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Etanol, o combustível verde - O Brasil está preparado para abastecer o mundo?

 

17/02/2009

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a importância do etanol como biocombustível; Perceber o jogo geopolítico das fontes renováveis de energia versus o petróleo; Visualizar aspectos positivos e negativos do Programa Nacional do Álcool - Pró-Álcool;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
geopolítica sul-americana, fontes alternativas de energia
Estratégias e recursos da aula

Aula 01 - Uma Sintese da História do Álcool no Brasil

O etanol, também conhecido como álcool etílico encontra uma ampla aplicação na vida cotidiana do brasileiro seja como solvente industrial, anti-séptico, conservante, componente de diversas bebidas, em desinfetantes domésticos e hospitalares, solvente de fármacos importantes. Além do uso caseiro ou industrial  o etanol se tornou uma molécula estratégica para a economia brasileira como uma alternativa energética viável, já que Brasil tem tradição e conhecimento na produção deste biocombustível para a substituição gradativa do petróleo.

Trabalhar com seus alunos a questão do álcool combustível, é tratar de um tema estratégico da soberania nacional e formar opinião sobre a questão energética mundial.

O etanol como combustível

Ao contrário do que se pensa, o uso do álcool como combustível acompanha o nascimento dos automóveis. Tem como características técnicas ser menos inflamável e menos tóxico que a gasolina e o diesel. Ele pode ser produzido a partir de biomassa (resíduos agrícolas e florestais). No Brasil, ele é gerado principalmente da cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos, o milho é o mais usado.

O uso de álcool combustível teve seu primeiro ápice no país a partir da década de 70, com a crise de petróleo no mundo e o nascimento do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) em 1975, que incentivava o cultivo da cana-de-açúcar e provia recursos para construção de usinas, e tinha como apelo o fato de ser uma fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo, o que possibilitou o desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional. Entretanto o projeto enfrentou a valorização do açúcar e o fim da crise do petróleo e tornou-se inviável.

Atualmente o álcool volta à cena, diante dos conflitos internacionais, que influenciam fortemente o preço do barril de petróleo. Tanto a União Européia quanto os Estados Unidos, voltam sua atenção esse nosso combutível.

O Brasil se torna, portanto, o país do combustível verde, o que tem aspectos positivos e negativos. Para entender um pouco da conjuntura atual, apresente esses dois gráficos e solicite que seus alunos interpretem:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1655/imagens/producao-etanol1.jpg

Fonte: www.biodieselbr.com

  • Qual o país que se destaca na produção de etanol, conforme o gráfico?
  • Quais as fontes de produção do etanol em escala comercial?
  • Quais os países que mais consomem esse biocombustível?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1655/imagens/custo-producao-etanol1.jpg

Fonte: www.biodieselbr.com

Na sequência analise o segundo gráfico. Perceba que com a técnica, os custos diminuem e a oferta aumenta, fazendo com que o Brasil tenha grande vocação de exportador de etanol. Questione:

  • O que o país tem a ganhar, ingressando no mercado internacional de combustíveis?
  • Estamos preparados para abastecer o mundo?
  • Quais as consequências do aumento na demanda de etanol?

 

Ressalte que a liderança e competitividade brasileira no setor do etanol, foi obtida por longos anos de trabalho realizado por pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa e em empresas privadas. O resultado é uma valiosa bagagem de conhecimento e de tecnologia sobre a cana, seus derivados e sobre o processo de fabricação do etanol de cana. Solicite que façam apontamentos sobre as ídeias discutidas até então sobre o tema e que as tragam na próxima aula.

Aula 02 - Problemas ambientais com o cultivo da cana-de-açúcar

Inicie sua aula com uma breve exposição do que foi abordado na aula anterior e recolha os apontamentos dos alunos. Nessa segunda atividade, serão abordados os aspectos negativos da produção do etanol brasileiro e perspectivas de soluções.

Existem problemas que precisam ser resolvidos para que o álcool se torne realmente uma alternativa sócio e ambientalmente sustentável no Brasil.

