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O Sexo e a Juventude

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
Deborah Santos Prado
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno (a) poderá entender qual o significado evolutivo do sexo, conhecer o próprio corpo, como ocorre o ciclo menstrual e como se prevenir da gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 O SEXO E A JUVENTUDE

Professor, para começar o assunto sexualidade com seus alunos, é importante ter a mente aberta, e estar pronto  para responder qualquer dúvida que os mesmos venham a ter, por mais constrangedoras que elas possam ser para você. Só assim esse assunto pode ser muito bem esclarecido e nossos jovens muito bem informados.

O assunto deve ser abordado de modo dinâmico e irreverente, tornando a participação dos alunos facilitada, de modo que eles possam construir juntamente com você e com a turma os temas que forem sendo discutidos. Sugira, inclusive, pesquisas prévias de assuntos que ficarem para próximas aulas. Isso pode tornar as discussões mais interessantes.

Busque sempre a participação ativa de todos, isso contribui muito e inclusive pode ajudar em problemas pessoais que porventura eles venham lhe apresentar.

Seus alunos sabem o que significa sexo?

Ao falar a palavra sexo, deve-se pensar automaticamente em reprodução sexuada. Nesse caso, reprodução sexuada é o processo que envolve fusão de gametas de organismos da mesma espécie, originando um ou mais organismos geneticamente diferentes de seus progenitores, ou seja, de seus pais. Portanto, entende-se que o sexo é todo procedimento que leva ao encontro do gameta feminino com o masculino, com troca e recombinação de toda ou parte da informação genética: o DNA.

Mas para quê serve o sexo então?

Na verdade, nem todos os seres vivos se reproduzem como nós humanos e várias outras espécies animais e vegetais. Nesse caso, não há troca de gametas, um indivíduo pode se dividir em dois e formar uma cópia idêntica a ele próprio como uma planária, por exemplo. Ou então qualquer pessoa que gosta de jardinagem sabe que muitas plantas "pegam de galho": basta enterrar um pedaço de um ramo para obter um novo indivíduo. Esse tipo de reprodução é a chamada assexuada.

Já que esse tipo de reprodução continua ocorrendo e muitas espécies se perpetuando graças a ela, para que serve o sexo? ou a reprodução sexuada? A outra pode ser mais fácil, menos trabalhosa, não pode?

Sim, ela pode. Mas na verdade, somente a reprodução sexuada permite o que a assexuada é incapaz de passar as seguintes gerações, a chamada  variabilidade genética! Ela promove, por exemplo, resistência à doenças e a virulência de parasitas. Imagine se todos fossem iguais geneticamente e um novo vírus atacasse uma região. Todos os humanos seriam afetados!!! Assim como monoculturas muito suceptíveis à pragas totalmente destruídas. Na verdade, esse processo de reprodução sexuada nada mais faz do que aumentar a variabilidade genética entre os organismos possibilitando assim uma diversidade maior entre eles e propiciando sempre organismos mais capazes de se adaptar ao meio em que vivem. É por isso que nós humanos e todos os outros animais fazemos SEXO.

 COMO É O NOSSO CORPO, O QUE ACONTECE COM ELE?

É indispensável que qualquer ser humano conheça seu próprio corpo. Incentive seus alunos a se conhecerem, reconheça o fato como importante e como uma questão de saúde. Durante a aula, a sugestão ao professor é ter em mãos imagens sobre o corpo humano e aparelho reprodutor masculino e feminino. Melhor ainda, com disponiblização do computador e projeção, com animações e simulações digitais.

Para ilustrar, o professor pode usar esses recursos sobre os sistemas reprodutores.

 Sistema urogenital masculino                                     Sistema reprodutor feminino

 Outras imagens de boa qualidade podem ser encontradas nos endereços abaixo:

http://www.4shared.com/get/57753021/5edcf0ad/Aula_de_Sistema_Reprodutor_Humano__anatomia_feminina_.html

http://www.4shared.com/file/57753020/29dbc03b/Aula_de_Sistema_Reprodutor_Humano__Anatomia_masculina_.html

 

- E AGORA?!! MINHA NAMORADA NÃO MENSTRUOU..

