Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Trabalho e sua Relação com a Natureza

 

16/02/2009

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Descrever e comparar o trabalho e a técnica nas diferentes sociedades humanas e suas respectivas relações com a natureza. • Relacionar as transformações do espaço pelo trabalho das diferentes sociedades humanas e os problemas ambientais. • Conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais. • Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem que estão inseridos.
Duração das atividades
2 aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de trabalho, paisagem e ação antrópica
Estratégias e recursos da aula

Introdução

Caro professor, perceber com seus alunos a questão das relações o trabalho e sua intervenção na natureza proporcionará o entendimento de que o ser humano, para sobreviver e se realizar, cria meios de subsistência e assim se relaciona com o meio ambiente para transformar a matéria natural em objeto de cultura, através do trabalho.

Obs. Essa é uma sugestão de aula que deve ser desenvolvida conjuntamente com o docente de história.

Para saber mais, visite:

www.ub.es/geocrit/sn/sn119-18.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1639/imagens/trabalho_e_natureza1.jpg

Aula 01

Professor (a) inicie sua aula com um marco teórico referencial para sua atividade. Cite que no princípio da humanidade, havia uma ordem de integração entre o homem e a natureza, onde o ritmo de trabalho e da vida dos homens associava-se ao ritmo da natureza.

Isso ocorreu por vários séculos até o advento da revolução industrial. No contexto do modo de produção capitalista, trazido por essa revolução, este vínculo é rompido, pois a natureza, antes um meio de subsistência do homem, passa a integrar o conjunto dos meios de produção do qual o capital se beneficia.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1639/imagens/revolucao-industrial.jpg

Nessa oportunidade, questione sobre o que eles sabem a respeito da revolução industrial. Utilizando imagens como a acima mostrada, pergunte:

  • Quando começou?
  • Que nova realidade ela nos trouxe?
  • Quais suas implicações sociais e ambientais?
  • Como ela se expandiu pelo mundo?
  • Essas características estão presentes na atualidade?

É importante citar a seus alunos que quando o homem trabalha, ele se apropria da natureza e a transforma em recursos, conforme os usos e costumes das sociedades.

De maneira a sistematizar o que foi discutido até aqui, sugere-se a apresentação dos seguintes vídeos:

Atividades laborais em múltiplas culturas

 

 Apresentado os vídeos solicite que seus alunos façam um registro por escrito de suas impressões e que os traga na próxima aula.

Aula 02

Inicie sua aula revendo o que foi trabalhado na anterior. Distribua os apontamentos trazidos pelos alunos e faça uma leitura coletiva em voz alta. Faça comentários sobre o que os alunos escreveram. Ressalte que no capitalismo, o acesso aos recursos existentes na natureza passam por relações mercantis, visto que sua apropriação pelo capital implica a eliminação de sua "gratuidade natural".

Portanto, a incorporação da natureza e do próprio homem ao circuito produtivo é a base para que o capital se expanda.

Sabe-se que com o advento da revolução industrial ocorreu um incremento considerável na demanda de recursos naturais, que até então a humanidade não conhecia. Esse modelo de trabalho e de exploração de recursos, foi adotado em diversos países, modificando profundamente diversas paisagens e levando-se por vezes a situações extremas, seja de degradação ambiental ou social.

Entretanto nem todas as sociedades seguiram as mesmas regras capitalistas de produção, mantendo ainda uma cadência voltada ao rítmo natural. Explore essa temática com seus alunos, discuta sobre o modo de produção capitalista versus o modo de produção de sociedades tradicionais.

Um tema orientador para as discussões seria:

  • Como conciliar o desenvolvimento econômico com o respeito ao meio ambiente e às pessoas?
  • Como as relações de trabalho e capital podem deixar de ser predatórias?
  • O que podemos aprender com sociedades tradicionais e suas relações de trabalho e sociais?

Questione se eles conhecem algumas situações como essa. Solicite que eles se reunam em grupos e discutam o tema. Eles podem pesquisar exemplos de relações de trabalho em sociedades tradicionais, como os quilombolas, ribeirinhos, reservas extrativistas entre outras, e compará-las com as relações capitalistas vigentes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1639/imagens/quilombolas01.jpg

Como atividade para aplicação dos conceitos e idéias trabalhados em sala e que revele a importância desse estudo, sugira que os alunos apresentem em forma de seminário exemplos de apropriações da natureza, de forma benéfica e prejudicial em um ambiente mais próximo de sua realidade, como seu bairro ou sua cidade ou seu estado. Podem inclusive apresentar registros fotográficos, dramatização, cartazes ou vídeos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Atividades laborais em múltiplas culturas Vídeo
Saúde ocupacional e meio ambiente Vídeo
Recursos Complementares
www.histedbr.fae.unicamp.br/art05_24.pdf www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextπd=S0102-01881998000100013
Avaliação
Avaliar todas as etapas de produção dos alunos, desde as participações iniciais, até a estruturação do seminário. Participação qualificada nos debates
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • maria anaracy coutinho, escola de ensino medio tiradentes , Ceará - dijo:
    anaracycoutinho@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    estou trabalhando o espaço geográfico e suas transformações. e achei esta aula adequada para repassar para os alunos do ensino medio. a mesma é rica de conteúdos , e recursos pedagógicos.


  • MARIO MASCARENHAS, ESCOLA ESTADUAL DE ENS.FUND E MÉDIO PLÁCIDO DE CASTRO , Pará - dijo:
    mario.mascarenhas@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A proposta da aula é rica. Possibilita a pesquisa de campo nas comunidades quilombolas, ribeirinhas e extrativistas tornando a Geografia mais interessantes aos educandos.


  • Jasselma Guerra Valadão, Colégio Estadual Ana Algemira do Prado , Goiás - dijo:
    jasselmaguerra@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula teve grande importancia , pois foi uma prática ,com objetividade e clareza.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.