Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Será que isso tem BASE?

 

23/01/2010

Autor y Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz A. Malagutti

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os estudantes terão a oportunidade de trabalhar com o sistema decimal de numeração, relembrando suas principais características, o que permite a compreensão dos algoritmos das operações.

Analisar a escrita em outros sistemas decimais que seguem o mesmo princípio do sistema decimal, porém fazendo uso de outras bases.

Esta é uma atividade investigativa sobre Sistema decimal de numeração.

Duração das atividades
Duas aulas simples ou uma dupla (100min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações básicas, potenciação, fatoração.

Estratégias e recursos da aula

Importância & Conteúdo no dia-a-dia

Conhecer a origem dos conceitos e conteúdos que usamos frequentemente motiva os estudantes e permite maior clareza na compreensão de dos algoritmos utilizados.

Além disso, o sistema binário é a linguagem usada por computadores para guardar informação. O que pode tornar o tema mais atual e motivador para os estudantes.

Nesta aula serão propostas questões simples e curtas mas que apresentam mais de uma forma de solução. Esse tipo de abordagem é chamado de investigação e estimula o desenvolvimento intelectual do estudante.

Não existirá respostas certas únicas. Cada grupo poderá obter hipóteses e soluções distintas e ainda sim todas corretas. As equipes analisam e interpretam de forma diferente a situação apresentada e por isso teremos várias soluções.

Atividades

O professor pode passar o vídeo:

Arte e números

RECURSO 1 - Arte e números

O vídeo fala sobre o sistema de numeração decianl e sobre o aparecimento do zero.

Os estudantes, em grupos pequenos, devem usar a sala de informática para manipular o objeto de aprendizagem abaixo

Numbers in various bases

RECURSO 2 - Numbers in various bases

O professor deve lançar o seguinte desafio:

Elabore um relatório explicando todas as ferramentas desse software. Faça como um manual de instruções. Justifique todos as imagens e textos apresentados.

Caso tenha alguma sugestão de tirar ou acrescentar ferramentas justifique o por que.

Se o professor não puder levar a classe na sala de informática, passe alguns exemplos no lousa, exatamente como aparecem no software e faça o mesmo desafio com as devidas adaptações.

undefined

FIGURA 1

Observe, professor, que o recurso apresenta o número nas bases de 2 até 16. O valor destacado, na caso 156, é o valor na base 10.

Ao final da aula os grupos podem apresentar suas principais conclusões, cada um pode elaborar um cartaz para resumir e ilustrar as observações que concluíram ser as mais importantes.

Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Arte e números Vídeo
Numbers in various bases Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos podem ter como tarefa criar um sistema de numeração (símbolos e regras).

Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório com as observações e soluções dos problemas propostos.

As apresentações também podem ser avaliadas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.