20/01/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
◦ Prova real com adição de 2 ou 3 parcelas.
◦ Constatação que adição e subtração são operações inversas.
◦Nomenclatura dos termos da adição e subtração.
◦ O professor entrega a cada aluno uma folha de papel ofício.
◦Pede que os alunos pintem ou risquem um dos lados da folha.
◦Pergunta:
“Se este pedaço de papel representasse um termo da adição, qual seria? Por quê?”
A turma dirá o termo explicando a razão:
→ Soma ou total, pois representa tudo que se tem. O todo, o total.
Pede, então, que os alunos escrevam o nome do termo em toda sua extensão.
Solicita que os alunos dobrem a folha em duas partes e que pintem de cores diferentes o lado ainda não utilizado.
Pergunta:
“Se estas partes de papel representassem termos da adição, quais seriam? Por quê?”
A turma deverá responder “parcelas”, explicando que juntando, unindo, somando, adicionando as duas partes, será encontrada a soma ou total.
Pede que os alunos escrevam os nomes dos termos nas duas partes.
O professor realiza a seguinte brincadeira com a turma, orientando os alunos no seu vira-vira do papel. (o papel não é cortado, somente acontece a dobradura)
a) Temos a 1ª parcela.
Se juntarmos a ela a 2ª parcela.
O que encontraremos?
Vira o papel, desdobra-o e a turma descobre:
b) Temos a soma ou total. Se tirarmos dela a 2ª parcela (vira este termo), o que encontraremos?
A dobradura mostrará a 1ª parcela.
c) Temos a soma ou total. Se tirarmos dela a 1ª parcela (vira este termo), o que encontraremos?
A dobradura mostrará a 2ª parcela.
A brincadeira deve ser repetida diversas vezes, aumentando-se gradativamente a velocidade dôo “vira-vira”.
O professor divide a turma em grupos e faz o seguinte desafio:
“Como realizar o “vira-vira” com três parcelas?
Os alunos realizarão diversas tentativas.
Poderão descobrir sozinhos, mas se apresentarem grande dificuldade, o professor deverá orientá-los. O papel, agora deve ser dividido em 3 partes.
As soluções encontradas no “vira-vira” deverão ser registradas numa folha de blocão.
Tira-se da soma ou total a 1ª parcela, depois a 2ª parcela. O resultado será a 3ª parcela.
Soma ou total - 1ª parcela -2ª parcela=3ª parcela
Soma ou total – (1ª parcela +2ª parcela)=3ª parcela
Este raciocínio deve ser aplicado para cada uma das parcelas.
Depois, exercita a reversibilidade.
“Então, se juntarmos a 1ª parcela, a 2ª parcela e a 3ª parcela, encontraremos a soma ou o total.
Mais uma vez a turma deve realizar o vira-vira diversas vezes.
Outras descobertas poderão acontecer a partir da brincadeira.
Ex: A turma, certamente, terá dividido seu papel em partes com diferen tes tamanhos. Os alunos p erceberão que o vira-vira foi possível na adição, independente do valor das parcelas.
O professor, durante toda a realização do vira-vira, terá momentos ricos que serão importantes serem avaliados.
Depois do jogo, poderá realizar também exercícios envolvendo o conteúdo trabalhando, como cálculo da prova real da adição e problemas envolvendo os seus termos.
Três estrelas 2 calificaciones
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02/05/2011
Duas estrelascould not find what I wanted, but I thought it was cool what he said
01/03/2011
Quatro estrelasgostaria de ter maiores explicações com numeros concretos numa demonstração da operação e simultaneamente a prova real da adição com tres parcelas