São eles:

  • Monocultura da cana-de-açúcar;
  • Condição social e trabalhista da mão-de-obra empregada;
  • Primitivo processo de colheita (que obriga à queima da cana);
  • Produção de vinhoto (resíduos da fermentação do álcool)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1655/imagens/boiafria4-thumb.jpg

Solicite que seus alunos reflitam sobre esses aspectos, sobre o que eles entendem sobre essas dificuldades apresentadas acima.

Existem alternativas? Solicite que os alunos as aprensentem! Algumas sugestões são:

  • Geração de energia com o bagaço da cana;
  • Utilização do vinhoto como fertilizante;
  • Fim da colheita com o método de queimada;
  • Justiça Social e fiscalização trabalhista no trabalho dos cortadores de cana;

Produção brasileira de cana-de-açúcar

O etanol é produzido no Brasil essencialmente nas regiões sudoeste e nordeste do Brasil. O Brasil tem uma área total de 851 milhões de hectares, sendo que, somente em 6 milhões de hectares, está concentrado o cultivo de cana-de-açúcar. A plantação de milho e soja ocupa atualmente 34 milhões de hectares e pecuária, outros 220 milhões.

Solicite que identifiquem na figura, quais as regiões em que a produção do etanol se localiza, e quais suas implicações e consequências.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1655/imagens/mapa_do_etanol.jpg

Fonte: www.veja.com.br

Perspectivas futuras

A qualidade da tecnologia que o Brasil tem na produção de etanol proveniente de cultivos de cana-de-açúcar é inquestionável. Durante algumas décadas, o país recebeu investimento volumoso dos diferentes governos para o estabelecimento deste cultivo como prioritário e estratégico.

Dentro da linha de análise de projeções futuras, divida a sala em três grupos, a saber:

  • Os defensores do etanol;
  • Os contrários ao etanol;
  • Uma comissão que escutará as partes e analisará se o etanol é positivo ou não para o país.

Os argumentos de defesa e de acusação devem ser os que foram desenvolvidos e discutidos em sala de aula.

Avaliação
Participação qualificada nos debates; Partipação na análise de vantagens e desvantagens do etanol
Opinión de quien visitó

Três estrelas 16 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/16 - 25%
  • Quatro estrelas 9/16 - 56,25%
  • Três estrelas 2/16 - 12,5%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 1/16 - 6,25%

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Opiniones

  • Marlene Barp, Particular- professora de ensino fundamental , Rio Grande do Sul - dijo:
    mt.barp@gmail.com

    26/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula. Adorei a síntese das informações e principalmente os gráficos. CRIATIVA E INTELIGENTE. Sucesso pra você.


  • Laís Silva, UFBA , Bahia - dijo:
    layskarine@hotmail.com

    05/04/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito. Foi uma aula esclarecedora!


  • Kamylla Dantas, IFPB , Paraíba - dijo:
    kamylla.ee@gmail.com

    01/01/2012

    Cinco estrelas

    Gostaria de parabenizar a aula disponibilizada nesse site, estou fazendo um trabalho na minha graduação sobre esse tema e me foi bastante útil esses apontamentos. Excelente trabalho.


  • Ector Popiorek, COL ESTADUAL LEMOS JUNIOR , Rio Grande do Sul - dijo:
    ectorp@gmail.com

    04/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal essa tua aula.. usarei ela .. eu já tinha exigido um trabalho sobre o Etanol.. este vai ser o complemento... nota dez professor!


  • itamar, ict , Rio de Janeiro - dijo:
    itamarmedeirosnetto@Gmail.com

    08/05/2010

    Uma estrela

    não estavam claras as vantagens e desvantagens do etanol.


