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Constituição das subtâncias.

 

03/03/2010

Autor y Coautor(es)
Vitor Hugo da Silva
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RECIFE - PE ESCOLA LIONS DE PARNAMIRIM

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Natureza Corpuscular da matéria;
  • Substância Simples e Substância Composta;
  • Eletrólise de água;
  • Átomo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito sobre matéria e susbtância.
Estratégias e recursos da aula

1º AULA:

Para está aula será necessário a utilização de alguns materiais para realização do experimento que poderá ser feito na própria sala de aula. Os materiais são:

  • 2 béqueres de 250 mL.
  • àgua.
  • espátula.
  • grãos de feijão.
  • açucar cristal.
  • grãos de permanganato de potássio.

Inicialmente você perguntará aos alunos se "tem espaços vazios na matéria?", como num pedaço de ferro ou na água contida em um copo. Tente fazer com que os alunos elabore hipóteses, teorias, etc. Sempre dizendo que podem responder o que acham sem preocupar-se se está certo ou errado. Faça uma discussão tentanto descobrir deles se há espaços vazios na materia ou não. Mencione o concreto com exemplo, o quadro, o papel, entre outros.

Logo após você fará o 1º experimento onde em um béquer coloca os grãos de feijão até a marca de 150 mL. E pergunta se caberia mais algum material até a marca de 150 mL. Se a respota for positiva pergunte quais materiais caberiam. Se for negativa prossiga o experimento.

Em seguida as repostas dos alunos você coloca o açucar cristal até a marca de 150 mL e pergunte se existem espaços vazios entre o feijão e o açucar cristal e se caberia mais material até a marca. Se a respota for positiva pergunte quais materiais caberiam. Se for negativa prossiga o experimento.

Posteriormente, acrescente água ao béquer com o açucar e o feijão até a marca de 150 mL e pergunte como podê adicionar a água, se existem espaços vazios na água e se seria possivel adicionar mais algum tipo de material.

Em todas essa perguntas evite dizer algum tipo de resposta, permita que os alunos criem suas próprias hipóteses e diga que no final você retomará com as respostas e passe para o próximo experiemento.

2º experimento: No outro béquer acrescente água até a marca dos 150 mL. Pegue com uma espátula ou colher um pequeno pedaço de permanganato de potássio e adicione no béquer. Peça que observem e pergunte o que aconteceu com permanganato de potássio adicionado a água. Peça pra que eles tentem explicar por que a água ficou colorida sem que fosse agitada, sempre justificando as respostas.

(É provável que grande parte dos alunos acreditem que não haja espaços vazios na materia, aí você retoma as perguntas inciais e questiona como eles explicariam os experimentos que aconteceram.)

Pegue a hipótese que foi mais lançada pelos alunos e começe a abordar o assunto. Explique que muitas pessoas pensam que na matéria não existem espaços vazios, ou seja, que ela é preenchida ininterruptamente. Mas se a matéria fosse assim, sem espaços vazios, como explicariamos o aroma do café que sai da cafetereira e se espalha no ar? Ou o fato de uma gota de tinta colorir igualmente uma certa porção de água continda em um recipiente?

Muitos sólidos ao se dissolverem na água dão a impressão de que desapereceram completamente. No entanto, podemos explicar a dissolução como um processo em que o sólido se divide em partículas minúsculas que se dispersam pelo líquido. Comente a explicação com o exprimento do permanganato de potássio que quando adicionado na água foi colorindo tudo lentamente.

Fale que do ponto de vista macroscópico, a materia aparenta ser contínua mas que do modo microscópico ela é descontínua, ou seja ela é de natureza corpuscular. 

Você pode utilizar a imagem abaixo como forma de explicar microscópicamente o natureza corpuscular da matéria.

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2º AULA:

Leve os alunos para a sala de informática ou utilize o datashow na sala de aula.

Começe falando aos alunos que estudos demonstraram que as substâncias podem ser constituídas por mais de um tipo de partícula. Para enteder melhor essa dedução, tem uma experimento re lativamente simples qu e permite obter uma ou mais de uma substância a partir de outra, que é a eletrólise. Mostre a mídia abaixo e comente sobre a eletrólise.

Eletrólise do ácido sulfúrico

A eletrolise permite uma melhor compreenção da constituição das substâncias, pois, de uma substância obtêm-se outra, ou seja, ela pode ser desmembrada em uma substância mais simples. Sendo assim podemos dizer que existem dois tipos de susbtâncias, as que podem ser desmebradas em outras, chamadas de substâncias compostas, e as que não possibilitam demembramento, as substâncias simples.

Por exemplo, o açucar é uma substância composta, quando aquecido ele é trasnformado em caramelo. Continuando o aquecimento ele será decomposto em carvão (C), gás carbônico (CO2) e água (H2O). Já outras substâncias não podem desmembrar-se, como o caso dos gases hidrogênio e oxigênio que são substâncias simples.

E para finalizar comente que após estudos de vários cientistas da época a comunidade cientifica definiu que as substâncias são constituidas de pequenas particulas denominadas átomos. Fruto dos estudos de Dalton que defendia que a matéria era formada por pequenas partículas, que ele denominou de átomo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Eletrólise do ácido sulfúrico Animação/simulação
Recursos Complementares

Bibliografia consutada:

Química e Sociedade. Editora Nova Geração. 1º edição, São Paulo - SP.

Concepção Atômistica dos Alunos. E. F. Mortimer - Qnesc, 1º edição.

Avaliação

O professor poderá refazer as perguntas iniciais aos alunos modificando as situações exemplo, e através das respostas e hipóteses levantadas por eles saberá se houve entendimento do assunto. Ou também os alunos poderão fazer um relatório dos experimentos explicando cada processo ocorrido.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
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  • Duas estrelas 1/5 - 20%
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Opiniones

  • thayna, colegio estadual jose de alencar , Goiás - dijo:
    suyane.cat@hotmail.com.br

    26/03/2011

    Duas estrelas

    não entendi nada preciso de uma esperiencia sobre substancias simples e compostas mas nao acho eu ja entrei em mais de 20 email nao acho mais esse foi o que mais explicou parabens mas coloca mais umas experiencias massa ai umas interessante que nao precisa de muitos materias pq eu nao tenho isso tudo ai eu fico procurando uma simples um tempão e nao acho eu sou pobre nao tenho muitos materiais assim e nao sou so eu . muitos procuram mais so tem com esses muitossss materiais pq os pobres sempre


  • maria inez badke, colegio estadual santa candida , Paraná - dijo:
    mariabadke@hotmail.com

    01/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelente maneira de expor esse conteudo.


  • Monalisa Rodrigues, Cemab , Bahia - dijo:
    monacavalcante@hotmail.com

    10/05/2010

    Cinco estrelas

    Na minha opinião, as aulas foram explicadas muito bem e eu mesma aprendi muitas coisas que eu não sabia.


  • GLÓRIA, Escola Estadual Lions Parnamirim , Pernambuco - dijo:
    mgmmfigueiroa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns !!! As aulas ficaram D+ Bjs. Glória


  • Alexandro Tenorio, UFRPE , Pernambuco - dijo:
    act72@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muita bom a organizacao, com destaque para o desenvolvimento dos experimentos, em uma linha que permite aos alunos elaborarem suas hipóteses. A proposta permite que o professor diante das hipoteses levatadas possa agir como um mediador do conhecimento previo do aluno, valorizando-o para enriquece-lo com o conhecimento cientifico. Senti falta apenas de sugestoes de desdobramentos, que estimule o professor a novas possibilidades, novas trajetorias e ainda links na web.


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