Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Agricultura, Indústria e Comércio

 

16/06/2008

Autor y Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Distinguir Agricultura, Indústria e Comércio.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subseqüentes.
  • Organize um trabalho de campo com os alunos para conhecer um supermercado do seu município. O objetivo do trabalho de campo é identificar a origem dos produtos disponíveis na prateleira do supermercado e classificá-los de acordo com a divisão das atividades econômicas estudadas. Oriente-os a levar máquinas fotográficas e o celular para tirar fotografias.
  • Esse trabalho de campo deverá ser realizado depois da aula.
  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor para complementar a atividade 3 da aula (discussão).
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado:

Nas padarias e confeitarias encontramos grande variedade de produtos: biscoitos, bolos, doces, salgados, pães e vários outros. O pão francês é um dos produtos mais consumidos. Vários ingredientes são utilizados na sua produção.
Você sabe como é feito o pão francês?
Quais ingredientes são utilizados?
De onde vêm os ingredientes utilizados na produção do pão francês?

 

ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
  • Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “De onde vem o pão?”, da série “De onde vem?” e, destaque que esse vídeo servirá de base para as discussões e atividades posteriores.
    De onde vem o pão?
ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as questões apresentadas abaixo. Interrompa a discussão para complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (Agricultura, Indústria e Comércio). Apresente um questionamento de cada vez e oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.

  1. De que trata o vídeo apresentado?
  2. Quais dos ingredientes utilizados na fabricação do p ão francês vocês conhecem?
  3. Todos esses ingredientes são produzidos na própria padaria? De onde eles vêm?
  4. Que cenas apresentadas no vídeo são de atividades agrícolas?
  5. Que cenas apresentadas no vídeo são atividades industriais?
  6. Que cenas apresentadas no vídeo são atividades comerciais?
ATIVIDADE 4: TRABALHO DE CAMPO
  • Professor (a), durante a realização do trabalho de campo no supermercado, oriente os alunos a identificar produtos de procedência agrícola e industrial. Oriente-os a identificar produtos industrializados que utiliza produtos agrícolas como matéria-prima. Peça a eles que procurem por produtos produzidos no próprio município e o classifiquem como agrícola ou industrial. Organize uma entrevista com o Gerente para facilitar a identificação desses produtos.

  • Observação: Não esquecer de tirar muitas fotografias e, se possível, fazer vídeos com o celular.
     



 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o pão? Vídeo
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
A avaliação poderá ser a elaboração de um álbum digital legendado de fotografias. Para isso, oriente os alunos a classificar as fotos tiradas em campo de acordo com as atividades econômicas identificadas (agrícolas e industriais) e inseri-las em um editor de texto. Peça-os que reservem uma parte do álbum para os produtos produzidos no próprio município. Organize uma exposição para apresentar os trabalhos e os vídeos dos alunos. Os álbuns e os vídeos dos alunos poderão ser publicados em um blog ou fórum de discussão. O álbum digital legendado de fotografias também poderá ser elaborado a partir de fotos obtidas na internet que representem as atividades Agricultura, Indústria e Comércio. As fotos deverão ser classificadas de acordo com a divisão estudada. O aluno será avaliado pela coerência entre a foto apresentada e a classificação realizada. Também poderá ser organizada uma exposição para apresentar os trabalhos dos alunos.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gilda Rodrigues da Silva Rosa, CIEP BRIZOLÃO MUNICIPALIZADO 288 PROF RUY GONÇALVES RAMOS , Rio de Janeiro - dijo:
    gilda.5lagos@gmail.com

    14/04/2012

    Cinco estrelas

    Mais uma vez o Portal do Professor vem me socorrer. Adorei a idéia do pão!


  • DANIELY NEVES, Universidade Federal do Pará , Pará - dijo:
    dany.neves@hotmail.com

    07/11/2011

    Cinco estrelas

    Gostei desta sugestão de aula, pois ela ampliou as possibilidades de se trabalhar de forma mais crítica e reflexiva este conteúdo da geografia. obrigada.Parabéns!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.