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PONTOS E SEGMENTOS COLINEARES E NÃO COLINEARES

 

25/01/2010

Autor y Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar pontos e segmentos colineares.

Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A reta e seus subconjuntos.

Estratégias e recursos da aula

Professor sugere-se trabalhar este conteúdo com a turma na quadra do colégio, pátio ou espaço fora da sala de aula.

Professor a idéia seria de trabalharmos com cabos de vassouras e marcações feitas com fita dupla face.

A idéia inicial seria trabalharmos de dois em dois cabos de vassouras em posições diferenciadas. Fig.1


A colocação dos bastões seria aleatoriamente e na interseção dos bastões seria colocada uma fica dupla face com um ponto M e um ponto Q no bastão 1.
Prosseguindo acrescentaríamos mais dois bastões e novos pontos. Fig. 2

E finalmente mais dois bastões e pontos em outras novas posições. Fig. 3


Professor a participação dos alunos é importante, pois os oriente que os bastões estão representando retas, nas interseções das retas estão representados pontos e alguns pontos aleatórios.


Professor agora pode orientá-los sobre o conceito de ponto colinear. Na reta 1 temos os pontos M, L e Q, são pontos colineares porque pertencem a uma mesma reta.


Professor peça aos alunos para identificarem outra possibilidade dos pontos serem colineares.


Professor apresente os pontos P, K e T os três pontos ou mais são chamados de não colineares quando estão dispostos de tal modo que não é possível a uma reta passar por todos os pontos.


Após as informações aponte para alguns pontos e peça para os alunos classificarem indicando como colineares ou não-colineares e justifiquem.


Exemplo:
T, K e L são pontos... por quê?
Q, M e T são pontos... por quê?
P e K são pontos... por quê?


Professor sugere-se a turma voltar para sala de aula e ser apresentado um jogo de varetas confeccionado com varetas para churrasco. É importante que confecção do jogo seja feita antecipadamente pelo professor, pois requer pintura nas varetas e o cuidado da retirada das pontas pontiagudas, para não haver acidentes.


Professor o ideal seria confeccionar uma quantidade de varetas, para que houvesse um número suficiente para toda turma participar dividida em grupos. Cada grupo com número de alunos estaria dispondo aleatoriamente as varetas e conforme a disposição estaria determinando pontos colineares e não-colineares.



Os grupos professor poderão dispor pontos e classificá-los tantos quanto desejarem. O incentivo a atividade farão fixarem melhor este conteúdo.

Professor pode sugerir para os alunos o uso de pontos coloridos e pedirem para anotarem suas classificações.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser:


• Os alunos demonstraram compreender ponto colinear e não-colinear?


• Os alunos na atividade prática demonstraram terem fixado melhor o conteúdo?


• Os alunos demonstraram participação e envolvimento em todas as etapas apresentadas?

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