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Planta também transpira!

 

09/03/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agricultura
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico Florestal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o processo de condução de líquidos no interior de plantas vasculares. Conhecer o processo de transpiração em plantas vasculares. Compreender a relação existente entre planta e ambiente.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1679/imagens/labinformatica.png

Assim como os animais, as plantas interagem com o ambiente. A transpiração nos animais tem a função de eliminar substâncias tóxicas e regular a temperatura do organismo. As plantas também realizam esta atividade fisiológica. Vamos saber um pouco mais sobre ela?
A planta obtém parte da água necessária para sua sobrevivência diretamente do solo. Para isto ela necessita ter uma grande superfície de contato com a água, dada pelo sistema radicular (por isso que as raízes das plantas ficam cada vez mais fininhas e emaranhadas). O movimento da água nas raízes é devido às forças de capilaridade, que é um movimento lento e acontece em trajetos curtos. Para saber mais acesse o endereço a seguir:
http://www.angelfire.com/ar3/alexcosta0/RelHid/Rhw5.htm  
Se a capilaridade se dá em trajetos curtos, como explicar a ascensão da água ao longo do tronco dos altos pinheiros? As grandes alturas alcançadas pelas plantas e a forma de transporte de água das raízes até as folhas estão intimamente ligadas. E só é possível com o surgimento das plantas vasculares. A água é transportada de célula a célula na planta (transporte de curta distância) e também por meio do xilema (transporte de longa distância). O xilema foi a inovação evolutiva que possibilitou as plantas ficarem cada vez maiores, por possibilitar o transporte de água de longa distância.
Para o professor que quer saber mais, indicamos este endereço: http://www.angelfire.com/ar3/alexcosta0/RelHid/Rhw6.htm  
No Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, há esta animação que explica o processo de evapotranspiração.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2934/1/evapotranspiracao.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1679/imagens/evapotrans_bioa.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1679/imagens/sitios.gif

Este sítio mostra o caminho que o líquido faz dentro do vegetal, da raiz até a folha. http://www.biologymad.com/resources/transpiration.swf  O sítio é todo em inglês, mas com auxílio do professor é possível que os alunos compreendam os tecidos envolvidos com a transpiração vegetal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1679/imagens/evapo_inlge.jpg
Neste endereço há mais informações e algumas animações que ajudam a entender mais sobre os tecidos vegetais e a atividade fisiológica de condução e evapotranspiração. http://www.planetabio.com/tecidosvegetais.html  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1679/imagens/evapo_bioportal.jpg
E o Portal do Professor tem disponível um recurso que explica como ocorre a cromatografia, que é um processo que ocorre graças à capilaridade, a mesma força que faz as cores subirem pelo papel, faz a água subir em curtos trajetos pela planta. Para acessá-lo basta clicar na imagem abaixo:

Cromatografia de coluna

Ou se preferir, seguir o endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11718/cromatografiacoluna_lapeq.swf 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1679/imagens/labquimica.png
Professor, a capilaridade que faz a água subir pode ser demonstrada aos alunos por meio de experimentos como descrito abaixo.
Experimento de Cromatografia em Papel
Propósito: O propósito desta experiência é separar os pigmentos que formam a tinta de canetas.

Materiais:
1. Dois pedaços de papel de filtro (diâmetros de 11 centímetros ou maiores funcionam melhor)
2. Uma xícara de plástico
3. Várias canetas com tintas diferentes (canetas com tinta preta geralmente dão os melhores resultados).


Procedimento:
Primeiro pedaço de papel de filtro
1. Este papel será seu cromatograma (o papel usado para separar as diferentes tinturas da tinta original).
2. Faça um pequeno buraco no centro do papel de filtro.
3. Com uma caneta, espace igualmente 6 pequenos pontos ao redor da circunferência de um círculo pequeno a aproximadamente 7 mm do buraco no centro.


Segundo pedaço de papel de filtro
1. Do segundo pedaço de papel de filtro, recorte um pedaço na forma de um pequeno triângulo que tenha 4 cm de altura e 2 cm de base.
2. Dobre ou enrole este triângulo em um cone.
3. Coloque a ponta mais fina do cone no buraco do pedaço pontilhado de papel de filtro preparado anteriormente. O cone servirá como um pavio de água.
4. Encha a xícara de plástico de água a até 1 cm do topo (às vezes, etanol - álcool comercial - funciona melhor). É muito importante secar a beira da xícara com uma toalha de papel antes de proceder.
5. Coloque o pedaço manchado do papel de filtro em cima da xícara de forma que ele descanse sobre a borda, com o cone abaixo do nível da água.
6. A água migrará pelo cone de papel e molhará o papel de filtro em padrão circular. Quando a água alcançar a mancha de tinta, o padrão cromatográfico começará a se desenvolver.
7. Deixe que o cromatograma se desenvolva até que a água se espalhe a aproximadamente 1 cm da extremidade exterior do papel de filtro. Isto leva aproximadamente 5 ou 10 minutos, dependendo do tamanho do papel de filtro.
8. Remova o papel de filtro e deixe secar.
9. Repita a experiência com uma caneta diferente e observe o novo padrão de cores.

Nota: O papel de filtro pode ser substituído por um filtro comum de café que seja cortado na forma de um círculo. Esta experiência foi adaptada do artigo de Robert Becker, John Ihde, Kersti Cox e Jerry Sarquis, "Diário da Educação em Química," Vol. 69, nº. 12, p. 979-980


Outra variação deste experimento pode ser encontrada no endereço a seguir. Este experimento traz materiais de baixo custo e fáceis de ser encontrados. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/exper2.pdf  
Os alunos deverão elaborar um relatório sobre as experiências desenvolvidas e também um mapa conceitual dos conhecimentos adquiridos com esta aula.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1679/imagens/atividadecomplementar.gif
Instrua os alunos a pesquisarem os tecidos envolvidos na evapotranspiração. Após a pesquisa, eles deverão construir um modelo tridimensional dos tecidos encontrados na raiz e lenho.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cromatografia de coluna Animação/simulação
Avaliação
A avaliação será feita sobre a produção dos alunos nos relatórios, mapa conceitual e modelo tridimensional por eles confeccionado.
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