17/02/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Aula 01 - Uma Sintese da História do Álcool no Brasil
O etanol, também conhecido como álcool etílico encontra uma ampla aplicação na vida cotidiana do brasileiro seja como solvente industrial, anti-séptico, conservante, componente de diversas bebidas, em desinfetantes domésticos e hospitalares, solvente de fármacos importantes. Além do uso caseiro ou industrial o etanol se tornou uma molécula estratégica para a economia brasileira como uma alternativa energética viável, já que Brasil tem tradição e conhecimento na produção deste biocombustível para a substituição gradativa do petróleo.
Trabalhar com seus alunos a questão do álcool combustível, é tratar de um tema estratégico da soberania nacional e formar opinião sobre a questão energética mundial.
O etanol como combustível
Ao contrário do que se pensa, o uso do álcool como combustível acompanha o nascimento dos automóveis. Tem como características técnicas ser menos inflamável e menos tóxico que a gasolina e o diesel. Ele pode ser produzido a partir de biomassa (resíduos agrícolas e florestais). No Brasil, ele é gerado principalmente da cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos, o milho é o mais usado.
O uso de álcool combustível teve seu primeiro ápice no país a partir da década de 70, com a crise de petróleo no mundo e o nascimento do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) em 1975, que incentivava o cultivo da cana-de-açúcar e provia recursos para construção de usinas, e tinha como apelo o fato de ser uma fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo, o que possibilitou o desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional. Entretanto o projeto enfrentou a valorização do açúcar e o fim da crise do petróleo e tornou-se inviável.
Atualmente o álcool volta à cena, diante dos conflitos internacionais, que influenciam fortemente o preço do barril de petróleo. Tanto a União Européia quanto os Estados Unidos, voltam sua atenção esse nosso combutível.
O Brasil se torna, portanto, o país do combustível verde, o que tem aspectos positivos e negativos. Para entender um pouco da conjuntura atual, apresente esses dois gráficos e solicite que seus alunos interpretem:
Fonte: www.biodieselbr.com
Fonte: www.biodieselbr.com
Na sequência analise o segundo gráfico. Perceba que com a técnica, os custos diminuem e a oferta aumenta, fazendo com que o Brasil tenha grande vocação de exportador de etanol. Questione:
Ressalte que a liderança e competitividade brasileira no setor do etanol, foi obtida por longos anos de trabalho realizado por pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa e em empresas privadas. O resultado é uma valiosa bagagem de conhecimento e de tecnologia sobre a cana, seus derivados e sobre o processo de fabricação do etanol de cana. Solicite que façam apontamentos sobre as ídeias discutidas até então sobre o tema e que as tragam na próxima aula.
Aula 02 - Problemas ambientais com o cultivo da cana-de-açúcar
Inicie sua aula com uma breve exposição do que foi abordado na aula anterior e recolha os apontamentos dos alunos. Nessa segunda atividade, serão abordados os aspectos negativos da produção do etanol brasileiro e perspectivas de soluções.
Existem problemas que precisam ser resolvidos para que o álcool se torne realmente uma alternativa sócio e ambientalmente sustentável no Brasil.
São eles:
Solicite que seus alunos reflitam sobre esses aspectos, sobre o que eles entendem sobre essas dificuldades apresentadas acima.
Existem alternativas? Solicite que os alunos as aprensentem! Algumas sugestões são:
Produção brasileira de cana-de-açúcar
O etanol é produzido no Brasil essencialmente nas regiões sudoeste e nordeste do Brasil. O Brasil tem uma área total de 851 milhões de hectares, sendo que, somente em 6 milhões de hectares, está concentrado o cultivo de cana-de-açúcar. A plantação de milho e soja ocupa atualmente 34 milhões de hectares e pecuária, outros 220 milhões.
Solicite que identifiquem na figura, quais as regiões em que a produção do etanol se localiza, e quais suas implicações e consequências.
Fonte: www.veja.com.br
Perspectivas futuras
A qualidade da tecnologia que o Brasil tem na produção de etanol proveniente de cultivos de cana-de-açúcar é inquestionável. Durante algumas décadas, o país recebeu investimento volumoso dos diferentes governos para o estabelecimento deste cultivo como prioritário e estratégico.
