Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Voar- desejo do homem

 

03/03/2009

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Debater sobe o desejo do Homem em voar; Conhecer diversos inventos que o Homem utilizou para voar. Aprender a sintetizar os textos pesquisados.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Debater com os alunos sobre o desejo do Homem em voar e o que eles sabem sobre isso.
Estratégias e recursos da aula



Orientações didáticas

O homem não tem a capacidade de voar, no entanto sua inteligência ao longo da história fez com que ao longo do tempo ele aperfeiçoasse cada vez mais esse desejo, desde a lenda de Ícaro até os foguetes, jatos mais potentes o Homem foi descobrindo o céu e a capacidade voar.
Esta aula busca discutir esse desejo do Homem em conquistar o céu e o espaço.

Seqüência Didática


No site do Portal do Professor há um vídeo que mostra a importância de poder dar asas à imaginação e, com isso, fazer coisas que não seriam possíveis.

Arte de voar [Visões do esporte]
Após a exibição do filme, debata com os alunos esse desejo do Homem em dar asas a imaginação. Para Alimentar a discussão leia a lenda da mitologia grega Dédalo e Ícaro.


Lenda de Dédalo e Ícaro

Dédalo era um construtor e um escultor muito competente de Atenas que caiu em desgraça por ter assassinado Talo. Acolhido com amizade pelo rei Minos de Creta, Dédalo refugiou-se com o filho Ícaro na Ática. Foi incumbido de construir um labirinto para guardar o terrível Minotauro, filho da Rainha Pasifae, mulher de Minos, e de um touro. Minotauro era portanto um monstro, metade homem e metade touro, que se alimentava de carne humana. O labirinto era tão perfeito que até Dédalo teve dificuldade em sair dele.
O rei Minos, como castigo pelo facto dos Atenienses lhe terem matado o filho Androgeu, tomou a cidade de Atenas e impôs um tributo anual de sete rapazes e sete raparigas para alimentar o Minotauro. Ao fim do terceiro tributo, Teseu, filho do rei de Atenas, ofereceu-se como uma das vítimas, a fim de salvar a sua Pátria do flagelo que os atingia. Ao chegar a Creta, Ariadne, filha do rei Minos, apaixonou-se pelo jovem Teseu e, com a ajuda de Dédalo, deu ao jovem um novelo de fio que guiou o herói para fora do labirinto. Furioso com a traição de Dédalo, o rei Minos mandou-o encerrar, juntamente com o seu filho Ícaro, numa ilha de onde não podiam fugir sem autorização do rei. Dédalo começou então a imaginar uma fuga. Recolheu penas de aves e, unindo-as com cera, construiu asas para si e para o filho. Conseguiram assim voar até uma ilha vizinha, mas Ícaro, entusiasmado com o sucesso da experiência, continuou a voar cada vez mais alto, não dando ouvidos a Dédalo, que de terra o advertia para não voar alto de mais, por causa do sol. Como se aproximou demasiado do sol, este derreteu a cera das asas e Ícaro caiu no mar Egeu, afogando-se para grande desgosto de Dédalo, que mais não pôde fazer do que observar e chorar a morte do filho. A ilha, onde caiu o corpo do jovem Ícaro, recebeu o nome de Icária.
Fonte: http://www.infopedia.pt/$lenda-de-dedalo-e-icaro


Proponha um processo de pesquisa no qual a classe deve se dividir em grupos e estudar sobre Homens e inventores que tentaram alcançar os céus. Cada grupo deve escolher um eixo de pesquisa e apresentar em forma de seminário para a classe.
Para cada eixo há uma sugestão de link, mas os alunos devem encontrar outros para enriquecer o conteúdo abordado.


Eixo de Pesquisa 1- Leonardo da Vinci- a máquina de voar

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1701/imagens/Leonar.jpg 

 

http://plato.if.usp.br/1-2003/fmt0405d/apostila/renasc7/node2.html
http://membres.lycos.fr/machtwo/historia_aviacao.html
 

 Eixo de Pesquisa 2- Bartolomeu Lourenço de Gusmão – A história do balão

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1701/imagens/calixt17.jpg            http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1701/imagens/passarola_2.jpg

 http://www.ajc.pt/cienciaj/n32/hciencia.php

http://74.125.113.132/search?q=cache:X99SB-0j8G8J:www.klickeducacao.com.br/2006/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-4064,00.html+%22Bartolomeu+de+Gusm%C3%A3o%22+%2B+%22brasileiro%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=14&gl=br

Eixo de Pesquisa 3- Texto sobre Santos Dumont

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1701/imagens/uh.jpg            http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1701/imagens/bis.jpg

 http://www.14bis.mil.br/index.php/content/view/1402.html

Eixo de Pesquisa 4- Foguetes

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1701/imagens/V-1.jpg

http://www.canalkids.com.br/tecnologia/transporte/historia.htm


Desafio final- cada grupo deve fazer uma réplica do invento que estará apresentando para a classe.
No final dos seminários, faça uma exposição na escola dos inventos representados.

Dica- você pode incluir outros inventos que voam e enriquecer o processo de pesquisa.

Conheça também:

Explore com os alunos o Projeto Vôo BPF que já ganhou alguns prêmios. Neste blog os alunos interagem com crianças de Portugal e da França discutindo a história de Santos Dumont e da aviação. Os alunos podem também entrar em contato e buscar maiores informações, além de conhecer as produções e descobertas de outros alunos. Link: http://voobpf.blogspot.com 
 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Arte de voar [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares
http://www.marista.org.br/index.cfm?FuseAction=noticias.Detalhe&nNoticia=7457&unecod=4 http://escrevendoofuturo.blogspot.com/2007/10/mapas-textuais.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_avia%C3%A7%C3%A3o
Avaliação
Identificar a complexidade do conteúdo apresentado em cada seminário; Verificar o envolvimento dos alunos na realização das tarefas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.