21/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
- Escrever mensagens rápidas e pessoais;
- Deduzir o significado das palavras pelo contexto;
- Criar enigmas que possam ser decifrados pelo destinatário.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
- Bilhete enigmático do Menino Maluquinho
- folha de papel ou caderno
- gravuras e letras recortadas de revista ou jornal
Pergunte aos alunos se já ouviram falar em enigmas ou se conhecem algum. Caso ninguém conheça, peça para procurarem no dicionário e escreva no quadro a definição lida por eles.
Ex: Enigma é alguma coisa misteriosa, difícil de adivinhar.
Desafie a turma para desvendar um bilhete enigmático, mas antes apresente um quadro de dicas para descobrir as palavras.
Por exemplo:- Risque as letras indicadas quando aparecer o sinal – (menos).
- Acrescente as letras indicadas quando aparecer o sinal +(mais).
- Apague as letras riscadas.
- Leia a palavra que formou escreva no local da palavra antiga.
- Escreva todo o bilhete e descubra a mensagem.
Almanaque do Menino Maluquinho
Resolva os dois primeiros enigmas (palavras) junto com a turma, para depois conseguirem descobrir os outros sozinhos ou em dupla. Circule pela sala e ajude-os apenas quando for solicitado ou for necessário.
Depois de resolverem os enigmas, sugiro que o professor converse com os alunos se costumam mandar ou receber bilhetes, o que costumam ou não escrever e assim oriente as observações sobre as informações contidas no bilhete enigmático.
Quem mandou o bilhete?
Para quem foi enviada a mensagem?
Qual o tipo de mensagem escrita pelo Menino Maluquinho?
Qual o tamanho do texto?
Por fim, peça para criarem bilhetes enigmáticos utilizando gravuras e letras de revista ou jornal e trocarem com os colegas. Outra sugestão seria fazer um sorteio de nomes e cada um criaria um bilhete enigmático para o colega que tirou.
Site:
http://www.meninomaluquinho.com.br/
Sugestão de Livros:
A novela da panela
Angela Lago
Editora Moderna
Era uma vez uma bruxaLia Zatz
Editora Moderna
Avalie se os alunos conseguiram:
Descobrir as palavras do enigma;
Se a mensagem contida no bilhete foi lida e compreendida;
Se o bilhete enigmático criado foi entendido pelo destinatário;
Se a linguagem utilizada estava adequada ao tipo de texto escrito.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/01/2016
Cinco estrelasAula interessante, muito divertida e excitante.
12/04/2013
Cinco estrelasexcelentes recursos
01/12/2011
Cinco estrelasBOM DE MAIS ADOREI VALEU
13/05/2010
Cinco estrelasAdorei. Precisava de uma aula dinâmica e que prendesse a atenção deles. Obrigada!!!!