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Muito mais que TICO e TECO/ Neurônios e Sinapses

 

28/04/2009

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a forma de comunicação entre as células nervosas - Neurônios.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre estrutura celular.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/atividade.gif 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/som.jpg Professor, inicie a aula apresentando aos alunos o recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA)”.
Este áudio aborda o tema funcionamento básico dos NEURÔNIOS. O trecho de interesse tem início aos 9 minutos (a duração é de 3 minutos e meio).

Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.

O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/574/fundos_dos_direitos_da_crianca.mp3

Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA)


RESUMO DO TRECHO DO ÁUDIO:

Cadu reclama para Sandra que seus dois neurônios “Tico e Teco” não estão se entendendo muito bem. O "professor Neurônio" (personagem do programa) se espanta e explica que os humanos têm cerca de 100 bilhões de neurônios.
Tudo o que nos acontece como sensações de Calor, frio e sentimentos como raiva e amor ou sonhos só podem ser compreendidos se conhecermos como funcionam os neurônios. Explica ainda que os neurônios são células especiais porque são conversam entre si processando informação. Essa comunicação ocorre através de neurotransmissores, permitindo ao cérebro a capacidade de tomar decisões. A comunicação é chamada de sinapse. Ao final o "professor Neurônio" recomenda leituras e estudos para  promover o desenvolvimento cerebral.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/problematizacao.gif
 

Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Organize a turma em pequenos grupos e solicite que respondam as seguintes questões:


Questão 1: Qual o significado da expressão “Meus neurônios Tico e Teco não se entendem bem”? Seria possível o sistema nervoso funcionar apenas com dois neurônios? Por quê?

Questão 2: O áudio apresenta, segundo o Professor Neurônio, algumas sensações e sentimentos que são percebidos pelo cérebro através dos neurônios. Quais foram as sensações mencionadas e quais são as outras sensações e sentimentos que possuímos?

Questão 3: Qual o significado da expressão “os neurônios são as borboletas da alma” e por que podem ser comparados a uma galáxia?


Peça para que cada grupo apresente suas conclusões e promova um pequeno debate considerando a coerência dos pontos apresentados.

Dica! – Neste momento pode ser estabelecida uma parceria com o professor de português, promovendo a interdisciplinaridade.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/nolaboratorio.gif
 

Professor, neste momento você pode explicar e apresentar o conceito de SINAPSE utilizando o objeto educacional, disponível no seguinte endereço ou link abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10934/neuronio.swf

Sinapse

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/sinapse.jpg
 

Dica! – É interessante levar o aluno compreender o funcionamento da sinapse através da utilização de componentes químicos – os neurotransmissores.

Peça que os alunos descrevam em seus cadernos o processo de transmissão do impulso nervoso observado no recurso do portal. Eles poderão inclusive desenhar de forma esquemática o que ocorre nas sinapses.


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/atividade.png

Nesta aula realize três atividades que demonstram o nosso reflexo e tempo de reação. Explique que as reações do corpo sempre seguem o processo: a captação, pelos órgãos sensoriais, dos estímulos do ambiente, o envio de sinais desses estímulos ao sistema nervoso central, análise do estímulo, envio de sinais de resposta e execução da resposta.
Explique também, que normalmente os sinais dos estímulos são interpretados no cérebro, mas muitas vezes a resposta ocorre quase automaticamente, sem que precise ser analisada: é o que chamamos de REFLEXO.

Importante – Reforce que toda a comunicação entre os neurônios e entre estes e as células sensoriais ou motoras ocorre através de SINAPSES, como visto na aula anterior.

ATIVIDADE 1 – Medindo a Velocidade de Reação Individual

O tempo de reação de cada pessoa pode variar. Uma forma simples de comparar o tempo de reação individual é montar uma tira de papelão com faixas de cores diferentes.
Para verificar o tempo de reação um aluno segura a tira pela parte superior e um colega posiciona o polegar e o indicador na forma de pinça mais ou menos uns dois centímetros abaixo da tira. O aluno que segura a tira por cima irá soltá-la, sem avisar, de modo que ela caia entre os dedos do colega. Este deverá segurar a tira o mais rápido possível, assim que ela começar a cair entre os dedos. Quanto mais perto da extremidade inferior, mais rápida terá sido a reação.
Poderá ser construída uma pequena tabela, para registrar a velocidade de reação (marcando a cor onde segurou a tira). Isso pode ser feito algumas vezes para comparar se há melhora no desempenho após um rápido treino.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/reacao_individual.jpg

(Imagem: PLIESSNIG, A. F. 2009)

Dica! – É comum entre os alunos a comparação de diferentes desempenhos. Não permita que o aluno com desempenho inferior seja criticado pelos colegas. Lembre que a velocidade de reação é naturalmente diferente entre as pessoas e alguns fatores podem influenciá-la, como por exemplo: a repetição, o cansaço, a distração, entre outros. Estimule os alunos a descobrirem como é possível melhorar o seu próprio desempenho.

