Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Maias, Gregos, Romanos e Babilônios – outros sistemas de numeração!

 

23/01/2010

Autor y Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz A. Malagutti

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os estudantes terão contato com outros sistemas de numeração. Analisando vantagens e desvantagens de cada um deles.

Duração das atividades
Duas aulas simples ou uma dupla (100min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações básicas

Estratégias e recursos da aula

Importância & Conteúdo no dia-a-dia

Conhecer a origem dos conceitos e conteúdos que usamos atualmente motiva os estudantes e permite maior clareza na compreensão de

Motivação & Introdução

Converse com a classe e descubra se eles conhecem outras formas de representar números além da que usamos habitualmente.

É bem possível que ele conheçam os numerais romanos. E talvez sugiram uma representação com risquinhos, por exemplo.

Questione-os do porque esses métodos não são largamente usados! As diferentes formas de representar quantidades são chamadas de SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

Comente que existem (existiram) inúmeras outras formas de representar quantidades. Leve-os até a sala de informática para apresentas algumas delas.

Atividades

Recurso 1 – "Números" romanos

Roman numerals

Romano

FIGURA 1

Recurso 2 – "Números" Babilônios

Babylonian numerals

undefined

FIGURA 2

Recurso 3 – "Números" Gregos

Greek numerals

undefined

FIGURA 3

Recurso 4 – "Numeração" Maia

Chronological interpretation of mayan numerals

undefined

FIGURA 4

Estes objetos requerem um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737

Os alunos devem sentar em duplas, levando papel e lápis. Eles devem anotar os símbolos de cada sistema de numeração para as quantidades de 1 até 10.

Ainda devem responder sobre a existência do zero e se percebe m alguma regra para obter o próximo valor de uma sequência, ou seja, uma regra para determinar o sucessor.

Sugira que eles anotem também um valor bem grande! O restante da aula pode ser realizado em sala de aula.

Para que um conjunto de símbolos represente um Sistema de Numeração eficiente ele deve contemplar três pontos:

1 – Ter uma regra para o sucessor;

2 – Ser capaz de representar todos os números naturais (quantidades);

3 – A representação de qualquer número é única.

Além disso, podemos classificar sistemas de numeração como aditivo ou posicional.

Por exemplo, os números romanos seguem um padrão aditivo pois cada símbolo representa sempre a mesma quantidade independe da sua posição no número. Já o sistema decimal (o que usamos atualmente), é posicional, pois o algarismo 2 pode valer apenas dois se for escrito na casa das unidades e vinte se for escrito na casa das dezenas.

Essa observações podem ser interessantes para a classe, peça que eles examinem os sistemas vistos na sala de informática.

Faça essas discussões em sala.

Cada grupo pode apresentar suas observações sobre cada sistema, anotando o valor grarde na lousa.

Atente também para vantagens e desvantagens de cada um. Por exemplo, muitos símbolos, muito grande para números grandes, confuso no meio de um texto, difícil de fazer contas etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Greek numerals Animação/simulação
Roman numerals Animação/simulação
Babylonian numerals Animação/simulação
Chronological interpretation of mayan numerals Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos podem ter como tarefa criar um sistema de numeração (símbolos e regras).

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.