Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Distinguir Agricultura, Indústria e Comércio.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
- Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subseqüentes.
- Organize um trabalho de campo com os alunos para conhecer um supermercado do seu município. O objetivo do trabalho de campo é identificar a origem dos produtos disponíveis na prateleira do supermercado e classificá-los de acordo com a divisão das atividades econômicas estudadas. Oriente-os a levar máquinas fotográficas e o celular para tirar fotografias.
- Esse trabalho de campo deverá ser realizado depois da aula.
- Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor para complementar a atividade 3 da aula (discussão).
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
- Professor (a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado:
Nas padarias e confeitarias encontramos grande variedade de produtos: biscoitos, bolos, doces, salgados, pães e vários outros. O pão francês é um dos produtos mais consumidos. Vários ingredientes são utilizados na sua produção.
Você sabe como é feito o pão francês?
Quais ingredientes são utilizados?
De onde vêm os ingredientes utilizados na produção do pão francês?
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
- Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “De onde vem o pão?”, da série “De onde vem?” e, destaque que esse vídeo servirá de base para as discussões e atividades posteriores.
De onde vem o pão?
ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
-
Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as questões apresentadas abaixo. Interrompa a discussão para complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (Agricultura, Indústria e Comércio). Apresente um questionamento de cada vez e oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.
- De que trata o vídeo apresentado?
- Quais dos ingredientes utilizados na fabricação do p ão francês vocês conhecem?
- Todos esses ingredientes são produzidos na própria padaria? De onde eles vêm?
- Que cenas apresentadas no vídeo são de atividades agrícolas?
- Que cenas apresentadas no vídeo são atividades industriais?
- Que cenas apresentadas no vídeo são atividades comerciais?
ATIVIDADE 4: TRABALHO DE CAMPO
-
Professor (a), durante a realização do trabalho de campo no supermercado, oriente os alunos a identificar produtos de procedência agrícola e industrial. Oriente-os a identificar produtos industrializados que utiliza produtos agrícolas como matéria-prima. Peça a eles que procurem por produtos produzidos no próprio município e o classifiquem como agrícola ou industrial. Organize uma entrevista com o Gerente para facilitar a identificação desses produtos.
-
Observação: Não esquecer de tirar muitas fotografias e, se possível, fazer vídeos com o celular.
Recursos Educacionais
Nome |
Tipo |
De onde vem o pão? |
Vídeo |
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
A avaliação poderá ser a elaboração de um álbum digital legendado de fotografias. Para isso, oriente os alunos a classificar as fotos tiradas em campo de acordo com as atividades econômicas identificadas (agrícolas e industriais) e inseri-las em um editor de texto. Peça-os que reservem uma parte do álbum para os produtos produzidos no próprio município. Organize uma exposição para apresentar os trabalhos e os vídeos dos alunos. Os álbuns e os vídeos dos alunos poderão ser publicados em um blog ou fórum de discussão. O álbum digital legendado de fotografias também poderá ser elaborado a partir de fotos obtidas na internet que representem as atividades Agricultura, Indústria e Comércio. As fotos deverão ser classificadas de acordo com a divisão estudada. O aluno será avaliado pela coerência entre a foto apresentada e a classificação realizada. Também poderá ser organizada uma exposição para apresentar os trabalhos dos alunos.