23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Sistema de numeração decimal |
Os estudantes terão a oportunidade de trabalhar com o sistema decimal de numeração, relembrando suas principais características, o que permite a compreensão dos algoritmos das operações.
Analisar a escrita em outros sistemas decimais que seguem o mesmo princípio do sistema decimal, porém fazendo uso de outras bases.
Esta é uma atividade investigativa sobre Sistema decimal de numeração.
Operações básicas, potenciação, fatoração.
Conhecer a origem dos conceitos e conteúdos que usamos frequentemente motiva os estudantes e permite maior clareza na compreensão de dos algoritmos utilizados.
Além disso, o sistema binário é a linguagem usada por computadores para guardar informação. O que pode tornar o tema mais atual e motivador para os estudantes.
Nesta aula serão propostas questões simples e curtas mas que apresentam mais de uma forma de solução. Esse tipo de abordagem é chamado de investigação e estimula o desenvolvimento intelectual do estudante.
Não existirá respostas certas únicas. Cada grupo poderá obter hipóteses e soluções distintas e ainda sim todas corretas. As equipes analisam e interpretam de forma diferente a situação apresentada e por isso teremos várias soluções.
O professor pode passar o vídeo:
RECURSO 1 - Arte e números
O vídeo fala sobre o sistema de numeração decianl e sobre o aparecimento do zero.
Os estudantes, em grupos pequenos, devem usar a sala de informática para manipular o objeto de aprendizagem abaixo
RECURSO 2 - Numbers in various bases
O professor deve lançar o seguinte desafio:
Elabore um relatório explicando todas as ferramentas desse software. Faça como um manual de instruções. Justifique todos as imagens e textos apresentados.
Caso tenha alguma sugestão de tirar ou acrescentar ferramentas justifique o por que.
Se o professor não puder levar a classe na sala de informática, passe alguns exemplos no lousa, exatamente como aparecem no software e faça o mesmo desafio com as devidas adaptações.
FIGURA 1
Observe, professor, que o recurso apresenta o número nas bases de 2 até 16. O valor destacado, na caso 156, é o valor na base 10.
Ao final da aula os grupos podem apresentar suas principais conclusões, cada um pode elaborar um cartaz para resumir e ilustrar as observações que concluíram ser as mais importantes.
Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer
Nome | Tipo |
---|---|
Arte e números | Vídeo |
Numbers in various bases | Animação/simulação |
Revista do Professor de Matemática – SBM - http://www.ime.usp.br/~rpm/cms/
Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - http://www.obmep.org.br
Os alunos podem ter como tarefa criar um sistema de numeração (símbolos e regras).
Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório com as observações e soluções dos problemas propostos.
As apresentações também podem ser avaliadas.
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