Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Usina Hidrelétrica

 

16/06/2008

Autor y Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar o conceito de Usina Hidrelétrica; Explicar como é obtida e distribuída a Energia Elétrica.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subseqüentes.
  • Caso tenha uma hidrelétrica na sua cidade, organize um trabalho de campo com os alunos. Oriente-os a levar máquinas fotográficas e o celular para tirar fotografias.
  • O trabalho de campo também poderá ser organizado para visitar uma Central de Distribuição de Energia Elétrica.
  • Esse Trabalho de campo deve ser realizado depois da aula.
  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor para complementar a atividade 3 da sugestão de aula.
     
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

O vídeo game possui vários jogos divertidos, tais como: partidas de futebol, corridas de automóvel, dentre outros. A televisão possui programações como desenhos animados, telejornais, novelas e filmes. Muitas pessoas utilizam esses aparelhos eletrônicos no seu dia-a-dia. Entretanto, quando falta energia elétrica, perdemos o final daquele jogo de futebol que começamos a ver ou perdemos o programa de TV favorito.

  1. Por que, às vezes, o fornecimento de energia elétrica é interrompido?
     
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
  • Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “De onde vem a energia elétrica?”, da série “De onde vem?” e destaque que esse vídeo servirá de base para as discussões e atividades posteriores.

    De onde vem a energia elétrica?
ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas. Interrompa a discussão para complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (Usina Hidrelétrica, Dínamo, Energia Elétrica). Apresente um questionamento de cada vez e oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.
  1. Quais são as formas de gerar energia elétrica descritas no início do vídeo?
  2. O vídeo dá maior destaque a qual das formas de se obter energia elétrica?
  3. Por que no Brasil predominam as Usinas Hidrelétricas?
  4. Com base no vídeo e nas discussões em sala de aula explique o que é uma Hidrelétrica.
  5. Como a energia elétrica é gerada na Usina Hidrelétrica? (Observação: Professor (a), nesse momento, repita a parte do vídeo que apresenta o processo de geração de energia elétrica. Utilize o quadro negro para reforçar explicações por meio de desenhos e esquemas).
  6. O que acontece se faltar água nas barragens das hidrelétricas?
  7. Como a energia elétrica chega até nossas casas? Quem é responsável por isso?
  8. A energia elétrica é utilizada para que?


     

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a energia elétrica? Vídeo
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
A avaliação poderá ser uma pesquisa na internet, onde os alunos devem fazer o levantamento de duas ou mais Usinas Hidrelétricas do seu estado ou de outro lugar do Brasil: em que estado(s) e bacia/rio do Brasil se localiza; que estado(s) e cidades abastecem, etc. Se possível, oriente a pesquisa para a usina que abastece seu município. Oriente os alunos a pesquisarem imagens das Hidrelétricas escolhidas. A pesquisa dos alunos deve ser publicada em um fórum de discussão. A avaliação também poderá ser a elaboração de um álbum digital com as fotos tiradas no trabalho de campo. Oriente-os a organizar as fotos de acordo com a seqüência do processo de produção de energia e colocar legendas (exemplo: Foto 1 – Reservatório de água da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A água desse reservatório é utilizada na geração de energia elétrica). Peça que os alunos elaborem um relatório com base na interpretação da seqüência de fotos do álbum e nas observações realizadas em campo. Também poderá ser realizada pesquisa na internet para obter dados para complementar o relatório. Esse relatório poderá ser publicado em um fórum de discussão.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.