27/03/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Por que alguns materiais afundam e outros flutuam na água? Por que uma bolinha de gude afunda e um navio cargueiro flutua? Com estas perguntas o professor pode iniciar a aula sobre densidade.
O Portal do Professor oferece algumas experiências que ajudam a entender a densidade.
No Laboratório de Informática, acesse os seguintes recursos de aprendizagem.
Tampa de caneta esferográfica (inteira, se estiver vazada na parte superior da tampa, utilizar a massa de modelar para vedar a parte externa superior da tampa)
Massa de modelar
Garrafa PET e tampa com rosca
Copo de Becker
Água
Encha a garrafa PET com água. Caso a tampa de caneta não seja fechada em cima, vedar a parte de cima da tampinha com massa de modelar. Encha o copo de Becker com água e coloque a tampinha. Provavelmente ela flutuará. Na ponta inferior da tampa, coloque uma bolinha de massa de modelar e teste novamente a tampa no copo de Becker. A intenção é que ela não afunde nem fique totalmente flutuando. Quando a tampa estiver mais da metade imersa na água, coloque-a na garrafa PET e verifique se não vai afundar. Se estiver com uma pequena parte da tampa fora da água, pode fechar bem a garrafa com a rosca. Agora aperte com as duas mãos a garrafa e veja o que acontece com a tampinha.
A pressão feita dentro da garrafa força a pequena bolha de ar dentro da tampinha a ficar menor. Com isso, a tampinha acaba descendo na coluna de água. Pergunte aos alunos porque isto acontece. O que isto tem a ver com a densidade? Além do submarino, que outros exemplos podem citar que se assemelham a este modelo?
Aqui os alunos deverão acessar alguns recursos do Portal do Professor, para reforçar os conceitos desenvolvidos nas experiências.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9460/hidrostatica/index.html
Agora os avise que eles deverão fazer relatórios das experiências.
Nome | Tipo |
---|---|
Sua jóia é verdadeira? | Animação/simulação |
Hidrostática | Animação/simulação |
Ovo na água | Experimento prático |
Sólidos na água | Experimento prático |
Limalha de ferro e pó de isopor na água | Experimento prático |
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/01/2013
Cinco estrelasGostei das experiências, duas delas já realizo com os alunos.Este tema os alunos não entendem e apresentam dificuldades, mas com as experiências otimiza-se a aula e o aprendizado.Quanto mais atividades práticas melhor.
13/03/2012
Cinco estrelasAula prática, fácil para trabalhar com os alunos.
27/02/2012
Cinco estrelasParabéns pelas dicas , a aula foi excelente..... Obrigada, pena que nao dispomos dos recursos sugeridos.