Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vulcões sobre um aspecto diferenciado

 

25/02/2010

Autor y Coautor(es)
Alisson Antonio Cantarini
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo desta aula é convencer seus alunos, professor, de que os vulcões não são só vilões, mas também “mocinhos” que contribuíram e contribuem para a existência da vida na Terra.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de vulcão.

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula se faz necessário o uso do laboratório de informática.

                No laboratório de informática:

Como funciona um vulcão:

Uma forma mais descontraída de mostrar isso é mostrar este link: http://www.turmadochiquinho.com.br/oxy/viagens_oxy_vulcoes_dentrodeumvulcao.asp

Permita que eles acessem, porém com tempo limitado (não mais do que 10 minutos)

Mas o mais importante desta aula é mostrar que os vulcões foram e são importantes na manutenção da vida na Terra. Mas com pode ser isso? Pergunta pertinente para seus alunos professor.

Após receber resposta para a questão, explique:

“Milhares de vulcões ao longo de 4 bilhões de anos liberaram grandes quantidades de água e de gás carbônico formando os oceanos e a vida.”

Os vulcões foram responsáveis pela formação da constituição atmosférica “primária” (85% vapor de água, 10 – 15% de CO2 entre outros gases que foram determinantes para o surgimento da vida na Terra; pode-se comparar também com os gases existentes hoje em nossa atmosfera, portanto seria interessante o professor ligar esta aula com a aula sobre a Atmosfera no tal link X).

As imagens a seguir dão a noção do tamanho de um vulcão em relação ao resto do planeta – pequeno em relação ao tamanho das tragédias que pode causar, mas não se esqueça dos benefícios que ele trouxe para a vida parte descrito acimae outra no link que se segue no próximo parágrafo.

                                                                                    undefined

                                                             http://geoblogueiro.blogspot.com/2009/03/vulcoes-gigantes-da-natureza.html

Outro aspecto importante com relação ao vulcanismo, em detrimento da vida, são os solos extremamente férteis que são formados pelas lavas do vulcão – material que provém do interior da Terra – veja mais informações neste link: http://www.grupoescolar.com/materia/vulcoes.html subitem Importância do Vulcanismo.

Os geises (palavra inglesa que significa “fonte jorrante”) são formados em locais próximos a vulcões. Através do aquecimento (até a fervura) da água de um lençol freático subterrâneo, há um forte jato de água quente. Uma importância desses gêiseres está relacionada a produção de energia elétrica. Veja este link: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=3476&bd=4&pg=1&lg=

 Professor são conceitos pequenos, porém importantes para que seus alunos possam ter uma idéia de como os vulcões (e o fenômeno vulcanismo) influenciaram e ainda influenciam a vida na Terra.

Avaliação

O importante é verificar se houve mudanças em relação as “más” impressões a respeito dos (tão temidos) vulcões. Para isso um pequeno exercício para fazer os alunos pensarem.

Passe a seguinte tarefa:

Passe folhas (de sulfite) e nela peça aos alunos que façam uma relação entre os “benefícios” e os “malefícios” que um vulcão pode trazer. Reexplique novamente que os vulcões causam catastrofes de grande magnetude, mas que perante a esta, trás vida também.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.