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Densidade

 

27/03/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Entender o que é densidade. Compreender porque cada material tem uma densidade diferente.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Por que alguns materiais afundam e outros flutuam na água? Por que uma bolinha de gude afunda e um navio cargueiro flutua? Com estas perguntas o professor pode iniciar a aula sobre densidade.
O Portal do Professor oferece algumas experiências que ajudam a entender a densidade.
No Laboratório de Informática, acesse os seguintes recursos de aprendizagem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17959/limalha_de_ferro_e_po_de_isopor_na_agua.pdf 

 
Professor, no laboratório serão feitas as experiências pesquisadas e a confecção de um modelo com sucata. Peça aos alunos previamente que tragam os materiais necessários para cada atividade.
Refrigerante light é mais ou menos denso que o refrigerante normal?
Para descobrir isso, o professor poderá fazer a experiência no laboratório de ciências, como mostra o vídeo neste endereço: http://www.youtube.com/watch?v=MOGBQbLjolk  
Questione com os alunos o que cada lata tem que faz com que uma flutue e a outra fique submersa.
Segundo o livro, “Química na cabeça”,  (autor: Alfredo Luiz Mateus; Editora: UFMG; 1° ed.; 2002) as latas de refrigerante apresentam um comportamento diferente apesar de terem o mesmo volume. Isto acontece porque as latas têm densidades diferentes, pois tem massas diferentes. A massa maior é do refrigerante normal, por causa do açúcar dissolvido no refrigerante. Já no refrigerante light ao invés de açúcar é colocado alguns miligramas de adoçante dietético, o que faz com que a massa seja menor.
Outra experiência interessante é a das Passas Bailarinas, disponível no sítio: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/amm.php?cod=_passasbailarinas34325  

 
Como o submarino emerge e submerge?
Materiais

Tampa de caneta esferográfica (inteira, se estiver vazada na parte superior da tampa, utilizar a massa de modelar para vedar a parte externa superior da tampa)
Massa de modelar
Garrafa PET e tampa com rosca
Copo de Becker
Água
Encha a garrafa PET com água. Caso a tampa de caneta não seja fechada em cima, vedar a parte de cima da tampinha com massa de modelar. Encha o copo de Becker com água e coloque a tampinha. Provavelmente ela flutuará. Na ponta inferior da tampa, coloque uma bolinha de massa de modelar e teste novamente a tampa no copo de Becker. A intenção é que ela não afunde nem fique totalmente flutuando. Quando a tampa estiver mais da metade imersa na água, coloque-a na garrafa PET e verifique se não vai afundar. Se estiver com uma pequena parte da tampa fora da água, pode fechar bem a garrafa com a rosca. Agora aperte com as duas mãos a garrafa e veja o que acontece com a tampinha.
A pressão feita dentro da garrafa força a pequena bolha de ar dentro da tampinha a ficar menor. Com isso, a tampinha acaba descendo na coluna de água. Pergunte aos alunos porque isto acontece. O que isto tem a ver com a densidade? Além do submarino, que outros exemplos podem citar que se assemelham a este modelo?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1680/imagens/labinformatica.png
Aqui os alunos deverão acessar alguns recursos do Portal do Professor, para reforçar os conceitos desenvolvidos nas experiências.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9460/hidrostatica/index.html  


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14545/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_joias.htm  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1680/imagens/densidade_joia.jpg


Agora os avise que eles deverão fazer relatórios das experiências.
 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sua jóia é verdadeira? Animação/simulação
Hidrostática Animação/simulação
Ovo na água Experimento prático
Sólidos na água Experimento prático
Limalha de ferro e pó de isopor na água Experimento prático
Recursos Complementares
Indicamos os sítios abaixo com dicas de como fazer um bom relatório. http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html http://members.tripod.com/~collatio/regeq/relat.htm
Avaliação
A avaliação se dará por meio da participação dos alunos nas atividades e da confecção dos relatórios.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • Maria Ângela da Costa Fiorito, E.E Profª Dora Peretti de Oliveira , São Paulo - dijo:
    angelacostafiorito@hotmail.com

    31/01/2013

    Cinco estrelas

    Gostei das experiências, duas delas já realizo com os alunos.Este tema os alunos não entendem e apresentam dificuldades, mas com as experiências otimiza-se a aula e o aprendizado.Quanto mais atividades práticas melhor.


  • Rosangela Martins, Colégio Estadual Rodrigues Alves , Paraná - dijo:
    rosangelasalete@gmail.com

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Aula prática, fácil para trabalhar com os alunos.


  • ana maria carvalho, E.E. Ione Lewick cunha Melo , Minas Gerais - dijo:
    MAURICIOSCHUFFNER@HOTMAIL.COM

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pelas dicas , a aula foi excelente..... Obrigada, pena que nao dispomos dos recursos sugeridos.


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