Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Órgãos das Plantas - A raíz

 

23/01/2010

Autor y Coautor(es)
Deborah Santos Prado
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor, o objetivo dessa aula é que seu aluno saiba reconhecer uma raiz e qual o papel dela na vida de uma planta. O importante é que se trabalhe uma abordagem que desperte interesse e curiosidade sobre o mundo das plantas!

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade
Estratégias e recursos da aula

Vamos conhecer mais sobre as raízes?

Reconhecendo o órgão na planta...

Para que as crianças se interessem e aprendam mais sobre as plantinhas, não basta falar e mostrar desenhos somente. Leve-as para dar uma volta pela escola. Caso sua escola não tenha exemplares de plantas em vaso, ou plantadas na terra, tente levar alguns de casa para a sala de aula.

Peça para os alunos observarem cuidadosamente uma planta. Provavelmente alguns deles vão saber o nome e onde estão outros órgãos, como as folhas e as flores, por exemplo. O importante nesse caso é que se estimule a investigação e até mesmo conhecimentos prévios deles, com perguntas do tipo: - Onde está a raiz? Alguém consegue ver essa raiz? Por que será que ela está embaixo da terra? Todas as raízes ficam embaixo da terra? Alguém já comeu uma raiz?Tipicamente as raízes ficam embaixo da terra, mas existem raízes que não são subterrâneas e sim aéreas, como a raiz da Figueira e as raízes de mangue ou aquáticas, por exemplo.

Imagens:

Figueira (amorpeloverde.atspace.com/raiz.htm)

Mangue (http://www.fotothing.com/photos/4c9/4c92c9aed7ad771723d3819eebaee929_006.jpg)

 Raíz Aquática (http://amorpeloverde.atspace.com/raiz.htm)

* Ao fazer as perguntas, o professor pode também registrá-las na lousa. Após a explicação os alunos deverão responder as perguntas no caderno. Boa hora para avaliar se aprenderam essa parte da aula.

Provavelmente todos nós já comemos raízes...

Nessa parte da aula, o professor pode ter a opção de pedir para que seus alunos busquem em casa respostas sobre possíveis raízes comestíveis, trazendo desenhos desses alimentos. Caso contrário explore o assunto levando fotos.
Raízes comestíveis:

BETERRABA

agricabaz.blogspot.com/2008_12_01_archive.html

CENOURA

www2.petrobras.com.br/.verduras/cenoura.htm

MANDIOCA

http://www.brasilsabor.com.br/img/receitas/gd/1189026043.jpg 

**Será que existem outras raízes comestíveis? - Instigue a curiosidade dos alunos e a busca por novos conhecimentos. Os alunos podemo registrar tudo que aprenderam até então em um portifólio, com recortes de raízes comestíveis.

Mas essas raízes são um pouco diferentes não são?! Afinal para que a planta precisa de uma raiz?

De um modo geral, as raízes são as grandes responsáveis pela absorção da água e dos nutrientes que uma planta precisa. Essa é a função da raiz e é muito importante que ela desempenhe muito bem seu papel para a sobrevivência e desenvolvimento de sua planta. Existem diferentes tipos de raiz, algumas delas armazenam essa água e nutrientes. É o caso das raízes que comemos, elas armazenam o alimento necessário que irá para as outras partes da planta.
Em alguns casos a raiz também ajuda na sustentação da planta, mas essa não é sua função principal. Em outros casos, pode servir ainda para retirar o oxigênio indispensável ao seu desenvolvimento, como os pneumatóforos encontrados nos mangues, por exemplo (figura acima).

SUGESTÃO PARA O PROFESSOR

Para que os alunos tenham outro tipo de contato com raízes a não ser por fotos, é possível realizar a experiência do feijão no algodão, e observar como elas vão se desenvolvendo. Além disso, levar um exemplar de planta aquática pode s er bastante interessante para visualizar bem como é uma raiz.

Avaliação

Ao final da aula, peça para que os alunos respondam algumas perguntas. As respostas nortearão sua avaliação sobre a aprendizagem do conteúdo.
- Para que serve a raiz de uma planta? Onde podemos encontrar raízes? Cite mais de um exemplo.
- Você já comeu alguma raiz? Qual ou quais?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Erica Gomes Rocha, COLEGIO INTEGRADO EDUCANDARIO PEDACINHO DO CEU , Bahia - dijo:
    ericagomesrocha@yahoo.com.br

    19/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, este site está realmente de parabéns, traz um suporte incrível aos professores. Parabéns a todos os professores.


  • anapatrícia sousa, EMEF Maria josé dos Santos Martins , Pará - dijo:
    patriciaever@bol.com.br

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    Esta aula foi muito bem elaborada, Parabém!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.