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Brincando com as ondas

 

16/06/2008

Autor y Coautor(es)
Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender o conceito Físico de ondas; • Conhecer como uma perturbação gera uma onda mecânica.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Experiências do cotidiano com ondas em uma corda, ondas em lagos ou na praia.
Estratégias e recursos da aula

Motivação / Introdução: (10 minutos)

    Com o intuito de ganhar a atenção dos estudantes e motivá-los para aprender este novo e fascinante conceito, o professor pode começar a aula introduzindo o seguinte questionamento:


O que é uma onda? Como surgem as ondas?

Com esta pergunta direcionada aos alunos, o professor conseguirá deixar em evidência, todas as experiências prévias dos estudantes com relação a este assunto. Mas agora, estas experiências serão relembradas através de um foco diferente. As crianças tentarão se recordar de situações passadas envolvendo este tipo de fenômeno, mas focando estes dois questionamentos: O que é uma onda? Como surgem as ondas? Para responder a estas duas perguntas, devemos construir com eles o conceito Físico de ondas mecânicas e mostrar-lhes como este fenômeno surge.

Em sala de aula: (20 minutos)

 Como surgem as ondas?

Professor, para solucionar este primeiro questionamento (O que é uma onda?), realize uma experiência na sala de aula. Você pode escolher duas experiências que podem auxiliá-lo a responder esta pergunta, ou mesmo utilizar as duas. Podemos utilizar uma bacia grande, ou uma corda para gerar algumas ondas mecânicas. O procedimento experimental com os dois aparatos, são iguais. Utilizando uma corda, amarre uma das extremidades desta em uma cadeira. Puxe a outra extremidade da corda que ficou em sua mão para cima e para baixo, tentando transmitir um pulso de onda por esta corda. Peça para que seus estudantes apenas observem o fenômeno atentamente. Indique a eles que fixem o olhar em um ponto específico da corda e em seguida discuta o que estão observando. Provavelmente comentarão que qualquer ponto da corda apenas sobe e desce quando o pulso de onda passa por este ponto. Se este relato não partir deles, comente este fato. Agora que o fenômeno foi observado pelos estudantes, interrompa o experimento e juntamente com a turma sugira a eles como definir o que foi observado cientificamente. Saliente com eles alguns aspectos importantes neste fenômeno:

A corda estava esticada e através de uma perturbação começamos a observar uma série de pulsos se propagando na corda. Uma perturbação no meio, no caso o pulso dado pelo professor na corda foi responsável pelo aparecimento da onda. Assim, de fina com seus alunos que:

Ondas surgem de perturbações em um meio.

 

Os pulsos ondulatórios passam pela corda, mas não alteram o seu comprimento. Ao olharmos para um ponto específico da corda, este permanece na mesma posição depois da passagem da onda. Com isso, o que se propaga na corda não é matéria, mas sim a energia gasta pelo professor para gerar a onda fazendo com que chegue até a outra extremidade da corda. Desta forma podemos definir uma onda como:

Uma onda é a propagação de uma perturbação em um meio, que conduz energia de um ponto para outro, sem alterar a quantidade de massa em cada ponto, ou seja, sem transportar matéria.

Professor, saliente com seus alunos estes dois pontos básicos que respondem às duas questões colocadas no início. Peça para que reflitam sobre esta última definição sobre o que é uma onda. Mande que cada aluno responda com suas próprias palavras, baseado na definição acima, o que vem a ser uma onda.

No laboratório de informática: (20 minutos)

    Para que os estudantes possam exercitar a aplicação do conceito aprendido na sala de aula, vamos assistir a um vídeo sobre este assunto. Neste vídeo as crianças poderão perceber que nossa definição de ondas, se aplica de forma perfeita ao fenômeno observado pela personagem. Eles poderão aprender também qual o agente responsável pela perturbação que gera as ondas do mar. Descobrirão também por que existem enormes ondas no mar que se quebram na praia, mas o esmo não acontece em uma lagoa. Para uma primeira exibição, professor, deixe que seus alunos assistam o vídeo sem interrupções. Em uma segunda apresentação, faça algumas interrupções para deixar claro todos os pontos trabalhados na sala de aula.

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a onda? Vídeo
Recursos Complementares
De onde vêm as ondas? Neste vídeo, podemos acompanhar uma breve explicação sobre o conceito de ondas mecânicas e como estas ondas são formadas.
Avaliação
Na avaliação desta aula, o professor pode pedir aos seus alunos que elaborem um relatório contendo uma descrição detalhada de todos os pontos discutidos em sala de aula sobre ondas e onde estes aspectos estão apresentados no vídeo. Sugestão de questionário: 1. Qual o agente da natureza responsável pelo surgimento das ondas na praia? 2. Por que as ondas de uma lagoa não ficam tão grandes como as ondas do mar? 3. Como é chamado o ponto mais auto de uma onda? 4. Explique com suas palavras o que é uma onda e como elas surgem.
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