Dentro da linha de análise de projeções futuras, divida a sala em três grupos, a saber:
Os argumentos de defesa e de acusação devem ser os que foram desenvolvidos e discutidos em sala de aula.
Três estrelas 16 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/07/2012
Cinco estrelasParabéns pela aula. Adorei a síntese das informações e principalmente os gráficos. CRIATIVA E INTELIGENTE. Sucesso pra você.
05/04/2012
Quatro estrelasGostei muito. Foi uma aula esclarecedora!
01/01/2012
Cinco estrelasGostaria de parabenizar a aula disponibilizada nesse site, estou fazendo um trabalho na minha graduação sobre esse tema e me foi bastante útil esses apontamentos. Excelente trabalho.
04/11/2010
Cinco estrelasMuito legal essa tua aula.. usarei ela .. eu já tinha exigido um trabalho sobre o Etanol.. este vai ser o complemento... nota dez professor!
08/05/2010
Uma estrelanão estavam claras as vantagens e desvantagens do etanol.
24/03/2010
Quatro estrelasRealmente, é muito interessante falar da nossa economia, falar da importancia de nossos produtos e de sermos um dos primeiros nesse tipo de combustivel. Temos que falar os dois lados, o positivo e o negativo, colocando o que pode acontecer futuramente, quanto a produção da materia prima, como é feito para produzir grandes quantidades, as causas e os problemas ao meio ambiente. Passar todas essas reflexões aos alunos, fazendo com que eles mesmos percebam as causas e os efeitos.
24/03/2010
Quatro estrelasProfessor a aula é muito boa. Claro q algumas mudanças serão necessárias em cada realidade.
24/03/2010
Quatro estrelasProfessor Nilton Goulart, sua aula sobre o etanol e otima, uma vez que, e impressindivel que os alunos tomem conhecimento dos pontos positivos e negativos desse combustivel.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa, mas poderia ter abordado outras formas de produção do biodiesel sem utilização da cana, e os beneficios ambientais do uso do alcool combustivel
24/03/2010
Três estrelasO PLANO DE AULA É MUITO BOM E BASTANTE PERTINENTE, POIS ESTAMOS NA HERA DAS GRANDES TRANSFORMAÇÕES. OS EDUCANDOS PRECISÃO ENCARAR A GEOGRAFIA, COMO UM PONTO DE PARTIDA PARA COMPREENSÃO DAS VÁRIAS FACES DE UM TEMA, COMO NÓ CASO DO (ETANOL BRASILEIRO). DESCACA SUA IMPORTÂNCIA, VANTAGENS E DESVANTAGENS.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante esta matéria, por ser uma atividade do momento, serve para reflexão dos alunos nas suas atividades do dia a dia, para aumentar o conhecimento daqueles que realmente desejam ingressar em um estudo mais aprofundado da história brasileira, parabens professor pelo seu trabalho. Professor Nilton Goulart.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente me ajudou bastante.
24/03/2010
Três estrelasMuito importante a escolha do conteúdo. O roteiro da aula, também. Porém, não entendi porque o conteúdo traz, Região "sudoeste do Brasil". Se fala da Região Nordeste acredito que se trata das Regiões do Brasil.
24/03/2010
Quatro estrelasno grafico não tem o nome dos paises que se destaca na produção do etanol e nem o que consome mais bioconbustiveis.deveriam aparecer dois de acordo com o grafico.O tema e bastante sugestivo e atual, bem desenvolvido ,gostei do conteudo.Um pequeno lembrete e que os dados tem que estar mais atualizado.Pois a ultima coleta de dados é do ano 2005 e ja estamos no final de 2009.Não entendi as questoes relacionadas ao primeiro grafico.Essas questoes deveriam estar em vestibulares pelo Brasil.
24/03/2010
Quatro estrelasProfessor Nilton Goulart, sua aula sobre o etanol e otima, uma vez que, e impressindivel que os alunos tomem conhecimento dos pontos positivos e negativos desse combustivel.
24/03/2010
Quatro estrelasA proposta da aula é ótima, vou tentar adaptá-la as minhas aulas.