20/02/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Segundo dados apresentados pela Organização das Nações Unidas, 10% da população mundial apresentam algum tipo de deficiência (Fonte:http://www.un.org/disabilities/default.asp?navid=34&pid=18).
Sabemos o quanto ainda é preciso agir para que tenhamos uma sociedade inclusiva de fato. Para tal, cabe à escola trabalhar conceitos, procedimentos e atitudes que contribuam para informar e formar cidadãos críticos e livres de preconceitos.
Para começar , promova o debate: o que vocês pensam sobre cegos serem professores? Seria possível em nossa escola? Por quê?
Em seguida, divida a turma em duplas e peça que ouçam o episódio do programa Escola Brasil, que conta a história da professora deficiente visual Ethel Rosenfeld (os primeiros 6 minutos e 40 segundos do programa).
Organize grupos para a pesquisa em dicionários, livros, revistas e Internet sobre:
Indique o link sobre a legislação no Brasil:
e a Cartilha dos direitos das pessoas com deficiência em http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/cart_def.php, como pontos de partida, orientando-os a buscar outras referências.
Agendem o dia para a socialização da pesquisa realizada. Nesse dia, promova a discussão entre os alunos , incentivando a leitura critica sobre como a legislação vem sendo aplicada em diferentes situações, tais como, a inclusão na escola , ações de inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho e as dificuldades que essas pessoas passam na cidade onde vivem.
Proponha a organização das questões levantadas pelos grupos. Para isso, cada grupo deverá organizar um documentário sobre o tema discutido.
Os alunos devem ser orientados a escrever um roteiro para a realização do documentário, definindo o que precisarão, como por exemplo fotos, vídeos e documentos, antes de partir para a produção. Estimule que os alunos pesquisem e fotografem situações que violam os direitos das pessoas com deficiência, como por exemplo, a falta de acessibilidade no bairro onde vivem. Uma possibilidade também é coletar histórias de deficientes da comunidade que aceitem compartilhá-las em entrevistas. Vale pesquisa e fotografar também situações de casos de sucesso.
Para organização e integração de imagens e texto, leve os alunos a sala de informática e ofereça opções tais como
Cinelerra
e o Windows Movie Maker
Ambos oferecem ao usuário:
Para saber como usar essas ferramentas, acesse tutoriais e apostilas:
Movie Maker:
http://www.apostilando.com/download.php?cod=457 .
Publiquem as produções usando o
Youtube
ou
Videolog
ou algum outro provedor gratuito.
Veja o passo a passo para usar o Youtube
http://www.slideshare.net/oynavy04/youtube-tutorial
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=284
e o passo a passo para usar o Videolog:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=214213 e http://videolog.uol.com.br/video.php?id=214232
Proponha que os alunos encaminhem suas produções para responsáveis por algumas questões locais, como por exemplo, a falta da acessibilidade.
Nome | Tipo |
---|---|
Inclusão | Áudio |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/04/2011
Quatro estrelasAULACRIATIVA E NECESSÁRIA NA ESCOLA, JÁ QUE ESTAMOS NO MOMENTO DE INCLUSÃO NA ESCOLA.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente