Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como vai a inclusão em nossa escola e em nossa cidade?

 

20/02/2009

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Discutir a discriminação e a inclusão social de pessoas com de necessidade especiais. Compreender o conceito de eqüidade. Conhecer a legislação que assegura direitos às pessoas com deficiências. Analisar as ações da escola e da cidade que promovam a inclusão ou a exclusão dos portadores de deficiência. Desenvolver uma pesquisa e produção colaborativamente.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar o conhecimento que os alunos já têm sobre produção e publicação de vídeos na Internet poderá contribuir na organização de grupos produtivos.
Estratégias e recursos da aula



Segundo dados apresentados pela Organização das Nações Unidas, 10% da população mundial apresentam algum tipo de deficiência (Fonte:http://www.un.org/disabilities/default.asp?navid=34&pid=18).

Sabemos o quanto ainda é preciso agir para que tenhamos uma sociedade inclusiva de fato. Para tal, cabe à escola trabalhar conceitos, procedimentos e atitudes que contribuam para informar e formar cidadãos críticos e livres de preconceitos.

Para começar , promova o debate: o que vocês pensam sobre cegos serem professores? Seria possível em nossa escola? Por quê?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1663/imagens/direitos.jpg


Em seguida, divida a turma em duplas e peça que ouçam o episódio do programa Escola Brasil, que conta a história da professora deficiente visual Ethel Rosenfeld (os primeiros 6 minutos e 40 segundos do programa).


Inclusão

Organize grupos para a pesquisa em dicionários, livros, revistas e Internet sobre:

  • O termo “equidade”;
  • direitos assegurados por lei aos portadores de deficiência.

Indique o link sobre a legislação no Brasil:

http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2Flegisla%2Flegislacao.nsf%2FViw_Identificacao%2FDEC%25203.298-1999%3FOpenDocument%26AutoFramed

e a Cartilha dos direitos das pessoas com deficiência em http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/cart_def.php, como pontos de partida, orientando-os a buscar outras referências.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1663/imagens/acessibilidade.jpg


Agendem o dia para a socialização da pesquisa realizada. Nesse dia, promova a discussão entre os alunos , incentivando a leitura critica sobre como a legislação vem sendo aplicada em diferentes situações, tais como, a inclusão na escola , ações de inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho e as dificuldades que essas pessoas passam na cidade onde vivem.

Proponha a organização das questões levantadas pelos grupos. Para isso, cada grupo deverá organizar um documentário sobre o tema discutido.


Os alunos devem ser orientados a escrever um roteiro para a realização do documentário, definindo o que precisarão, como por exemplo fotos, vídeos e documentos, antes de partir para a produção. Estimule que os alunos pesquisem e fotografem situações que violam os direitos das pessoas com deficiência, como por exemplo, a falta de acessibilidade no bairro onde vivem. Uma possibilidade também é coletar histórias de deficientes da comunidade que aceitem compartilhá-las em entrevistas. Vale pesquisa e fotografar também situações de casos de sucesso.


Para organização e integração de imagens e texto, leve os alunos a sala de informática e ofereça opções tais como 

Cinelerra 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1663/imagens/Cinelerra-2_0.jpg

e o Windows Movie Maker

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1663/imagens/movie.jpg

Ambos oferecem ao usuário:

  • Uma linha do tempo, onde é possível visualizar o tempo de todas as faixas de vídeo, imagens e áudio inseridas no projeto,
  • a janela de recursos, em que aparecem os recursos para audio e video, como por exemplo, efeitos e transições
  • o visualizador, que permite prever como ficará a sequência de imagens e áudio incluídas no projeto.


Para saber como usar essas ferramentas, acesse tutoriais e apostilas:

Cinelerra:
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=cinelerraTutorial&bl#Tutorial_de_uso_b_sico_Cinelerra

Movie Maker:
http://www.apostilando.com/download.php?cod=457 .


Publiquem as produções usando o

Youtube

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1663/imagens/youtube.jpg

 

ou

Videolog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1663/imagens/videolog.jpg

 

ou algum outro provedor gratuito.

Veja o passo a passo para usar o Youtube 

http://www.slideshare.net/oynavy04/youtube-tutorial
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=284

e o passo a passo para usar o Videolog:


http://videolog.uol.com.br/video.php?id=214213 e http://videolog.uol.com.br/video.php?id=214232


Proponha que os alunos encaminhem suas produções para responsáveis por algumas questões locais, como por exemplo, a falta da acessibilidade.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Inclusão Áudio
Avaliação
Durante o processo, observe a participação em debates e a atuação nos grupos para a produção colaborativa. Ao final, avalie a relevância e a pertinência dos temas selecionados pelos alunos para apresentação em documentário. Proponha também uma auto - avaliação: Quais conceitos aprendemos nesse trabalho? Quais atitudes aprendemos nesse trabalho?
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.