23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Sistema de numeração decimal |
Esta é uma atividade investigativa sobre Máximo Divisor Comum
Fatoração e divisibilidade.
Nesta aula serão propostas questões simples e curtas mas que apresentam mais de uma forma de solução. Esse tipo de abordagem é chamado de investigação e estimula o desenvolvimento intelectual do estudante.
Não existirá respostas certas únicas. Cada grupo poderá obter hipóteses e soluções distintas e ainda sim todas corretas. As equipes analisam e interpretam de forma diferente a situação apresentada e por isso teremos várias soluções.
Os estudantes, em grupos pequenos, devem usar a sala de informática para manipular o objeto de aprendizagem abaixo
Finding the greatest common divisor of two numbers by factoring
RECURSO - Finding the Greatest Common Divisor of Two Numbers by Factoring
O professor deve lançar o seguinte desafio:
Elabore um relatório explicando todas as ferramentas desse software. Faça como um manual de instruções. Justifique todos as imagens e textos apresentados.
Caso tenha alguma sugestão de tirar ou acrescentar ferramentas justifique o por que.
Se o professor não puder levar a classe na sala de informática, passe alguns exemplos no lousa, exatamente como aparecem no software e faça o mesmo desafio com as devidas adaptações.
FIGURA 1
Ao final da aula os grupos podem apresentar suas principais conclusões, cada um pode elaborar um cartaz para resumir e ilustrar as observações que concluíram ser as mais importantes.
Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer
Nome | Tipo |
---|---|
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1ximo_divisor_comum
Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório com as observações e soluções dos problemas propostos.
As apresentações também podem ser avaliadas.
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