  • Sergio Manoel da Silva, EE PROF MILTON M. CURVO , Mato Grosso - dijo:
    sergiomanoel46@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Realmente, é muito interessante falar da nossa economia, falar da importancia de nossos produtos e de sermos um dos primeiros nesse tipo de combustivel. Temos que falar os dois lados, o positivo e o negativo, colocando o que pode acontecer futuramente, quanto a produção da materia prima, como é feito para produzir grandes quantidades, as causas e os problemas ao meio ambiente. Passar todas essas reflexões aos alunos, fazendo com que eles mesmos percebam as causas e os efeitos.


  • Robson da Silva, IZOLINA PATROCINIO DE LIMA PROFA , São Paulo - dijo:
    robsontls@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Professor a aula é muito boa. Claro q algumas mudanças serão necessárias em cada realidade.


  • Eliana Costa de Souza, Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento , Amazonas - dijo:
    elianacosta100@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Professor Nilton Goulart, sua aula sobre o etanol e otima, uma vez que, e impressindivel que os alunos tomem conhecimento dos pontos positivos e negativos desse combustivel.


  • thalles gomes , EEEFM PROF EDUARDO LIMA E SILVA , Rondônia - dijo:
    thallespg@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa, mas poderia ter abordado outras formas de produção do biodiesel sem utilização da cana, e os beneficios ambientais do uso do alcool combustivel


  • WOSHINGTON VIANA DA SILVA, ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS BENICIO BARBOSA , Alagoas - dijo:
    WOSHINGTON.VIANA@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Três estrelas

    O PLANO DE AULA É MUITO BOM E BASTANTE PERTINENTE, POIS ESTAMOS NA HERA DAS GRANDES TRANSFORMAÇÕES. OS EDUCANDOS PRECISÃO ENCARAR A GEOGRAFIA, COMO UM PONTO DE PARTIDA PARA COMPREENSÃO DAS VÁRIAS FACES DE UM TEMA, COMO NÓ CASO DO (ETANOL BRASILEIRO). DESCACA SUA IMPORTÂNCIA, VANTAGENS E DESVANTAGENS.


  • Idercy Joaquim Ferreira , EE PADRE JOÃO TOMES , Mato Grosso do Sul - dijo:
    idercy8@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante esta matéria, por ser uma atividade do momento, serve para reflexão dos alunos nas suas atividades do dia a dia, para aumentar o conhecimento daqueles que realmente desejam ingressar em um estudo mais aprofundado da história brasileira, parabens professor pelo seu trabalho. Professor Nilton Goulart.


  • APARECIDA ALVES FERRAZ, EE JOSÉ GARCIA LEAL , Mato Grosso do Sul - dijo:
    saxica@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente me ajudou bastante.


  • MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA DONATO, CENTRO EDUC JOAO DURVAL CARNEIRO , Bahia - dijo:
    GAUDONATO@YAHOO.COM.BR

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito importante a escolha do conteúdo. O roteiro da aula, também. Porém, não entendi porque o conteúdo traz, Região "sudoeste do Brasil". Se fala da Região Nordeste acredito que se trata das Regiões do Brasil.


  • silas teodoro dos santos, ESC EST RUI BARBOSA , Goiás - dijo:
    silasteodoro1@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    no grafico não tem o nome dos paises que se destaca na produção do etanol e nem o que consome mais bioconbustiveis.deveriam aparecer dois de acordo com o grafico.O tema e bastante sugestivo e atual, bem desenvolvido ,gostei do conteudo.Um pequeno lembrete e que os dados tem que estar mais atualizado.Pois a ultima coleta de dados é do ano 2005 e ja estamos no final de 2009.Não entendi as questoes relacionadas ao primeiro grafico.Essas questoes deveriam estar em vestibulares pelo Brasil.


  • Eliana Costa de Souza, Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento , Amazonas - dijo:
    elianacosta100@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Professor Nilton Goulart, sua aula sobre o etanol e otima, uma vez que, e impressindivel que os alunos tomem conhecimento dos pontos positivos e negativos desse combustivel.


  • Solange de Carvalho Araújo, Colégio Estadual Dom Prudêcio , Goiás - dijo:
    solangec_araujo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A proposta da aula é ótima, vou tentar adaptá-la as minhas aulas.


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