12/03/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor leve para a sala de aula uma barra de ferro ou de outro metal. É importante que a barra escolhida tenha uma forma que permita a determinação do volume através das medidas das suas dimensões, e que o material escolhido possua uma densidade tabelada.
Densidade de alguns materiais g/cm3 a 20ºC |
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Aço | 7,8 |
Cobre | 8,9 |
Ferro | 7,9 |
Latão | 8,6 |
Vidro comum | 2,6 |
O professor deverá providenciar também uma balança e os materiais listados abaixo, o suficiente para cada grupo:
Inicie a aula perguntando como podemos determinar a massa da barra de ferro sem utilizar a balança? É provável que existam várias respostas dos alunos, mas que nenhuma seja a certa. Pergunte ainda se a determinação do volume ajudaria na determinação da massa? Após ouvir as respostas dos alunos, pegue uma régua e determine as dimensões da barra de ferro. Após a determinação da altura, largura e comprimento da barra de ferro, peça para que os alunos efetuem a multiplicação dessas três medidas e determinem o volume.
Explique aos alunos que para determinar a massa da barra de ferro através do volume é necessário saber qual a relação que existe entre essas duas grandezas, que é a densidade. A densidade é a relação (razão) entre a massa de um material e o volume por ele ocupado:
Após essa explicação fale para os alunos que a densidade do ferro é igual a 7,9 g/cm3. Em seguida, pergunte aos alunos se agora com esses conhecimentos novos é possível determinar a massa da barra de ferro sem utilizar a balança. É possível que os alunos respondam que sim, basta isolar a variável massa na equação acima:
Agora, junto com os alunos, multiplique o volume pela densidade do ferro para encontrar o valor da massa, em seguida encontre a massa da barra utilizando a balança. Peça para que os alunos comparem os valores das massas.
Em seguida, mostre a figura abaixo para os alunos e pergunte como eles fariam para determinar o seu volume e a sua densidade? Permita que eles utilizem a balança para a determinação da massa.
No laboratório de química, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e entregue o roteiro experimental para cada grupo:
Experimento 1:
Roteiro experimental
Materiais
Procedimentos
Coloque água na proveta, até um determinado volume.
Mergulhe o sólido de formato irregular no recipiente contendo água e verifique o novo volume de água.
A diferença entre o volume final e o volume inicial é o volume deste sólido.
Determine a massa do sólido com a balança e calcule a densidade.
Experimento 2:
Após essa experiência, distribua o roteiro experimental presente no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17984/solidos_na_agua.pdf
Sólidos na água
Sólidos na água
Esse experimento tem como objetivo mostrar que sólidos de mesmo volume podem ter densidades diferentes. E isso será feito comparando a densidade dos sólidos com a água.
Experimento 3:
Em seguida, os alunos deverão fazer a última experiência sobre densidade, o experimento presente no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/15031/o_gelo_flutua.flv
Experiência O gelo flutua? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/15031/o_gelo_flutua.flv
Obs.: o recurso é um vídeo, por isso, o professor deverá assistí-lo antes da aula e anotar os materiais e procedimentos necessários para a execução do experimento.
Ao final do experimento, se for possível, o professor poderá mostrar o vídeo para os alunos.
Esse experimento tem como objetivo comparar a densidade do gelo com a densidade da água e do álcool.
Os alunos deverão fazer um relatório sobre os três experimentos de acordo com o modelo abaixo. Cada experimento deverá ter um relatório.
Modelo do relatório:
Instituição de Ensino:______________________________________________ Professor(a): ____________________________________________________ Componente Curricular: Química Série/Turma/Turno: ______/______/___________ Data: ___/_____/_____ Título do Experimento: _________________________________ Relatório Objetivo: (para que foi feito o experimento) Material utilizado: (que vidraria/material foram utilizados) Descrição Experimental: (quais as etapas realizadas para o desenvolvimento do experimento?). Análise de dados (responda as seguintes perguntas)
Conclusão (quais as conclusões que o grupo chegou, foi possível alcançar o objetivo proposto? Explique:) Bibliografia (referências bibliográficas que os alunos utilizaram para a elaboração do relatório) |
Nome | Tipo |
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Experiência O gelo flutua? | Vídeo |
Sólidos na água | Experimento prático |
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/12/2014
Cinco estrelasmuito bem elaborada e de facil explicação e execução.
27/04/2012
Cinco estrelasAs experiências citadas são muito interessantes e possíveis de serem realizadas na própria sala de aula considerando que as unidades escolares da rede pública do SEESP não possuem laboratórios, é uma oportunidade de realizá-las.