16/02/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
As estratégias utilizadas nas aulas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
O professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática, pedir para que eles liguem os computadores e acendam as luzes. Em seguida, perguntar se eles sabem o que fez ligar os computadores e acender as luzes. Provavelmente, muitos responderão que foi a energia elétrica, mas questione-os novamente sobre como que é produzida essa energia.
Figura 1 – Lâmpada acesa.
Imagem disponível em: http://rochaboy.files.wordpress.com/2007/10/lampada.jpg. Acesso em: 12 fev. 2009
Atividade 1
Após as discussões sobre os questionamentos feitos anteriormente, e estando os alunos organizados no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar a eles o recurso postado abaixo.
O recurso é um vídeo (Fig. 2), o qual faz um passeio virtual pelo Museu da Eletricidade, situado em Lisboa, capital de Portugal.
Figura 2 – Imagem do Vídeo Museu da Eletricidade
Inicialmente o vídeo mostra a região de Lisboa e o Museu da Eletricidade(1), que é um edifício que antigamente fornecia energia elétrica à cidade de Lisboa. Em 1975, ele foi desativado e em 1991 o prédio foi adaptado para se tornar um museu que mostra a transformação e novas fontes de energia.
O vídeo também explica sobre as energias renováveis e suas aplicações. Ele demonstra como funciona a Energia Solar (proveniente da luz solar), Eólica (proveniente do movimento dos ventos) e a originada pela queima do carvão.
Após a apresentação do recurso, o professor deverá perguntar aos alunos sobre o que eles acharam do vídeo, o que aprenderam com ele etc. Feito isto, sugerimos que o professor os questione sobre Energias Renováveis – o que são, quais os tipos, se são importantes para a humanidade e para a preservação da natureza etc. Destacamos ser necessário que os alunos aprendam a importância da Energia Renovável para a preservação dos recursos naturais do nosso planeta.
Atividade 2
As Energias renováveis que o recurso acima apresenta são a Solar e a Eólica. Desta forma, sugerimos que o professor peça para os alunos formarem dois grandes grupos e que façam pesquisas, na internet e livros, sobre estes dois tipos de energia. É importante que um grupo pesquise sobre a Energia Solar e o outro sobre a Energia Eólica.
O grupo que trabalhará a Energia Solar (Fig. 3), que é aquela proveniente da luz do sol, deverá pesquisar sobre:
Figura 3 - Painel solar: captação da energia do Sol
Imagem disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_solar.jpg. Acesso em: 15 fev. 2009
Sugestões de sites para a realização da Pesquisa:
http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap09.htm
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/esolar/esolar.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/solar.html
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf
http://www.planetasolar.com.br/energiasolar.htm
O grupo que trabalhará a Energia Eólica (Fig. 4), que é mais usada por ser de mais fácil obtenção, principalmente nos litorais onde há mais tendência de ventos fortes, deverá pesquisar os seguintes temas:
Figura 4 – Energia Eólica
Imagem disponível em: http://www.st.rs.gov.br/bancoimg/0705161428582007051611192615may07_eolico_037t1.jpg. Acesso em: 12 fev. 2009
Sugestões de sites para realização das pesquisas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/06-Energia_Eolica(3).pdf
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_224740.shtml
http://ambiente.hsw.uol.com.br/energia-eolica.htm
http://www.pick-upau.org.br/mundo/eolica_energia/eolica_energia.htm
http://www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/eolica29.swf
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-eolica/energia-eolica-3.php
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/artigos/eolica.html
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/eolica/eolica.htm
Após a realização das pesquisas, sugerimos que o professor peça para os alunos apresentarem oralmente (em até dez minutos) o que aprenderam em suas pesquisas. Este momento é importante tanto para a socialização da informação entre os alunos, bem como para que o professor possa esclarecer dúvidas e ou corrigir possíveis equívocos.
Sugestão de Atividade para as próximas aulas:
1) Após a socialização das informações pelos dois grupos, sugerimos que o professor solicite que eles organizem um passeio (inspirado no vídeo que assistiram) pelos corredores da escola – sugestão para o título do passeio: Passeando Pelas Energias Renováveis. Este passeio poderá ser feito da seguinte forma: cada grupo deverá confeccionar cartazes, aproximadamente 7 ou um número que seja suficiente para abordar o assunto trabalhado, e fixá-los na parede de um dos corredores da escola, ou numa das paredes da sala de aula. É importante que cada tema esteja em lados opostos da paredes (numa parede cartazes da Energia Eólica e na parede da frente a Energia Solar). Na confecção dos cartazes, faz-se necessário a supervisão do professor, tanto para esclarecer dúvidas eventuais como para ajudá-los na redação dos cartazes etc.
Figura 5 – Cartazes postados nos corredores de uma escola.
Imagem disponível em: http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=198344. Acesso em: 15 fev. 2009
Feito isto, os alunos deverão convidar alunos de outras classes para fazer o “passeio” pelos corredores. É importante que cada grupo escolha dois (2) “guias” que apresentarão aos “visitantes” o passeio (conforme a temática trabalhada pelo grupo), Para evitar que ocorra confusão, é importante que os alunos (das outras salas) sejam conduzidos por “guias” de um grupo quando estiverem caminhando num sentido do corredor, e por outros “guias” quando estiverem no sentido contrário – um sentido de cada vez.
2) Peça para os alunos, em grupos de cinco (5) integrantes, façam pesquisas sobre um tipo de energia renovável e conte sua evolução no ramo da pesquisa e no Brasil.
É recomendável que eles apresentem o resultado desta pesquisa em formato de cartazes, coloque-os nos corredores da escola e convoque todas as classes a visualizarem estes tipos de energias renováveis.
Sugestões de sites:
Todas as energias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel
http://web.educom.pt/fq/energia/renovaveis.htm
http://www.planetaorganico.com.br/energiasrenov.htm
http://energiarenovavel.org/index.php/Fontes-de-Energia-Renovavel.html
Energia Hidrelétrica:
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/energia-hidrica/index-energia-hidrica.php
http://ciencia.hsw.uol.com.br/usinas-hidreletricas.htm
Energia das ondas ou maremotriz:
http://ambiente.hsw.uol.com.br/energia-das-ondas.htm
http://br.geocities.com/saladefisica5/leituras/energiaondas.htm
Energia das Biomassas:
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-da-biomassa/
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1B/ebiomassa.html
Recursos complementares
Teoria e experimentos:
http://www.sfiec.org.br/artigos/energia/Formas_de_Energia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_el%C3%A9trica
Referência Bibliográfica
(1) – Wikipédia. Museu da Electricidade.Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_Electricidade >. Acesso em: 12 fev. 2009
Nome | Tipo |
---|---|
Museu da Electricidade | Vídeo |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante e criativa e estou querendo adaptar para trabalhar com minha turma, mas não consegir abrir o vídeo.
24/03/2010
Quatro estrelasCara professora Andréa Marques Adorei sua aula, foi muito bem programada e também muito legal a parte da motivação em fazer o aluno ligar o computador e a luz . Parabéns pela sua criatividade. Andréa , deixo aqui uma sugestão : você poderia montar também um grupo de alunos para registar os momentos de pesquisa , fotografando ou filmando seria mais uma motivação!