Será que os meninos e mesmo as meninas entendem de verdade como funciona o ciclo menstrual?? Questione seus alunos sobre o que de fato eles sabem sobre o assunto e o que acontece com o corpo da garota. A partir daí o professor pode complementar todos os assuntos que julgar ainda não esclarecidos ou desconhecidos pela meninada.

TUDO DESDE  O COMEÇO... a puberdade.

Ao nascer, as concentrações dos pincipais hormônios envolvidos com a reprodução (como o hormônio luteinizante e o folículo-estimulante) são altas, mas vão diminuindo logos nos primeiros meses e se mantém baixas até a puberdade. Essa fase ocorre no sexo feminino por volta dos 9 aos 13 anos. É no início da puberdade que essa quantidade hormônios aumenta e eles consequentemente estimulam a produção dos hormônios sexuais! Eles são responsáveis pela maturação das mamas, dos ovários, do útero e da vagina, início da menstruação e desenvolvimento das características sexuais secundárias como o aparecimento dos pêlos pubianos e axilares por exemplo.

A MENSTRUAÇÃO

 A menstruação é uma descamação do endométrio (membrana que reveste a cavidade do útero) acompanhada de saída de sangue. Isto ocorre porque os ovários reduzem muito a secreção de hormônios, quando não ocorre fertilização/gravidez e estes, por vários mecanismos, reduzem o estímulo ao endométrio, cujas células morrem e descamam. O primeiro dia do ciclo menstrual é o dia de início da menstruação, não importando quantos dias ela dure.

Ainda enquanto o endométrio descama, o hormônio FSH (folículo estimulante) começa a ser secretado em maior quantidade pela hipófise (glândula situada no cérebro), fazendo com que se desenvolvam os folículos ovarianos (bolsas de líquido que contém os óvulos ou oócitos - A cada ciclo menstrual, um óvulo é amadurecido e liberado pelo ovário, sendo que os ovários de alternam de forma que em cada ciclo um ovário libere o óvulo.

O folículo começa a crescer mais ou menos a partir do sétimo dia do ciclo. Durante seu crescimento, secreta quantidades cada vez maiores de estradiol, que é um hormônio feminino. Este hormônio produz as seguintes alterações na mulher:

  • estimula o crescimento do endométrio: depois da menstruação, o endométrio é muito fino. Conforme a secreção de estradiol vai aumentando, começa a se tornar espesso e se preparar para a implantação do embrião.
  • estimula a secreção de muco pelo canal cervical: quanto mais estradiol é secretado, mais o muco tende a ficar receptivo ao espermatozóide.

Quando a quantidade de estradiol no sangue é máxima, o endométrio atinge também o máximo crescimento e o muco se torna ótimo para ser penetrado pelo espermatozóide. Nessa ocasião, é estimulada a secreção de um hormônio da hipófise: o hormônio luteinizante (LH). O LH aumenta muito depressa no sangue e atinge o máximo (pico de LH). Algumas horas após, ocorre a ovulação. Em média, a ovulação ocorre no décimo quarto dia do ciclo menstrual (mas pode ocorrer antes ou depois, sem que isso impeça a gravidez).

Estou ovulando? - algumas formas de conhecer o intervalo de dias dentro do qual acontece a ovulação estão descritos abaixo. Não esquecer que a precisão e simplicidade de cada um varia, não existindo uma forma de determinar a ovulação com precisão absoluta.

*dor no baixo abdomen: dentre as muitas causas de dor, uma delas é a ovulação, especialmente se a dor acontecer mais ou menos 14 dias antes da próxima menstruação.
*secreção de muco cervical: é a saída, pela vagina, de uma secreção que parece com clara de ovo. Isto acontece, aproximadamente, entre um dia antes até um dia depois da ovulação.
*temperatura do corpo: perto da ovulação, a temperatura do corpo aumenta em até meio grau centígrado. É preciso, então, tirar a temperatura todos os dias (de preferência antes de levantar-se, pela manhã, colocando o termômetro sob a língua), para saber o dia do aumento. Este aumento pode acontecer, aproximadamente, de dois dias antes até dois dias depois da ovulação.
*testes de hormônios: existem testes desenvolvidos para detectar, na urina, o aumento do hormônio LH, que precede de mais ou menos um dia a ovulação.

