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Oxalá, Axé, Olorum e Candomblé... Você sabe qual religião é?

 

09/03/2009

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Artes Visuais
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender os costumes, lendas, crendices da cultura afro-brasileira, os santos, festas e orações religiosas e a influência na cultura brasileira.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O período da escravidão no Brasil, tráfico de escravos, formação do povo brasileiro.
Estratégias e recursos da aula

Aula01: Contextualizando
Professor inicie a aula questionando seus alunos sobre o significado das palavras: Órum, Olorum, Oxalá, Ayê, Ododua, Orixás, etc. Questione também sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira: quais costumes são preservados ou originaram da cultura africana.

Para contextualizar o tema o professor poderá utilizar os vídeos: Origens: A cor da cultura: mojubá – parte 1, 2 e 3.

 Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18468/me003648.wmv

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18470/me003649.wmv

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18472/me003650.wmv


Questione seus alunos sobre as diferenças de costume apresentados no vídeo com os ensinamentos aprendidos sobre a formação do mundo, os santos, os costumes, etc. Discuta também os pontos que mais chamaram a atenção dos alunos.

 

Após esta analise do vídeo cada aluno terá que fazer uma redação sobre as percepções encontradas no vídeo e a relação com a sua formação: familiar, social, local, etc. O texto deve ser postado no blog do aluno. Sugerimos o Bloggerhttp://www.blogger.com/home

Atenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das idéias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Aula 02: Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a religião afro-brasileira é hora da pesquisa: divida a turma em 14 grupos, cada grupo deverá pesquisar sobre um dos Orixás abaixo:

  • Exú: senhor da comunicação
  • Ogum: senhor dos caminhos e do progresso
  • Oxossi: o grande caçador, provedor da comunidade
  • Ossain: senhor das folhas
  • Omolu: dono da Terra
  • Oxumaré: serpente-arco-íris
  • Xangô: divindade dos raios e trovões
  • Oya-iansã: deusa guerreira
  • Oba: guerreira caçadora
  • Yemanjá: mãe universal
  • Ewá: educadora ética
  • Nana: mãe ancestral
  • Oxum: senhora da fertilidade
  • Oxalá: senhor da paz

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1709/imagens/videos.gif

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1709/imagens/yansan.jpg

Assista ao filme: Yansan - http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4839
Gênero: Animação Conteúdo Adulto
Diretor Carlos Eduardo Nogueira
Elenco Milton Gonçalves
Ano 2006
Duração 18 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil

Yansan e Xangô vieram juntos ao mundo. Um pertence ao outro. Eles morrerão no mesmo dia.

 O resultado da pesquisa deverá ser apresenta em uma wiki, veja como criar uma wiki em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial_wiki.doc

A pesquisa deverá conter além da ‘biografia’ sobre o Orixá o seu papel na atualidade, se ele é cultuado e de que forma.

Para enriquecer a pesquisa, caso seja possível, os alunos deverão entrevistar alguns dos religiosos atuantes do candomblé. É interessante discorrer sobre o significado das vestes e adereços utilizados.

Atenção professor! acompanhe as pesquisa de forma que todo o grupo participe, uma sugestão é criar funções dentro da equipe: pesquisador, iconógrafo, redator, revisor, diagramador, etc. Cada aluno ficará responsável por pesquisar um item do tema, mas terá que dominar todo o conteúdo. O avanço e as percepções individuais sobre a pesquisa devem ser publicados no blog do aluno. Os grupos além de postar o texto escrito, deverão utilizar imagens, áudios e vídeos sobre a temática pesquisada. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que podem auxiliar a pesquisa. Agende uma data limite para as postagens.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Origens: parte 2 [A cor da cultura: mojubá] Vídeo
Origens: parte 1 [A cor da cultura: mojubá] Vídeo
Origens: parte 3 [A cor da cultura: mojubá] Vídeo
Recursos Complementares
Religiosidade Afro-brasileira e o meio ambiente: http://portal.mec.gov.br/secad/CNIJMA/arquivos/educacao_ambiental/afro_brasileira.pdf Religiões Afor-brasileiras: http://www.pime.org.br/mundoemissao/religafrobras.htm CERNEGRO/ACRE - CENTRO DE ESTUDOS E REFERÊNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA DO ACRE. http://www.cernegroacre.blogspot.com/ http://www.centraldeconcursos.com.br/docs/diversos/d-pref-diadema-sp-apostila-progr_diversidade-ok-20080305.pdf www.acordacultura.org.br www.nzinga.org.br www.ceao.ufba.br www.criola.org.br www.olodum.com.br www.palmares.gov.br www.portalafro.com.br www.mulheresnegras.org www.unidadenadiversidade.org.br
Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem. Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml Sendo assim, ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos de cada equipe e entre as equipes. A pesquisa deve ser encarada como uma construção do conhecimento e não apenas navegar pela internet. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos e critérios a serem avaliados.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/6 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33,33%
  • Três estrelas 1/6 - 16,67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 1/6 - 16,67%

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Opiniones

  • Patricia Moreira, Universidade Federal de Uberlândia , Minas Gerais - dijo:
    patiflavia2@hotmail.com

    03/02/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante a contextualização sobre a religiosidade afro-brasileira e uma oportunidade de compartilhar esses conhecimentos e de lidar com o diverso na sala de aula.


  • Maria Eunete Guimarães Tavares, Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional , Tocantins - dijo:
    mariaeunete@gmail.com

    04/06/2010

    Quatro estrelas

    Este plano está muito bom, atendendo muito bem à Lei 10.639 que trata de combate a discriminaçõa racial e inclusão da cultura afro nos referenciais de ensino.


  • ANGELA MARIA DIAS VIANADE OLIVEIRA, COLEGIO ESTADUAL SAO JOSE , Ceará - dijo:
    amdvo@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    Achei excelente a sugestão para trabalhar costumes, lendas, crendices da cultura afro-brasileira, os santos, festas e orações religiosas e a influência na cultura brasileira.Uma vez que nosso curricula contempla a cultura afro e que nossas escolas são equipadas de computadores/internet , poderemos desenvolver uma aula riquissima trabalhando de forma interdisciplinar. PARABÉNS!!!


  • Jacqueline Belmonte, ESCOLA TECNICA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO , Rio Grande do Sul - dijo:
    jacqueline.belmonte62@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula.


  • Maria de Fatima Morais Silva Almeida, COLEGIO ESTADUAL SENADOR WALTER FRANCO , Sergipe - dijo:
    mfatmorais@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula é dinâmica, uso as tecnologias e esclarece um assunto que precisa ser melhor conhecido na polpuação, pois ainda exitem bastantes preconceitos.


  • MARIA CANDIDA DE ALMEIDA CASTRO, Centro Universitário Ibero-Americano , São Paulo - dijo:
    candidaalmeida@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito boa a aula e indicações. parabéns!


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