Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Figuras Geométricas, Noções, Conceitos e Formas: você é capaz de identificá-lo?

 

03/01/2010

Autor y Coautor(es)
Andreza S. Ferreira
imagem do usuário

CAMPO GRANDE - MS EM NAZIRA ANACHE

Vilma Antonia Paiva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

_ Identificar as formas geométricas;
_ Classificar círculo, quadrado, retângulo e triangulo.
_ Perceber e representar as formas dos objetos observados, principalmente à presença dessas formas geométricas nas construções arquitetônicas.

Duração das atividades
02 aulas de 50 min (no caso aqui foi de uma em cada semana).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

_ Na 1ª série a criança ainda está construindo os conceitos de grande, pequeno, aberto, fechado, redondo, quadrado, retângulo, e assim por diante, nada melhor do que reforçar esses conhecimentos que às vezes estão embaralhados nas cabeças delas. Os educandos buscam sempre representar no lúdico infantil o que eles vivem a todo o momento, por isso o professor deve buscar explorar esses conhecimentos trazidos de casa, ou seja, do circulo familiar principalmente nessa atividade que é rica de possibilidades imaginativas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa na sala de aula;
• Utilização do laboratório de informática;
• Atividades em pequenos grupos em sala de aula:

Aula 01
Conhecendo Figuras Geométricas, Noções, Conceitos e Formas.

a) No primeiro momento o (a) professor (a) investigará através de perguntas o que os alunos sabem sobre as Figuras Geométricas, as Noções, Conceitos e Formas;
b) Após averiguar o conhecimento prévio dos alunos e fazer as devidas observações, sobre o tema proposto;
c) O (a) educador (a) mostrará a criança figuras e objetos matemáticos como: os sólidos e planos, entre outros, pedindo que eles tentem e/ou identifiquem-nos;
d) O (a) professor (a) fará uma breve explicação sobre o que são essas formas e pra que serve cada uma delas, assim, como outros conceitos: grande, pequeno, aberto, fechado etc;
e) Em seguida o (a) professor (a) organizará os alunos para irem à sala de informática, posto que, pesquisarão na internet figuras e imagens geométricas;
f) Feito isto, o educador deverá interferir e mediar nas buscas de imagens geométricas simples de disponíveis em: http://images.google.com.br/images?hl=pt-RS&source=hp&q=figuras+geometricas+matematica&gbv=2&aq=2&oq=figuras+geometricas+ ou http://desenhocolorir.net/blog/wp-content/uploads/2009/06/formas-geometricas-coloridas-imprimir.jpgg) Depois de volta à sala de aula todos conversaram sobre o que viram de mais significativo e o (a) prof.ª irá dizer em tom de suspense que daqui uns dias eles verão alguns livros que tem formas geométricas.


Aula 02
Compreender as formas geométricas planas e espaciais como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas construções arquitetônicas.

h) O (a) educador (a) recordará sobre a aula da semana passada e iniciará conceitos novos como as presenças dessas formas nas casas, nas bicicletas e objetos em geral;
i) Em seguida, o educador entregará diversos livros se possíveis diferentes para cada pessoa, onde os alunos tentarão ler e encontrar as figuras estudadas. Depois de explorado os livros o (a) professor (a) vai propor para os pequenos para fazerem um rodízio de livros, para que todos encontrem o maior número possível de figuras e formas geométricas;
j) Alguns alunos serão escolhidos para irem à frente da classe para contar a história e/ mostrarem as figuras encontradas em cada página dos livros;
k) O (a) professor (a) demonstrará que todas essas formas estão incluídas no dia-a-dia e nos lugares em que estamos;
l) Como culminância será realizada uma atividade no computador mais especificamente no Paint, está ficará registrada no computador da escola, mas, o (a) profº (a) irá imprimir essas atividades para ficarem expostas na sala de informática, ou, pode também, pedir que registrem essas formas em lâminas de retroprojetor pra serem utilizadas em outro momento como forma de estudo e reforço da temática.

Recursos Complementares

Computadores; livros diversos; lousa; giz; materiais Artísticos e matemáticos, editor de texto e computador.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pelo trabalho e participação nas atividades propostas: na oralização e discussão sobre as formas geométricas e objetos adjacentes.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 1/6 - 16,67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Iris Vanda , Cmei Rita Tereza de Araujo , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ivortoncelli@hotmail.com

    24/02/2011

    Quatro estrelas

    Andressa sua aula é muito boa, gostei bastante e as crianças tambem. Fiz algumas mudanças pq a minha sala é maternal, mas me ajudou bastante.Obrigado pela colaboração!!!


  • Érica, FIP , Paraíba - dijo:
    eryka.rafaela@hotmail.com

    06/11/2010

    Cinco estrelas

    As instruçoes dadas pela aula foram de imensa importancia para mim, estou construindo um projeto que fala justamente nas formas geométricas e pude tirar dessa propostas varias coisas que irao me ajudar muito! Obg!


  • Eni Borges, E.E.Prefeito Alfredo de Araújo Granja , Mato Grosso - dijo:
    eni_borges@hotmail.com

    30/09/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula é muito orientadora principalmente quando os alunos depois de orientado são levados ao laboratório para a pesquisa, sem dúvida foi o que m faltava para que a aula ficasse mais atrativa e visual.Continue seu maravilhoso trabalho, parabéns pela sua orientação.


  • Gabriel Moura Coelho, o que e isso , Tocantins - dijo:
    gabrielmoura9@hotmail.com

    09/09/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito bom eu aprendi muitas coisas boa


  • Vilma Antonia de Paiva, ESCOLA MUNICIPAL NAZIRA ANACHE , Mato Grosso do Sul - dijo:
    vilminha.paiva.vi@gmail.com

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta proposta amiga.


  • Drayton José da Costa, Escola Santo Antonio , Pernambuco - dijo:
    draytonjosedacosta@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Andresa, gostei muito da sua aula, as suas ideias realmente chama a atenção da criançada, porém acho que faltou trabalhar mais o concreto, utilizando embalagens e a confecção de alguns sólidos com os alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.