Após a ovulação, o folículo se transforma numa estrutura chamada corpo lúteo, e passa a fabricar, além do estradiol, o hormônio progesterona, que vai terminar o preparo do endométrio para a implantação do embrião. Mais ou menos entre o sexto e o oitavo dia após a ovulação, o nível de progesterona no sangue atinge o máximo, e a medida deste hormônio no sangue, se for baixa, é causa de infertilidade.  Se não ocorre fertilização e a garota não está grávida, então a progesterona e o estradiol param de ser fabricados pelo corpo lúteo, seu nível diminue no sangue e se inicia outra menstruação.

Outras informações podem ser encontradas no software do sítio http://medmap.uff.br/mapas/ciclo_menstrual/

 ** Professor, dependendo da faixa etária dos seus alunos, a abordagem explicativa do ciclo menstrual pode e deve ser diferente, para que o assunto continue interessante e a compreensão se torne facilitada.

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS - Contra a gravidez indesejada

SUGESTÃO: Três vídeos muito interessantes. Os 2 primeiros produzidos pelo Ministério da Saúde em associação com secretarias de Saúde de alguns estados brasileiros; o terceiro produzido pela Rede Record de Televisão.
O primeiro vídeo demontra a compreensão básica sobre o ciclo menstrual. O segundo vídeo discorre especificamente sobre os métodos hormonais, incluindo pílula, injeção de progesterona/estrógeno, e outros. Finalmente o terceiro vídeo relata sobre outros métodos anticoncepcionais, sua importância e cotidiano na sociedade brasileira. A sugestão é a apresentação de pelo menos os dois primeiros. Link: http://cienciafundamental.blogspot.com/2008/05/vdeos-ciclo-menstrual-e-mtodos.html

Professor, não adianta que os alunos saibam da existência dos diferentes métodos, é essencial o conhecimento de seu funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento desses fatores leva ao seu uso inadequado, com o risco de uma gravidez indesejada.

Mas qual o problema da gravidez na adolescência? Seus alunos reconhecem como um problema? Por que?

** Professor, é importante salientar os problemas sociais da gravidez na adolescência. A importância do planejamento familiar, responsabilidade e como as meninas são mais afetadas e prejudicadas nessa situação.

 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMiSSÍVEIS

 Além de abordar todas as doenças sexualmente transmissíveis, seus sintomas e manifestações, considera-se  essencial a exibição de imagens. Por mais chocantes que possam ser, evidenciam a seriedade e gravidade do assunto.

Informações completas sobre todas as DST podem ser encontradas no sítio http://www.dst.com.br/

FOTOS: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/30imagens_casos_clinicos.pdf

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sistema reprodutor feminino Animação/simulação
Sistema urogenital masculino Animação/simulação
Recursos Complementares
Para boa execução das aulas será importante a utilização de um laboratório de informática ou projeção para exibição de vídeos e fotos.
Avaliação
Professor, a avaliação das aulas deve ser feita a partir da participação de todos, durante as discussões e perguntas. Isso mostrará quão entendidos estão sobre o assunto. Caso tenham sido requisitadas pesquisas prévias, como por exemplo sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmíssiveis, esta também pode ser útil como instrumento de sua avaliação.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • HILDENE F. C. SOARES, U. E. P. Costa e Silva , Maranhão - dijo:
    hildenesoares01@hotmail.com

    26/11/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, vou adaptá-la ao meu conteudo didático, e propor para meus alunos, uma aula bem discontraida e cheia de informações úteis a sua vida dentro da escola como no seu contexto social.


  • suzete aparecida borin de lima, Colégio Santo Agostinho Ed. Infantil, ensino Fundamental e médio , Paraná - dijo:
    suzeteaborin@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito interessante, vou aproveitar as sugestões para trabalhar com meus aluno


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