Dica! - Um recurso para não permitir que situações desagradáveis apareçam e passem despercebidas ou prejudiquem o bom desenvolvimento da aula é de que vez por outra o professor os surpreenda com a atividade de filmagem. Um grupo de no máximo 3, à escolha do professor, fica incumbido de gravar e registrar além de transcrever para a classe toda a atividade. O professor tem, nesse momento, uma grande oportunidade de ressaltar bons comportamentos, atitudes e reparar seus próprios erros. Os alunos também têm nessa tarefa, a oportunidade de fazer alguns comentários não apenas em relação à dinâmica da aula, às atitudes do professor, mas principalmente de se auto-analisar individualmente e frente a um trabalho coletivo.


ATIVIDADE 2 - Medindo a Velocidade de Reação do Grupo

Esta atividade pode ser realizada com a turma toda ou em grupos de pelo menos seis alunos. O estímulo individual é receber um aperto na mão direita e a resposta é apertar a mão esquerda do colega.
Para medir o tempo de reação do grupo o primeiro aluno deve observar o tempo inicial utilizando um relógio ou cronômetro. Ele mesmo é que inicia o estímulo inicial. O estímulo passará de aluno para aluno até o último que erguerá uma pequena bandeira quando o estímulo chegar até ele. Nesse instante o primeiro aluno observa novamente o relógio para registrar o tempo de reação do grupo.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/reacao_grupo.jpg

(Imagem: PLIESSNIG, A. F. 2009)

A atividade pode ser repetida algumas vezes para ver qual a melhor marca que o grupo alcança. Realizá-la com dois ou três grupos é interessante para comparar o tempo de reação de cada grupo.

Dica! – Duas variações desta atividade podem enriquecer o trabalho e gerar novas indagações. Uma delas é utilizar um estímulo para levantar a bandeira e outro para abaixá-la. Outra variação é conversar individualmente com um aluno e pedir para que (sem que os outros saibam) não transmita o estímulo para o aluno seguinte, interrompendo o percurso deste. Isso poderá ser discutido posteriormente.


ATIVIDADE 3 – Resposta Automática – ARCO REFLEXO

Uma forma tradicional de o médico obter informações sobre o funcionamento dos nervos e dos músculos é através do reflexo patelar. Esse é um exemplo de arco reflexo que não tem interferência consciente.
Para realizar esta atividade solicite que um aluno sente na cadeira cruzando as pernas de maneira que o joelho de uma delas se encaixe na concavidade formada pela parte de trás do joelho da outra perna. Outro aluno deverá dar uma leve batida com a mão na parte macia, logo abaixo da rótula. Se o local correto for atingido, o músculo se contrairá levantando um pouco a perna.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/ARCO_REFLEXO.jpg

(Imagem: PLIESSNIG, A. F. 2009)


Após a realização das três atividades solicite que os alunos respondam as seguintes questões em seus cadernos para posterior discussão no grupo

• Em quais situações é importante (e até vital) uma reação consciente rápida do organismo?
• Em que situações o ARCO REFLEXO tem grande importância?
• Por que não temos consciência e não podemos evitar o arco reflexo?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1665/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

 

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que existem muito mais neurônios do que apenas dois – freqüentemente chamados de Tico e Teco.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que os neurônios se comunicam através de estruturas chamadas sinapses.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o funcionamento das sinapses através do uso de neurotransmissores.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo o funcionamento das sinapses através do uso de neurotransmissores e diferencio o que ocorre na reação consciente do que ocorre no arco reflexo.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sinapse Animação/simulação
Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) Áudio
Recursos Complementares
Este texto traz subsídio para o professor e também para o aluno, com informações sobre as formas de comunicação entre os neurônios (tipos de sinapses, neurotransmissores, etc.). O texto pode ser impresso e estudado em grupos. Está disponível no endereço abaixo (copie e cole o endereço em seu navegador): http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores/neurotransmitters2_p.html
Avaliação
Inicialmente, avalia-se o grau de compreensão dos alunos pela resolução das questões propostas na primeira aula. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula é apresentado exemplo de uma rubrica para ser aqui utilizada.
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