeno. A vitamina C é fácil de ser encontrada em alimentos do nosso dia-a-dia, como na laranja, brócolis, ervilha, tomate, couve, mamão, morango, entre outros.

O importante é conseguir balancear a alimentação de forma que se ingira em uma refeição todos os nutrientes necessários. "Não é só a falta de vitaminas e minerais que podem prejudicar o organismo, o excesso também", explica Daniela Jobst, nutricionista funcional.

Fonte: http://www.nece ssaire.com.br/vitamina-c-beneficios-para-a-saude-e-beleza/, acessado em 20 de dezembro de 2009.

  • Após terem feito uma leitura do texto, em duplas, os alunos devem responder às questões de “a” e “c”.

a)    Qual é o tema abordado pela notícia?

b)    Qual é o tópico frasal de cada um dos parágrafos do texto?

Chaves de resposta:

a)      Os benefícios que a vitamina C traz para a saúde e para a beleza.

b)      1º = Ela [a vitamina C] tem muito mais benefícios para a nossa saúde e até beleza.

2º = Uma alimentação rica em vitamina C ajuda na absorção do cálcio e por conseqüência, fortalecimento dos ossos, e faz com que a cicatrização seja melhor, pois favorece a síntese do colágeno.

3º = O importante é conseguir balancear a alimentação de forma que se ingira em uma refeição todos os nutrientes necessários.

  • Sugerimos que o professor elabore na lousa (quadro negro), juntamente com os alunos, um esquema descrevendo o desenvolvimento do tema no texto.  Vejamos:

VITAMINA C è bom para a saúde e para a beleza (1º parágrafo) è ajuda na absorção do cálcio e favorece a síntese do colágeno è alguns alimentos ricos em vitamina C (2º parágrafo) è importância de se balancear a alimentação (3º parágrafo)

  • O professor deve chamar a atenção dos alunos para a organização do texto, que se mantém dentro do mesmo tema, mas focaliza progressivamente aspectos diferentes.
  • Sugerimos que, como atividade final, o professor peça aos alunos que retomem o parágrafo criado por eles no início da aula. Ele devem, agora, aprimorar o trabalho que haviam feito e acrescentar mais um parágrafo fazendo um diálogo com a charge colocada a seguir.

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Fonte: http://www.techzine.com.br/wp-content/uploads/2008/04/windowslivewriterb9b46a3d1dfe-1085bevolucao-do-homem-e-da-tv-2.j pg, acessado em 20 de dezembro de 2009

Recursos Complementares

O sítio http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/paragrafo (acessado em 20 de dezembro de 2009) traz boas informações sobre o tema.

Avaliação
  • A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir da discussão em sala de aula de cada uma das atividades.
  • Como avaliação, julgamos que seja interessante os alunos trocarem uns com os outros os textos produzidos na última atividade da aula. O professor deve, então, pedir que eles reconheçam tema, tópico frasal e progressão no texto dos colegas. Ao final desta atividade, devem ser recrutados alguns alunos para expor a análise que feita.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/7 - 85,71%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 1/7 - 14,29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

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Opiniones

  • lucilia, fasb , São Paulo - dijo:
    lucilia444@hotmail.com

    27/08/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito util este site!Valeu!!!!!!


  • king, Colégio Polígono , Paraíba - dijo:
    luanlcbbatista@hotmail.com

    13/05/2013

    Cinco estrelas

    achei ótimo


  • cida de souza , emeb arlindo miguel teixeira , São Paulo - dijo:
    prmags@ig.com.br

    06/05/2013

    Cinco estrelas

    apareciei muito seu trabalho e no qual eu poderei direcionar outras atividades que o complementem criativa e é o que falta em nossas aulas agradeço por poder usufrir dessas informações com meus alunos cito em sala sempre a origem respeitando assim o trabalho de cada um


  • Helena Risalva, Professora Maria Ana , Pernambuco - dijo:
    helenaveris_20@hotmail.com

    15/07/2011

    Três estrelas

    Aula criativa e dinâmica. Uma boa sugestão para se trabalhar em sala da aula.


  • Márcia Janete Kozar Trojan, DARIO VELOSO C E PROF E FUND MED NORM , Paraná - dijo:
    marciafafi2006@bol.com.br

    16/06/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, achei muito interessante esta atividade com produção textual. Obrigada pelas sugestões.Abraço,profª.Márcia.


  • Haydee, CEDL , Rio de Janeiro - dijo:
    haydeemonteirodebarros@hotmail.com

    28/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula! fiz essa atividade em minha classe e teve um rendimento muito bom.


  • Sônia Mariza Dotto, EMEB João Cadore - Polo Educacional do Angico , Rio Grande do Sul - dijo:
    smdotto@hotmail.com

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, excelente, enquanto lia a aulas ia tendo muitas ideias para colocar em prática em sala de aula.


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