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Chuvas ácidas

 

27/03/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o mecanismo que origina a chuva ácida. Compreender as causas e conseqüências da chuva ácida.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

O ar de nossas cidades infelizmente está cada vez mais poluído. No Brasil, discutem-se vários aspectos da poluição do ar, mas pouco se fala sobre uma de suas conseqüências, a chuva ácida.
Questione os alunos sobre a chuva ácida. Eles sabem o que é isso? Como se forma? Quais os prejuízos que ela causa ao ambiente e saúde?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1678/imagens/labinformatica.png


Leve os alunos ao laboratório para que eles conheçam mais sobre a chuva ácida. Para isto selecionamos o recurso do Portal do Professor abaixo:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12435/chuva_acida.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1678/imagens/webquest.jpg

Agora que os alunos compreendem um pouco mais do mecanismo que origina as chuvas ácidas, peça a eles que acessem o endereço abaixo e resolvam as atividades propostas pela webquest.
http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/proj/actividades/webquests/chuvas-acidas/index.htm


Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1678/imagens/labquimica.png
 

O professor poderá fazer duas experiências que demonstram como se origina a chuva ácida.
A primeira delas está disponível no Portal do Professor, indicado abaixo.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12240/chuva_acida.pdf

A outra experiência foi retirada do livro “Química na cabeça” de Alfredo Luis Mateus (Editora: UFMG; 1° ed.; 2002).
Material
Pote de vidro com tampa (pode ser um vidro de palmito ou conserva de pepino, por exemplo. Já a tampa é recomendável que seja de metal.)
fenolftaleína em álcool
Água
Solução de amônia
Hidróxido de sódio
Passo a passo
Coloque água no pote de vidro, até atingir um quinto da altura do mesmo. Acrescente algumas gotas de fenolftaleína. Coloque algumas gotas de solução de amônia até perceber uma mudança na coloração. A mudança na cor deve ser leve, portanto não coloque muita solução de amônia. Acenda um palito de fósforo dentro do frasco. Assim que a cabeça do fósforo acabar de queimar, apague o fósforo e tampe o frasco rapidamente. Agite o frasco para dissolver os gases. Veja o que acontece;
Na caixinha de fósforo, na lixa que vem para acendermos os palitos, há o elemento fósforo. Já na cabeça do palito, tem-se enxofre. Ao atritar o palito com a lixa, o fósforo queima o enxofre, formando a chama que queima a madeira do palito e liberando dióxido de enxofre no ar. Este dióxido (contido na fumaça) se dissolve na solução aquosa, tornando-a um meio ácido. Assim, a solução rosada volta a ficar incolor.
Peça aos alunos para pesquisarem quais maneiras o dióxido de enxofre é produzido e lançado na atmosfera. Esta pesquisa e o relatório das experiências devem ser entregue como parte da avaliação desta aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Chuva ácida Experimento prático
Chuva ácida Animação/simulação
Recursos Complementares
Para realizar um trabalho completo e bem escrito, peça que eles visitem estes sítios, com dicas de como fazer um bom relatório. http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html http://members.tripod.com/~collatio/regeq/relat.htm
Avaliação
A avaliação será feita sobre a participação dos alunos e produção dos relatórios. Além disso, sugira aos alunos que filmem suas atividades, ou fotografe o passo-a-passo delas. A produção visual deles poderá ser disponibilizada na escola ou colocada na internet, em sítios como o You Tube, Teachter tube ou blogs.
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