23/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Professor, apresente aos alunos o problema a seguir, e solicite que, em duplas, tentem desvendar onde está o real perdido.
Lucas, Vitor e Maisa pagaram a conta de uma lanchonete, que deu 30 reais. Cada um entrou com 10 reais. Depois, o garçom devolveu cinco reais, dizendo que a conta tinha sido 25 reais, tendo havido engano.
Nesse caso, dois reais ficam como gorjeta do garçom e cada um de nós recebe um real de troco – sugere Lucas.
Tudo aceito. Depois de deixarem a lanchonete, já na rua, Vitor ficou a questionar:
A conta parece certa, mas tem uma coisa que está me grilando. Vejam: no começo a conta foi 30 reais. Cada um deu 10 reais (10x3=30). Depois, cada um recebeu um real de troco: a despesa ficou em 27 reais (9x3=27). Mais dois do garçom, 29 reais. Falta um real. Cadê?
De fato, 30 reais no começo. Com o troco que cada um recebeu, ficou por 27 reais. Mais dois da gorjeta do garçom, 29. Falta um real – concordam seus companheiros.
Onde está o real perdido?
Problema adaptado de:http://www.geocities.com/sulanca/probls.htm
Para solucionar problemas como a anterior costumamos utilizar várias estratégias. Discuta e peça para os alunos apresentem as estratégias utilizadas para resolução do problema.
Apresente aos alunos a seguinte questão e peça para que resolvam e tal como a atividade anterior compartilhem com o grupo as estratégias de resolução utilizadas..
Três jogadores acertaram: quem perder dobra a quantia que cada um tiver no momento. Jogaram três partidas, cada um perdeu uma partida, cada um ficou no final com 80 reais. Quanto cada jogador possuía antes de começar o jogo?
Disponível em:http://www.geocities.com/sulanca/probls.htm
Depois das apresentações dos alunos apresente, caso nenhum grupo tenha utilizado tal estratégia, a solução algébrica e artimética para a questão.
Para solucionarmos problemas como estes podemos alé de soluções algébrica e aritméticas utilizar diagramas ou agrupar elementos.
O que são elementos de um diagrama ou conjunto? Veja o vídeo a seguir:
Num problema como esse poderíamos utilizar esta estratégia de agrupar elementos de um mesmo conjunto, veja:
Num pátio há carros e motos, num total de 38 veículos e 136 rodas. Poderia definir quantos carros e motos há no pátio?
Nome | Tipo |
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Conjuntos numéricos | Vídeo |
Cinco estrelas 1 calificaciones
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24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula, professora. Vou copiar. rsrsrsrs