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A posição da Terra em relação aos outros planetas (existência da vida).

 

26/02/2010

Autor y Coautor(es)
Alisson Antonio Cantarini
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor o intuito desta aula é mostrar a seus alunos o porquê temos vida presente em nosso planeta mediante a sua posição (estratégica) no sistema solar.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber noções básicas do que é um sistema solar e seus componentes: o que é o sol, um planeta, uma órbita.  

Estratégias e recursos da aula

Professor pode-se começar esta aula relembrando os componentes do nosso sistema solar: o sol (definição), planetas (definição), logo após proponha uma atividade prática para os alunos.

Antes de começar a atividade efetivamente lembre-se professor de que plutão deixou de ser planeta recentemente, um dos fatores que contribui para isso é o tamanho de plutão, menor que o da nossa lua.

Atividade prática:

** A figura a seguir deve ser mostrada antes do início da atividade; ela mostra uma dimensão aproximada dos tamanhos dos planetas no sistema solar. A atenção dos alunos deverá estar voltada para a posição da Terra em relação aos outros planetas, assim como a distância dela em relação ao sol. Convide os alunos a pensarem e discutirem nos grupos, durante a atividade prática, se há alguma relação entre a posição e a presença de vida no nosso planeta. Instigue-os professor, faça perguntas:

Se atentem para o tamanho do nosso planeta perante o sol, vejam a posição em que ele se encontra em relação ao sol e aos outros, é isso que o torna diferente dos outros? E os outros planetas não tem vida? Por quê?

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http://www.apolo11.com/imagens/etc/novo_sistema_solar.jpg

Feitas as observações indicadas acima, agora em grupos, eles irão montar um esquema do sistema solar. Retome sempre, durante a atividade, a atenção para o foco do experimento que é o planeta Terra e sua posição no sistema solar.

 

O link seguinte pode ser usado para auxiliar na montagem do esquema do sistema solar:

http://educa.fc.up.pt/ficheiros/trabalhos/401/documentos/307/Sistema%20solar.pdf

                Pós Atividade:

Proponha a seguinte pergunta:

                Mas por que temos vida na Terra? A posição (estratégica) da Terra no sistema solar tem a ver com a viabilidade de vida? Por que essa posição é tão favorável à vida?

                Esse momento é para discussão entre os grupos formados com a sua mediação professor sobre o assunto.

Explique aos alunos que tal posição garante ao planeta luz e calor na medida exata que gera um equilíbrio térmico necessário para que a vida seja viável. “O planeta não pode estar muito perto ou muito longe da estrela (no caso nosso SOL), o que poderia tornar sua superfície quente ou fria demais.”

ü  Mercúrio, o planeta mais próximo ao sol, possui temperaturas médias por volta de 126°C a máxima pode chega por volta de 430°C;

ü  Vênus, o segundo planeta e o antecessor da Terra, possui temperatura superficial média em torno de 480°C;

ü  Marte, o primeiro sucessor da Terra no sistema possui temperatura média de -60°C (máxima de 20°C e mínima de -143°C);

ü  Terra temperatura média por volta de 9°C (mínima de -88°C e máxima por volta de 60°C).

Essa posição (privilegiada) da Terra dá, ao planeta, as condições de luz e calor, na medida exata pela qual a vida encontrou berço para nascer.

Avaliação

A avaliação pode ser feita durante a atividade prática, mediante ao interesse dos alunos durante o processo de aprendizagem.

O link abaixo também pode ser usado, tanto para uma memorização dos planetas e suas respectivas localizações com uma pequena descrição de cada um deles, assim como também para uma verificação do apredizado da atividade prática. Se os alunos acertarem pelo menos a metade dos planetas em suas respectivas localizações já se faz por valer a atividade prática. Link: http://www.cambito.com.br/games/solar.htm

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 6 calificaciones

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Opiniones

  • luana, Uruguai - dijo:
    luaninhalinda@hotmail.com

    03/04/2013

    Cinco estrelas

    Eu acho muito legal essas coisas de ciências, estou tentando fazer um trabalho más não tem como porque não explica oque eu quero. eu quero assim qual a posição em que a terra tem em relação ao sol


  • haime, Benin - dijo:
    haime.@hotmail.com

    06/03/2013

    Cinco estrelas

    muito legal aula de ferente do que eu ja estudei legal ate de mais da conta obrigado por me ensinar de modo de ferente


  • anonimo, hugo , São Paulo - dijo:
    danilomorroni201213@hotmail.com

    05/02/2013

    Cinco estrelas

    gostei e me ajudou na escola


  • bianca, escolabiancatolentino , Minas Gerais - dijo:
    emaildabianquinha2000@gmail.com

    16/08/2012

    Cinco estrelas

    eu achei um máximo aprender sobre isso,não era o que eu estava procurando mais eu aprendi uma coisa que eu não sabia. adorei!


  • MARIA DO CARMO HONORATO SILVA, ESCOLA FREDERICO LUNDGREN I , Pernambuco - dijo:
    carminhahhonorato@yahoo.com.br

    04/09/2011

    Cinco estrelas

    a atividade prooposta é ótima e bem elaborada.


  • érica guimarães, sesi -1785 , São Paulo - dijo:
    eriquinha101@live.com

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    eu achei bem pratico e fácil e está bem resulmidinho bem explicadinho está ótimo para apresentar para meus colegas,amigos e o professor da minha classe


Sem classificação.
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