16/06/2008
José Eduardo Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Motivação / Introdução: (10 minutos)
Com o intuito de ganhar a atenção dos estudantes e motivá-los para aprender este novo e fascinante conceito, o professor pode começar a aula introduzindo o seguinte questionamento:
O que é uma onda? Como surgem as ondas?
Com esta pergunta direcionada aos alunos, o professor conseguirá deixar em evidência, todas as experiências prévias dos estudantes com relação a este assunto. Mas agora, estas experiências serão relembradas através de um foco diferente. As crianças tentarão se recordar de situações passadas envolvendo este tipo de fenômeno, mas focando estes dois questionamentos: O que é uma onda? Como surgem as ondas? Para responder a estas duas perguntas, devemos construir com eles o conceito Físico de ondas mecânicas e mostrar-lhes como este fenômeno surge.
Em sala de aula: (20 minutos)
Como surgem as ondas?
Professor, para solucionar este primeiro questionamento (O que é uma onda?), realize uma experiência na sala de aula. Você pode escolher duas experiências que podem auxiliá-lo a responder esta pergunta, ou mesmo utilizar as duas. Podemos utilizar uma bacia grande, ou uma corda para gerar algumas ondas mecânicas. O procedimento experimental com os dois aparatos, são iguais. Utilizando uma corda, amarre uma das extremidades desta em uma cadeira. Puxe a outra extremidade da corda que ficou em sua mão para cima e para baixo, tentando transmitir um pulso de onda por esta corda. Peça para que seus estudantes apenas observem o fenômeno atentamente. Indique a eles que fixem o olhar em um ponto específico da corda e em seguida discuta o que estão observando. Provavelmente comentarão que qualquer ponto da corda apenas sobe e desce quando o pulso de onda passa por este ponto. Se este relato não partir deles, comente este fato. Agora que o fenômeno foi observado pelos estudantes, interrompa o experimento e juntamente com a turma sugira a eles como definir o que foi observado cientificamente. Saliente com eles alguns aspectos importantes neste fenômeno:
A corda estava esticada e através de uma perturbação começamos a observar uma série de pulsos se propagando na corda. Uma perturbação no meio, no caso o pulso dado pelo professor na corda foi responsável pelo aparecimento da onda. Assim, de fina com seus alunos que:
Ondas surgem de perturbações em um meio.
Os pulsos ondulatórios passam pela corda, mas não alteram o seu comprimento. Ao olharmos para um ponto específico da corda, este permanece na mesma posição depois da passagem da onda. Com isso, o que se propaga na corda não é matéria, mas sim a energia gasta pelo professor para gerar a onda fazendo com que chegue até a outra extremidade da corda. Desta forma podemos definir uma onda como:
Uma onda é a propagação de uma perturbação em um meio, que conduz energia de um ponto para outro, sem alterar a quantidade de massa em cada ponto, ou seja, sem transportar matéria.
Professor, saliente com seus alunos estes dois pontos básicos que respondem às duas questões colocadas no início. Peça para que reflitam sobre esta última definição sobre o que é uma onda. Mande que cada aluno responda com suas próprias palavras, baseado na definição acima, o que vem a ser uma onda.
No laboratório de informática: (20 minutos)
Para que os estudantes possam exercitar a aplicação do conceito aprendido na sala de aula, vamos assistir a um vídeo sobre este assunto. Neste vídeo as crianças poderão perceber que nossa definição de ondas, se aplica de forma perfeita ao fenômeno observado pela personagem. Eles poderão aprender também qual o agente responsável pela perturbação que gera as ondas do mar. Descobrirão também por que existem enormes ondas no mar que se quebram na praia, mas o esmo não acontece em uma lagoa. Para uma primeira exibição, professor, deixe que seus alunos assistam o vídeo sem interrupções. Em uma segunda apresentação, faça algumas interrupções para deixar claro todos os pontos trabalhados na sala de aula.
Nome | Tipo |
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De onde vem a onda? | Vídeo |
Quatro estrelas 2 calificaciones
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24/10/2012
Quatro estrelasÓtimo. esta aula não permite aos alunos pensar em ir pra casa porque a tal está monótona. O aluno aprende mais e ganha mais curiosidades com as aula explicativas e experimentais.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom!!!!!!