23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Sistema de numeração decimal |
Os estudantes terão contato com outros sistemas de numeração. Analisando vantagens e desvantagens de cada um deles.
Operações básicas
Conhecer a origem dos conceitos e conteúdos que usamos atualmente motiva os estudantes e permite maior clareza na compreensão de
Converse com a classe e descubra se eles conhecem outras formas de representar números além da que usamos habitualmente.
É bem possível que ele conheçam os numerais romanos. E talvez sugiram uma representação com risquinhos, por exemplo.
Questione-os do porque esses métodos não são largamente usados! As diferentes formas de representar quantidades são chamadas de SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
Comente que existem (existiram) inúmeras outras formas de representar quantidades. Leve-os até a sala de informática para apresentas algumas delas.
Recurso 1 – "Números" romanos
FIGURA 1
Recurso 2 – "Números" Babilônios
FIGURA 2
Recurso 3 – "Números" Gregos
FIGURA 3
Recurso 4 – "Numeração" Maia
Chronological interpretation of mayan numerals
FIGURA 4
Estes objetos requerem um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737
Os alunos devem sentar em duplas, levando papel e lápis. Eles devem anotar os símbolos de cada sistema de numeração para as quantidades de 1 até 10.
Ainda devem responder sobre a existência do zero e se percebe m alguma regra para obter o próximo valor de uma sequência, ou seja, uma regra para determinar o sucessor.
Sugira que eles anotem também um valor bem grande! O restante da aula pode ser realizado em sala de aula.
Para que um conjunto de símbolos represente um Sistema de Numeração eficiente ele deve contemplar três pontos:
1 – Ter uma regra para o sucessor;
2 – Ser capaz de representar todos os números naturais (quantidades);
3 – A representação de qualquer número é única.
Além disso, podemos classificar sistemas de numeração como aditivo ou posicional.
Por exemplo, os números romanos seguem um padrão aditivo pois cada símbolo representa sempre a mesma quantidade independe da sua posição no número. Já o sistema decimal (o que usamos atualmente), é posicional, pois o algarismo 2 pode valer apenas dois se for escrito na casa das unidades e vinte se for escrito na casa das dezenas.
Essa observações podem ser interessantes para a classe, peça que eles examinem os sistemas vistos na sala de informática.
Faça essas discussões em sala.
Cada grupo pode apresentar suas observações sobre cada sistema, anotando o valor grarde na lousa.
Atente também para vantagens e desvantagens de cada um. Por exemplo, muitos símbolos, muito grande para números grandes, confuso no meio de um texto, difícil de fazer contas etc.
Nome | Tipo |
---|---|
Greek numerals | Animação/simulação |
Roman numerals | Animação/simulação |
Babylonian numerals | Animação/simulação |
Chronological interpretation of mayan numerals | Animação/simulação |
Revista do Professor de Matemática – SBM - http://www.ime.usp.br/~rpm/cms/
Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - http://www.obmep.org.br
Os alunos podem ter como tarefa criar um sistema de numeração (símbolos e regras).
Cinco estrelas 1 calificaciones
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25/04/2012
Cinco estrelasNa minha opinião eles esplicaram tudo muito bem explicado e eles estão de parabens.