09/03/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Artes Visuais |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula01: Contextualizando
Professor inicie a aula questionando seus alunos sobre o significado das palavras: Órum, Olorum, Oxalá, Ayê, Ododua, Orixás, etc. Questione também sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira: quais costumes são preservados ou originaram da cultura africana.
Para contextualizar o tema o professor poderá utilizar os vídeos: Origens: A cor da cultura: mojubá – parte 1, 2 e 3.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18468/me003648.wmv
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18470/me003649.wmv
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18472/me003650.wmv
Questione seus alunos sobre as diferenças de costume apresentados no vídeo com os ensinamentos aprendidos sobre a formação do mundo, os santos, os costumes, etc. Discuta também os pontos que mais chamaram a atenção dos alunos.
Após esta analise do vídeo cada aluno terá que fazer uma redação sobre as percepções encontradas no vídeo e a relação com a sua formação: familiar, social, local, etc. O texto deve ser postado no blog do aluno. Sugerimos o Blogger: http://www.blogger.com/home
Atenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das idéias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Aula 02: Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a religião afro-brasileira é hora da pesquisa: divida a turma em 14 grupos, cada grupo deverá pesquisar sobre um dos Orixás abaixo:
Assista ao filme: Yansan - http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4839 Gênero: Animação Conteúdo Adulto Diretor Carlos Eduardo Nogueira Elenco Milton Gonçalves Ano 2006 Duração 18 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil Yansan e Xangô vieram juntos ao mundo. Um pertence ao outro. Eles morrerão no mesmo dia. |
O resultado da pesquisa deverá ser apresenta em uma wiki, veja como criar uma wiki em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial_wiki.doc
A pesquisa deverá conter além da ‘biografia’ sobre o Orixá o seu papel na atualidade, se ele é cultuado e de que forma.
Para enriquecer a pesquisa, caso seja possível, os alunos deverão entrevistar alguns dos religiosos atuantes do candomblé. É interessante discorrer sobre o significado das vestes e adereços utilizados.
Atenção professor! acompanhe as pesquisa de forma que todo o grupo participe, uma sugestão é criar funções dentro da equipe: pesquisador, iconógrafo, redator, revisor, diagramador, etc. Cada aluno ficará responsável por pesquisar um item do tema, mas terá que dominar todo o conteúdo. O avanço e as percepções individuais sobre a pesquisa devem ser publicados no blog do aluno. Os grupos além de postar o texto escrito, deverão utilizar imagens, áudios e vídeos sobre a temática pesquisada. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que podem auxiliar a pesquisa. Agende uma data limite para as postagens.
Nome | Tipo |
---|---|
Origens: parte 2 [A cor da cultura: mojubá] | Vídeo |
Origens: parte 1 [A cor da cultura: mojubá] | Vídeo |
Origens: parte 3 [A cor da cultura: mojubá] | Vídeo |
Três estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/02/2011
Quatro estrelasMuito interessante a contextualização sobre a religiosidade afro-brasileira e uma oportunidade de compartilhar esses conhecimentos e de lidar com o diverso na sala de aula.
04/06/2010
Quatro estrelasEste plano está muito bom, atendendo muito bem à Lei 10.639 que trata de combate a discriminaçõa racial e inclusão da cultura afro nos referenciais de ensino.
24/03/2010
Uma estrelaAchei excelente a sugestão para trabalhar costumes, lendas, crendices da cultura afro-brasileira, os santos, festas e orações religiosas e a influência na cultura brasileira.Uma vez que nosso curricula contempla a cultura afro e que nossas escolas são equipadas de computadores/internet , poderemos desenvolver uma aula riquissima trabalhando de forma interdisciplinar. PARABÉNS!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula.
24/03/2010
Três estrelasA aula é dinâmica, uso as tecnologias e esclarece um assunto que precisa ser melhor conhecido na polpuação, pois ainda exitem bastantes preconceitos.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa a aula e indicações. parabéns!