03/01/2010
Vilma Antonia Paiva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
_ Identificar as formas geométricas;
_ Classificar círculo, quadrado, retângulo e triangulo.
_ Perceber e representar as formas dos objetos observados, principalmente à presença dessas formas geométricas nas construções arquitetônicas.
_ Na 1ª série a criança ainda está construindo os conceitos de grande, pequeno, aberto, fechado, redondo, quadrado, retângulo, e assim por diante, nada melhor do que reforçar esses conhecimentos que às vezes estão embaralhados nas cabeças delas. Os educandos buscam sempre representar no lúdico infantil o que eles vivem a todo o momento, por isso o professor deve buscar explorar esses conhecimentos trazidos de casa, ou seja, do circulo familiar principalmente nessa atividade que é rica de possibilidades imaginativas.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa na sala de aula;
• Utilização do laboratório de informática;
• Atividades em pequenos grupos em sala de aula:
a) No primeiro momento o (a) professor (a) investigará através de perguntas o que os alunos sabem sobre as Figuras Geométricas, as Noções, Conceitos e Formas;
b) Após averiguar o conhecimento prévio dos alunos e fazer as devidas observações, sobre o tema proposto;
c) O (a) educador (a) mostrará a criança figuras e objetos matemáticos como: os sólidos e planos, entre outros, pedindo que eles tentem e/ou identifiquem-nos;
d) O (a) professor (a) fará uma breve explicação sobre o que são essas formas e pra que serve cada uma delas, assim, como outros conceitos: grande, pequeno, aberto, fechado etc;
e) Em seguida o (a) professor (a) organizará os alunos para irem à sala de informática, posto que, pesquisarão na internet figuras e imagens geométricas;
f) Feito isto, o educador deverá interferir e mediar nas buscas de imagens geométricas simples de disponíveis em: http://images.google.com.br/images?hl=pt-RS&source=hp&q=figuras+geometricas+matematica&gbv=2&aq=2&oq=figuras+geometricas+ ou http://desenhocolorir.net/blog/wp-content/uploads/2009/06/formas-geometricas-coloridas-imprimir.jpgg) Depois de volta à sala de aula todos conversaram sobre o que viram de mais significativo e o (a) prof.ª irá dizer em tom de suspense que daqui uns dias eles verão alguns livros que tem formas geométricas.
h) O (a) educador (a) recordará sobre a aula da semana passada e iniciará conceitos novos como as presenças dessas formas nas casas, nas bicicletas e objetos em geral;
i) Em seguida, o educador entregará diversos livros se possíveis diferentes para cada pessoa, onde os alunos tentarão ler e encontrar as figuras estudadas. Depois de explorado os livros o (a) professor (a) vai propor para os pequenos para fazerem um rodízio de livros, para que todos encontrem o maior número possível de figuras e formas geométricas;
j) Alguns alunos serão escolhidos para irem à frente da classe para contar a história e/ mostrarem as figuras encontradas em cada página dos livros;
k) O (a) professor (a) demonstrará que todas essas formas estão incluídas no dia-a-dia e nos lugares em que estamos;
l) Como culminância será realizada uma atividade no computador mais especificamente no Paint, está ficará registrada no computador da escola, mas, o (a) profº (a) irá imprimir essas atividades para ficarem expostas na sala de informática, ou, pode também, pedir que registrem essas formas em lâminas de retroprojetor pra serem utilizadas em outro momento como forma de estudo e reforço da temática.
Computadores; livros diversos; lousa; giz; materiais Artísticos e matemáticos, editor de texto e computador.
Os alunos serão avaliados pelo trabalho e participação nas atividades propostas: na oralização e discussão sobre as formas geométricas e objetos adjacentes.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/02/2011
Quatro estrelasAndressa sua aula é muito boa, gostei bastante e as crianças tambem. Fiz algumas mudanças pq a minha sala é maternal, mas me ajudou bastante.Obrigado pela colaboração!!!
06/11/2010
Cinco estrelasAs instruçoes dadas pela aula foram de imensa importancia para mim, estou construindo um projeto que fala justamente nas formas geométricas e pude tirar dessa propostas varias coisas que irao me ajudar muito! Obg!
30/09/2010
Cinco estrelasSua aula é muito orientadora principalmente quando os alunos depois de orientado são levados ao laboratório para a pesquisa, sem dúvida foi o que m faltava para que a aula ficasse mais atrativa e visual.Continue seu maravilhoso trabalho, parabéns pela sua orientação.
09/09/2010
Cinco estrelasAchei muito bom eu aprendi muitas coisas boa
13/04/2010
Cinco estrelasAdorei esta proposta amiga.
24/03/2010
Três estrelasAndresa, gostei muito da sua aula, as suas ideias realmente chama a atenção da criançada, porém acho que faltou trabalhar mais o concreto, utilizando embalagens e a confecção de alguns sólidos com os alunos.