27/03/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
O ar de nossas cidades infelizmente está cada vez mais poluído. No Brasil, discutem-se vários aspectos da poluição do ar, mas pouco se fala sobre uma de suas conseqüências, a chuva ácida.
Questione os alunos sobre a chuva ácida. Eles sabem o que é isso? Como se forma? Quais os prejuízos que ela causa ao ambiente e saúde?
Leve os alunos ao laboratório para que eles conheçam mais sobre a chuva ácida. Para isto selecionamos o recurso do Portal do Professor abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12435/chuva_acida.swf
Agora que os alunos compreendem um pouco mais do mecanismo que origina as chuvas ácidas, peça a eles que acessem o endereço abaixo e resolvam as atividades propostas pela webquest.
http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/proj/actividades/webquests/chuvas-acidas/index.htm
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
O professor poderá fazer duas experiências que demonstram como se origina a chuva ácida.
A primeira delas está disponível no Portal do Professor, indicado abaixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12240/chuva_acida.pdf
A outra experiência foi retirada do livro “Química na cabeça” de Alfredo Luis Mateus (Editora: UFMG; 1° ed.; 2002).
Material
Pote de vidro com tampa (pode ser um vidro de palmito ou conserva de pepino, por exemplo. Já a tampa é recomendável que seja de metal.)
fenolftaleína em álcool
Água
Solução de amônia
Hidróxido de sódio
Passo a passo
Coloque água no pote de vidro, até atingir um quinto da altura do mesmo. Acrescente algumas gotas de fenolftaleína. Coloque algumas gotas de solução de amônia até perceber uma mudança na coloração. A mudança na cor deve ser leve, portanto não coloque muita solução de amônia. Acenda um palito de fósforo dentro do frasco. Assim que a cabeça do fósforo acabar de queimar, apague o fósforo e tampe o frasco rapidamente. Agite o frasco para dissolver os gases. Veja o que acontece;
Na caixinha de fósforo, na lixa que vem para acendermos os palitos, há o elemento fósforo. Já na cabeça do palito, tem-se enxofre. Ao atritar o palito com a lixa, o fósforo queima o enxofre, formando a chama que queima a madeira do palito e liberando dióxido de enxofre no ar. Este dióxido (contido na fumaça) se dissolve na solução aquosa, tornando-a um meio ácido. Assim, a solução rosada volta a ficar incolor.
Peça aos alunos para pesquisarem quais maneiras o dióxido de enxofre é produzido e lançado na atmosfera. Esta pesquisa e o relatório das experiências devem ser entregue como parte da avaliação desta aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Chuva ácida | Experimento prático |
Chuva ácida | Animação/simulação |
Cinco estrelas 2 calificaciones
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23/06/2015
Cinco estrelasShow de bola a aula!! Gostaria de copiar essa animção da chuva ácida para colocar em um trabalho em power point. tem como? muito obrigado!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente explicação e métodos para prender a ateção do aluno!