Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Órgãos das Plantas - A flor

 

22/01/2010

Autor y Coautor(es)
Deborah Santos Prado
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá quais as funções das flores para as plantas. Além disso em uma atividade de observação, os alunos poderão aprender sobre as partes da flor, suas respectivas funções e localizações na flor. Em uma segunda aula o professor explorará como se dá a reprodução das angiospermas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

“As flores servem para enfeitar jarras nas nossas casas, servem para enfeitar os nossos jardins. As flores servem para dar néctar para as abelhas fazerem o mel delicioso. As flores servem para fazer remédios , perfumes, chás e ainda servem para a nossa alimentação .
As flores são de muitas cores, muitas espécies, e de muitos feitios. A maioria das flores são terrestres mas há também flores aquáticas e até aéreas .
As flores tem um encanto maravilhoso e ninguém resiste à sua doçura linda e cheirosa".

SERÁ QUE AS FLORES SERVEM PARA MAIS COISA AINDA?

** O professor pode entregar o pequeno texto, incentivando a leitura dos alunos. De fato, será que eles conseguem imaginar uma outra função das flores?
Afinal, por que será que algumas plantas desenvolveram flores? Será só para nosso benefício ou das abelhas?

A existência das flores possui um objetivo reprodutivo para a planta! É lá que estão seus órgãos sexuais – Sim... As plantas se reproduzem como qualquer outro ser vivo. A flor também pode ser um atrativo polínico. Depois da fertilização do óvulo, o ovário transforma-se num fruto (sim, plantas também tem óvulo e ovário) que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.

- DESPINDO UMA FLOR...
** A atividade proposta necessita que o professor traga exemplares de flores. Uma para cada aluno ou no máximo para cada dois alunos. Exemplares de hibisco são muito bons para manipulação e facilmente encontrados. Caso a escola possua um jardim , ou no próprio bairro os alunos podem buscar a própria flor (mas lembre-se: flores muito pequenas dificultam a visualização).


Material necessário:
1 flor
Lupa de mão
1 folha de papel e cola
Folha de registo das observações


O professor deve ter a flor em mãos. Comece a despir a flor pelas pétalas. Instrua os alunos para que o procedimento seja feito com cuidado pois as outras partes da flor não podem ser comprometidas.
As pétalas devem ser coladas na folha de registro.

*As pétalas podem ter várias cores. Nesse caso, podem proteger as flores e também atrair os polinizadores.

Observando partes femininas e masculinas...

O próximo passo será observar mais de perto cada uma das partes. Peça para que os alunos quebrem na parte mediana de onde se encontra o ovário (parte feminina) e olhem na lupa. Observando melhor a antera, e fazendo um corte, os alunos também podem tentar ver o pólen (parte masculina), que é muito diminuto. O registro pode ser em forma de desenho ou colado na própria folha.

Apoio ao professor: http://educa.fc.up.pt/experiencias_pagina.php?id=289&dest=A.

Para entender a reprodução...

Professor, no início da segunda aula, reforce os conteúdos trabalhados sobre as flores e suas partes. No momento seguinte é hora dos alunos entenderem como ocorre a reprodução das angiospermas.

RECURSO

Angiosperm life cycle diagram

** Esquema que separa etapas do processo reprodutivo, da parte masculina e feminina. Pode ser mostrado com uso de retroprojetor para auxilio na explicação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Angiosperm life cycle diagram Imagem
Recursos Complementares

Apoio ao professor –Apresentação em Power point
http://www.scribd.com/doc/2972961/Biologia-Aula-05-Reproducao-das-angiospermas

Avaliação

Para casa, peça para que os alunos repitam a atividade da primeira aula. Eles devem pegar uma flor, de casa ou do bairro, mas que seja diferente da utilizada em aula. Separar suas partes e nomeá-las. Na seqüência escrever um pequeno parágrafo sobre como ele entende a reprodução.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Tânia Moreira da Silva, Escola Municipal Paulo Willian Proj. Mais Educação , Bahia - dijo:
    taniagamel@gmail.com

    16/06/2013

    Cinco estrelas

    Olá < Gostei muito desta aula, era tudo que eu estava procurando, para utilizar as lupas em uma aula completa como esta. Parabéns.


  • Andréa Carla, Escola Estadual Antonio Padilha , Pernambuco - dijo:
    acmel12@hotmail.com

    23/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabens pela aula (pelo plano da aula), gostei muito e irei aplicar as idéias na minha turma. ABRAÇOS!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.